Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1265 |
Resumo: | Face às constantes exigências curriculares, a prática profissional exige o domínio actualizado do conteúdo científico e uma preparação pedagógico/didáctica permanente. A Educação em Ciências no nível pré-escolar e na escolaridade básica é promotora de literacia científica, considerado o alicerce do desenvolvimento da sociedade tecnológica. As práticas de ensino deverão ser de cariz experimental. O ensino experimental das ciências deverá conduzir a uma pedagogia diferenciada, a um conhecimento aberto, a uma abordagem pluridisciplinar, ao desenvolvimento da autonomia da criança e à ética ambiental. Este relatório reporta-se à nossa prática profissional no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Dadas as exigências profissionais, esta deve permitir a integração das aprendizagens obtidas nas unidades curriculares realizadas, preconizando-se igualmente, para o desempenho docente, capacidades e potencialidades relacionais e morais. No âmbito desta unidade curricular, Prática de Ensino Supervisionada (PES), 3.º semestre deste curso de mestrado, a nossa prática profissional desenvolveu-se numa turma do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Partilhando que o ensino das ciências deverá basear-se em actividades experimentais e que estas deverão ser desenvolvidas desde os primeiros anos de escolaridade, as nossas aulas da área do Estudo do Meio foram essencialmente actividades práticas. O ensino experimental é proporcionador de um ensino para todos e para cada um. Tivemos ainda oportunidade de acompanhar, durante esta nossa prática docente, um aluno portador de Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperactividade (TDAH). Transtorno este de natureza neuro-biológica de causas multifactoriais (genéticas e ambientais), que acompanha o indivíduo durante a vida, caracterizado, em particular, por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Assim, neste relatório, enquadramos e reflectimos a organização e administração escolar, caracterizamos socioeconomicamente e psicopedagogicamente a nossa turma, descrevemos o processo da prática de ensino supervisionada e, acompanhamos, de modo particular, as aprendizagens do nosso aluno com TDAH através do ensino experimental das ciências. Tivemos oportunidade de observar que esta criança manifestou uma considerável melhoria nas suas aprendizagens bem como nas suas relações intra e interpessoais. |
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