Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1304
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre o percurso de formação, a atitude crítica e reflexiva dos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado na Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Este relatório, em conformidade com o regulamento interno da PES, divide-se em três capítulos distintos mas complementares: O primeiro capítulo refere-se ao enquadramento institucional e organizacional do meio escolar e à caracterização socioeconómica e psicopedagógica das turmas onde foi realizada a PES. Sendo, num primeiro momento, referida a PES I, realizada no jardim-de-infância de Alfarazes e, subsequentemente, a PES II realizada na Escola Básica de Santa Zita, pertencentes ao agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda. O segundo capítulo apresenta as experiências de ensino e aprendizagem realizadas ao longo da PES I e II propriamente ditas. Estas experiências apresentam uma reflexão crítica sobre alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para as ultrapassar. O terceiro capítulo, dedicado ao artigo científico propriamente dito, refere-se ao desenvolvimento de uma investigação intitulada “Processos de Aprendizagem e verificação de competências no 1º CEB - A Linguagem Oral”, o qual decorre da realização da PES de 1º CEB e descreve uma experiência pedagógico-didática acerca do desenvolvimento da linguagem oral, uma das competências nucleares do programa do 1º CEB. O tema central deste estudo situa-se, assim, em torno da compreensão das perturbações da Linguagem Oral na criança, procurando-se, de modo particular, identificar e analisar os fatores que lhe possam estar associados e que contribuam para o seu desenvolvimento. O estudo inicia-se por uma investigação teórica como forma de contextualização do tema e, partindo da experiencia vivida no 1º CEB, apresenta uma parte de caráter prático, na qual são sugeridas propostas de intervenção didática para a superação do problema.
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