Famílias: Influências no desenvolvimento e comportamento infantil,através da percepção de pais e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Cláudia Rodrigues Sequeira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4195
Resumo: A família desempenha um papel importante do desenvolvimento e comportamento infantil, sendo que o divórcio pode tornar-se uma experiência stressante. O presente estudo, de carácter exploratório comparativo, tem como objectivo verificar se existem diferenças no comportamento de crianças em situação monoparental, com pais separados ou divorciados, e crianças em famílias intactas, pais juntos ou casados, através da percepção de pais e professores. Os Instrumentos utilizados foram: Child Behaviour Checklist, Teatcher´s Report Form e o Questionário de Caracterização da Amostra. A amostra, de conveniência, é constituída por 30 crianças em famílias monoparentais e 32 crianças em famílias intactas a frequentar o 1º ciclo (6 aos 10 anos). Segundo os resultados, os professores tendem a identificar as crianças do grupo monoparental como tendo mais problemas de comportamento do que as crianças do grupo de famílias intactas o que leva à ideia de que o divórcio poderá ser um factor importante no comportamento infantil.
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