Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Aurora Marília Baptista de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34697
Resumo: O presente trabalho está dividido em duas partes. A parte A corresponde à investigação desenvolvida no âmbito do projeto educativo, em que se pretendeu desenvolver uma abordagem pedagógica adaptada às exigências do homeschooling mediante a metodologia de investigação-ação. Sob a forma de dois estudos de caso, procurou-se perceber o impacto dessa abordagem na aprendizagem específica do violino e de que maneira ela afeta o professor, o aluno e os pais. Os resultados revelaram-se positivos em função do impacto verificado, quer ao nível da experiência de aprendizagem ativa em contexto familiar, do ponto de vista dos participantes, quer, do ponto de vista pessoal, ao nível da formação pedagógica. A Parte B é relativa ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música.
id RCAP_9588d8d19186a6e4969fac6b7c747200
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34697
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto HomeschoolingHomeschoolingAprendizagem do violinoAbordagens construtivistasAprendizagem baseada em projetoO presente trabalho está dividido em duas partes. A parte A corresponde à investigação desenvolvida no âmbito do projeto educativo, em que se pretendeu desenvolver uma abordagem pedagógica adaptada às exigências do homeschooling mediante a metodologia de investigação-ação. Sob a forma de dois estudos de caso, procurou-se perceber o impacto dessa abordagem na aprendizagem específica do violino e de que maneira ela afeta o professor, o aluno e os pais. Os resultados revelaram-se positivos em função do impacto verificado, quer ao nível da experiência de aprendizagem ativa em contexto familiar, do ponto de vista dos participantes, quer, do ponto de vista pessoal, ao nível da formação pedagógica. A Parte B é relativa ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música.This document is divided into two parts. Part A corresponds to the research developed within the scope of the educational project, in which it was intended to develop a pedagogical approach adapted to the requirements of homeschooling through action-research methodology. In the form of two case studies, we tried to understand the impact of this approach on specific violin learning and how it affects the teacher, the student and the parents. The results were positive due to the impact verified, both in terms of the active learning experience in a family context, from the point of view of the participants, or, from a personal point of view, in terms of pedagogical training. Part B is the final report of the Supervised Teaching Practice, in order to obtain the Master degree in Music Education.2022-09-21T11:04:54Z2021-11-19T00:00:00Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34697porMiranda, Aurora Marília Baptista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:00Zoai:ria.ua.pt:10773/34697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:56.238259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling
title Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling
spellingShingle Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling
Miranda, Aurora Marília Baptista de
Homeschooling
Aprendizagem do violino
Abordagens construtivistas
Aprendizagem baseada em projeto
title_short Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling
title_full Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling
title_fullStr Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling
title_full_unstemmed Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling
title_sort Criar raízes: uma abordagem ao ensino do violino num contexto Homeschooling
author Miranda, Aurora Marília Baptista de
author_facet Miranda, Aurora Marília Baptista de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Aurora Marília Baptista de
dc.subject.por.fl_str_mv Homeschooling
Aprendizagem do violino
Abordagens construtivistas
Aprendizagem baseada em projeto
topic Homeschooling
Aprendizagem do violino
Abordagens construtivistas
Aprendizagem baseada em projeto
description O presente trabalho está dividido em duas partes. A parte A corresponde à investigação desenvolvida no âmbito do projeto educativo, em que se pretendeu desenvolver uma abordagem pedagógica adaptada às exigências do homeschooling mediante a metodologia de investigação-ação. Sob a forma de dois estudos de caso, procurou-se perceber o impacto dessa abordagem na aprendizagem específica do violino e de que maneira ela afeta o professor, o aluno e os pais. Os resultados revelaram-se positivos em função do impacto verificado, quer ao nível da experiência de aprendizagem ativa em contexto familiar, do ponto de vista dos participantes, quer, do ponto de vista pessoal, ao nível da formação pedagógica. A Parte B é relativa ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19T00:00:00Z
2021-11-19
2022-09-21T11:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34697
url http://hdl.handle.net/10773/34697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137714287673344