O papel estratégico da comunicação interna na transmissão dos valores da identidade e cultura das organizações : estudo de caso : ComOn Group
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/23878 |
Resumo: | Os colaboradores, no interior de uma organização, não constituem apenas a existência de um mero instrumento de trabalho. Pelo contrário, estes são antes uma mais-valia na construção da estratégia da empresa, que deve ser devidamente aproveitada e envolvida na prossecução dos seus objetivos. Explorando a influência que a estrutura organizacional exerce neste âmbito, e como funciona o comportamento organizacional, a ética e os valores organizacionais, a interligação de todos estes conceitos base fornece-nos um contexto para o objetivo principal desta dissertação. Qualquer organização tem uma cultura e uma identidade própria e distinta que são fundamentais para a sua definição, construídas em grande medida pelos colaboradores. Há que perceber de que forma se distinguem os conceitos entre si e, ao mesmo tempo, a forma como se interligam. O objetivo primordial desta dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, na vertente de Comunicação, Marketing e Publicidade, passa pelo estudo da comunicação interna e o seu papel na consolidação dos valores culturais e identitários nas organizações. Cumpre, assim, analisar-se a importância de que se reveste a comunicação interna, a comunicação organizacional, e de que forma pode ser vista como um fator estratégico que permita alcançar uma vantagem competitiva em termos culturais e identitários. Por último, há que perceber, em termos práticos se esta realidade se verifica, tendo sido realizado um estudo de caso à organização comOn Group, no qual foi possível concluir que os colaboradores reconhecem e se reveem nos valores culturais e identitários do grupo, que a comunicação interna desempenha um papel de relevo na sua transmissão e consolidação e, neste caso em particular, que os valores percecionados pelos colaboradores são idênticos aos defendidos pela organização. |
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O papel estratégico da comunicação interna na transmissão dos valores da identidade e cultura das organizações : estudo de caso : ComOn GroupCultura organizacionalIdentidade organizacionalComunicação internaComportamento organizacionalValores organizacionaisOrganizational cultureOrganizational identityInternal communicationOrganizational behaviorOrganizational valuesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoOs colaboradores, no interior de uma organização, não constituem apenas a existência de um mero instrumento de trabalho. Pelo contrário, estes são antes uma mais-valia na construção da estratégia da empresa, que deve ser devidamente aproveitada e envolvida na prossecução dos seus objetivos. Explorando a influência que a estrutura organizacional exerce neste âmbito, e como funciona o comportamento organizacional, a ética e os valores organizacionais, a interligação de todos estes conceitos base fornece-nos um contexto para o objetivo principal desta dissertação. Qualquer organização tem uma cultura e uma identidade própria e distinta que são fundamentais para a sua definição, construídas em grande medida pelos colaboradores. Há que perceber de que forma se distinguem os conceitos entre si e, ao mesmo tempo, a forma como se interligam. O objetivo primordial desta dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, na vertente de Comunicação, Marketing e Publicidade, passa pelo estudo da comunicação interna e o seu papel na consolidação dos valores culturais e identitários nas organizações. Cumpre, assim, analisar-se a importância de que se reveste a comunicação interna, a comunicação organizacional, e de que forma pode ser vista como um fator estratégico que permita alcançar uma vantagem competitiva em termos culturais e identitários. Por último, há que perceber, em termos práticos se esta realidade se verifica, tendo sido realizado um estudo de caso à organização comOn Group, no qual foi possível concluir que os colaboradores reconhecem e se reveem nos valores culturais e identitários do grupo, que a comunicação interna desempenha um papel de relevo na sua transmissão e consolidação e, neste caso em particular, que os valores percecionados pelos colaboradores são idênticos aos defendidos pela organização.Collaborators, within organizations, are not merely a working tool. On the contrary, they constitute an added value in the construction of the company’s strategy and must be properly harnessed and involved in the pursuit of its objectives. Exploring the influence that the organizational structure exerts in this scope, and how organizational behavior, ethics and organizational values work and the interconnection of all these basic concepts. Any organization has its own unique culture and identity that is fundamental to its definition, built largely by its employees. It is necessary to understand how the concepts are distinguished from each other and, at the same time, the way they interconnect. The main objective of this dissertation, carried out within the scope of the Master in Communication Studies of the Faculty of Human Sciences of the Portuguese Catholic University, in the field of Communication, Marketing and Advertising, is the study of internal communication and its role in the consolidation of the cultural and identity values within organizations. Thus, it was necessary to analyze the importance of internal communication, organizational communication, and how it can be seen as a strategic factor to achieve a competitive advantage in cultural and identity terms. Finally, it is necessary to understand, in practical terms, if this reality is verified. A case study was, then, carried out with the organization comOn Group, in which it was possible to conclude that the employees recognize and review themselves in the cultural and identity values of the group, that internal communication plays a significant role in their transmission and consolidation, and in this particular case, the values perceived by employees are identical to those held by the organization.Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantana, Joana Marta Garrido Pais2018-01-17T14:34:28Z2017-12-1320172017-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23878TID:201819686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:39.139341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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