O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/21804 |
Resumo: | A relação entre o marketing social e a saúde pública aconteceu ao longo da convivência do ser humano com uma vasta gama de patógenos e a alteração de lifestyle num mundo onde a tendência é a transformação de doenças agudas em doenças crónicas, com impacto na morbilidade e mortalidade populacional. Muitos problemas que afetam a comunidade, são doenças que poderiam ser prevenidas, com alterações de hábitos e escolhas individuais. Neste trabalho investiga-se a intervenção do marketing para encorajar a alteração de comportamentos dos indivíduos, relativamente à sua saúde. Realizaram-se dois tipos de estudo: investigação bibliográfica e empírica. Recorreu-se à pesquisa quantitativa e qualitativa através da aplicação do método da entrevista e do questionário, para estudar a perspetiva do target, influenciado pelas campanhas de sensibilização e dos marketeers, responsáveis pelo seu desenvolvimento. Obtiveram-se resultados bastante satisfatórios, comprovando que as estratégias de marketing cuidadosamente planeadas, conseguem impactar positivamente a saúde das comunidades; Abstract: Social marketing applied to public health: Sensibilization campaigns in Portugal The relation between social marketing and public health, happened during the coexistence of the human being with a wide range of pathogens and the lifestyle modification in a world where the tendency is the transformation of acute diseases in chronic diseases, with impact in the population's morbidity and mortality. Many of the problems which affect the communities, are diseases that could be prevented, with modifications of habits and choices from individuals. In this research, is investigated marketing’s intervention to encourage the modification of individuals behaviors, about their health. Two types of studies were made: a bibliographic and empirical investigation. Through a quantitative and qualitative research applying the interview and survey method, to study the target’s perspective, influenced by the awareness campaigns and the marketer’s perspective, responsible for their development. Satisfying results were obtained, which prove that carefully planned marketing strategies can positively impact the health of communities. |
id |
RCAP_95d43013f2dddd1cfdf30080f94ad7fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/21804 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em PortugalMarketing socialSaúde públicaCampanhas de sensibilizaçãoSocial marketingPublic healthSensibilization campaignsA relação entre o marketing social e a saúde pública aconteceu ao longo da convivência do ser humano com uma vasta gama de patógenos e a alteração de lifestyle num mundo onde a tendência é a transformação de doenças agudas em doenças crónicas, com impacto na morbilidade e mortalidade populacional. Muitos problemas que afetam a comunidade, são doenças que poderiam ser prevenidas, com alterações de hábitos e escolhas individuais. Neste trabalho investiga-se a intervenção do marketing para encorajar a alteração de comportamentos dos indivíduos, relativamente à sua saúde. Realizaram-se dois tipos de estudo: investigação bibliográfica e empírica. Recorreu-se à pesquisa quantitativa e qualitativa através da aplicação do método da entrevista e do questionário, para estudar a perspetiva do target, influenciado pelas campanhas de sensibilização e dos marketeers, responsáveis pelo seu desenvolvimento. Obtiveram-se resultados bastante satisfatórios, comprovando que as estratégias de marketing cuidadosamente planeadas, conseguem impactar positivamente a saúde das comunidades; Abstract: Social marketing applied to public health: Sensibilization campaigns in Portugal The relation between social marketing and public health, happened during the coexistence of the human being with a wide range of pathogens and the lifestyle modification in a world where the tendency is the transformation of acute diseases in chronic diseases, with impact in the population's morbidity and mortality. Many of the problems which affect the communities, are diseases that could be prevented, with modifications of habits and choices from individuals. In this research, is investigated marketing’s intervention to encourage the modification of individuals behaviors, about their health. Two types of studies were made: a bibliographic and empirical investigation. Through a quantitative and qualitative research applying the interview and survey method, to study the target’s perspective, influenced by the awareness campaigns and the marketer’s perspective, responsible for their development. Satisfying results were obtained, which prove that carefully planned marketing strategies can positively impact the health of communities.Universidade de Évora2018-01-16T15:32:02Z2018-01-162017-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/21804http://hdl.handle.net/10174/21804TID:201809192porDepartamento de Gestãocasaladeiradocastelo@gmail.com256Dançante, Diana Sofia da Silva Grilo Carreteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:03.259578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em Portugal |
title |
O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em Portugal |
spellingShingle |
O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em Portugal Dançante, Diana Sofia da Silva Grilo Carreteiro Marketing social Saúde pública Campanhas de sensibilização Social marketing Public health Sensibilization campaigns |
title_short |
O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em Portugal |
title_full |
O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em Portugal |
title_fullStr |
O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em Portugal |
title_full_unstemmed |
O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em Portugal |
title_sort |
O marketing social aplicado à saúde pública: as duas campanhas de sensibilização em Portugal |
author |
Dançante, Diana Sofia da Silva Grilo Carreteiro |
author_facet |
Dançante, Diana Sofia da Silva Grilo Carreteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dançante, Diana Sofia da Silva Grilo Carreteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing social Saúde pública Campanhas de sensibilização Social marketing Public health Sensibilization campaigns |
topic |
Marketing social Saúde pública Campanhas de sensibilização Social marketing Public health Sensibilization campaigns |
description |
A relação entre o marketing social e a saúde pública aconteceu ao longo da convivência do ser humano com uma vasta gama de patógenos e a alteração de lifestyle num mundo onde a tendência é a transformação de doenças agudas em doenças crónicas, com impacto na morbilidade e mortalidade populacional. Muitos problemas que afetam a comunidade, são doenças que poderiam ser prevenidas, com alterações de hábitos e escolhas individuais. Neste trabalho investiga-se a intervenção do marketing para encorajar a alteração de comportamentos dos indivíduos, relativamente à sua saúde. Realizaram-se dois tipos de estudo: investigação bibliográfica e empírica. Recorreu-se à pesquisa quantitativa e qualitativa através da aplicação do método da entrevista e do questionário, para estudar a perspetiva do target, influenciado pelas campanhas de sensibilização e dos marketeers, responsáveis pelo seu desenvolvimento. Obtiveram-se resultados bastante satisfatórios, comprovando que as estratégias de marketing cuidadosamente planeadas, conseguem impactar positivamente a saúde das comunidades; Abstract: Social marketing applied to public health: Sensibilization campaigns in Portugal The relation between social marketing and public health, happened during the coexistence of the human being with a wide range of pathogens and the lifestyle modification in a world where the tendency is the transformation of acute diseases in chronic diseases, with impact in the population's morbidity and mortality. Many of the problems which affect the communities, are diseases that could be prevented, with modifications of habits and choices from individuals. In this research, is investigated marketing’s intervention to encourage the modification of individuals behaviors, about their health. Two types of studies were made: a bibliographic and empirical investigation. Through a quantitative and qualitative research applying the interview and survey method, to study the target’s perspective, influenced by the awareness campaigns and the marketer’s perspective, responsible for their development. Satisfying results were obtained, which prove that carefully planned marketing strategies can positively impact the health of communities. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-20T00:00:00Z 2018-01-16T15:32:02Z 2018-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/21804 http://hdl.handle.net/10174/21804 TID:201809192 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/21804 |
identifier_str_mv |
TID:201809192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão casaladeiradocastelo@gmail.com 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136611921821696 |