Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34697 |
Resumo: | O presente trabalho está dividido em duas partes. A parte A corresponde à investigação desenvolvida no âmbito do projeto educativo, em que se pretendeu desenvolver uma abordagem pedagógica adaptada às exigências do homeschooling mediante a metodologia de investigação-ação. Sob a forma de dois estudos de caso, procurou-se perceber o impacto dessa abordagem na aprendizagem específica do violino e de que maneira ela afeta o professor, o aluno e os pais. Os resultados revelaram-se positivos em função do impacto verificado, quer ao nível da experiência de aprendizagem ativa em contexto familiar, do ponto de vista dos participantes, quer, do ponto de vista pessoal, ao nível da formação pedagógica. A Parte B é relativa ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. |
id |
RCAP_9588d8d19186a6e4969fac6b7c747200 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34697 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto HomeschoolingHomeschoolingAprendizagem do violinoAbordagens construtivistasAprendizagem baseada em projetoO presente trabalho está dividido em duas partes. A parte A corresponde à investigação desenvolvida no âmbito do projeto educativo, em que se pretendeu desenvolver uma abordagem pedagógica adaptada às exigências do homeschooling mediante a metodologia de investigação-ação. Sob a forma de dois estudos de caso, procurou-se perceber o impacto dessa abordagem na aprendizagem específica do violino e de que maneira ela afeta o professor, o aluno e os pais. Os resultados revelaram-se positivos em função do impacto verificado, quer ao nível da experiência de aprendizagem ativa em contexto familiar, do ponto de vista dos participantes, quer, do ponto de vista pessoal, ao nível da formação pedagógica. A Parte B é relativa ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música.This document is divided into two parts. Part A corresponds to the research developed within the scope of the educational project, in which it was intended to develop a pedagogical approach adapted to the requirements of homeschooling through action-research methodology. In the form of two case studies, we tried to understand the impact of this approach on specific violin learning and how it affects the teacher, the student and the parents. The results were positive due to the impact verified, both in terms of the active learning experience in a family context, from the point of view of the participants, or, from a personal point of view, in terms of pedagogical training. Part B is the final report of the Supervised Teaching Practice, in order to obtain the Master degree in Music Education.2022-09-21T11:04:54Z2021-11-19T00:00:00Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34697porMiranda, Aurora Marília Baptista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:00Zoai:ria.ua.pt:10773/34697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:56.238259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling |
title |
Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling |
spellingShingle |
Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling Miranda, Aurora Marília Baptista de Homeschooling Aprendizagem do violino Abordagens construtivistas Aprendizagem baseada em projeto |
title_short |
Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling |
title_full |
Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling |
title_fullStr |
Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling |
title_full_unstemmed |
Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling |
title_sort |
Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling |
author |
Miranda, Aurora Marília Baptista de |
author_facet |
Miranda, Aurora Marília Baptista de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Aurora Marília Baptista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Homeschooling Aprendizagem do violino Abordagens construtivistas Aprendizagem baseada em projeto |
topic |
Homeschooling Aprendizagem do violino Abordagens construtivistas Aprendizagem baseada em projeto |
description |
O presente trabalho está dividido em duas partes. A parte A corresponde à investigação desenvolvida no âmbito do projeto educativo, em que se pretendeu desenvolver uma abordagem pedagógica adaptada às exigências do homeschooling mediante a metodologia de investigação-ação. Sob a forma de dois estudos de caso, procurou-se perceber o impacto dessa abordagem na aprendizagem específica do violino e de que maneira ela afeta o professor, o aluno e os pais. Os resultados revelaram-se positivos em função do impacto verificado, quer ao nível da experiência de aprendizagem ativa em contexto familiar, do ponto de vista dos participantes, quer, do ponto de vista pessoal, ao nível da formação pedagógica. A Parte B é relativa ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19T00:00:00Z 2021-11-19 2022-09-21T11:04:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34697 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137714287673344 |