Influência dos jogos desportivos coletivos na melhoria das relações interpessoais dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ricardo André Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7772
Resumo: O presente Relatório de Estágio pretende pormenorizar todas as experiências vivenciadas por um estudante estagiário ao longo do ano letivo 2015/2016. Procura igualmente criar um equilíbrio entre a elaboração de um documento reflexivo e a sustentação em argumentos de autores de renome na área da Educação Física. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Cooperativa de Vale S. Cosme (Didáxis), no concelho de Vila Nova de Famalicão, tendo o acompanhamento constante do professor orientador cooperante Nuno Moinhos e dos professores supervisores Ágata Aranha e Tiago Lopes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Neste primeiro capítulo é feita uma caracterização do processo de estágio, refletindo sobre o percurso traçado e todas as atividades decorrentes. Para além disso, faz referência às expetativas iniciais, às atividades desenvolvidas (planeamento anual, planos de aula, U.D’s, Prática de Ensino Supervisionada e Desporto Escolar), às maiores dificuldades e possíveis resoluções de problemas.
id RCAP_95d9049a9ac2a9c8da8be25b4aeb62d5
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência dos jogos desportivos coletivos na melhoria das relações interpessoais dos alunosEducação físicaEstágios pedagógicosPrática de ensino supervisionadaO presente Relatório de Estágio pretende pormenorizar todas as experiências vivenciadas por um estudante estagiário ao longo do ano letivo 2015/2016. Procura igualmente criar um equilíbrio entre a elaboração de um documento reflexivo e a sustentação em argumentos de autores de renome na área da Educação Física. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Cooperativa de Vale S. Cosme (Didáxis), no concelho de Vila Nova de Famalicão, tendo o acompanhamento constante do professor orientador cooperante Nuno Moinhos e dos professores supervisores Ágata Aranha e Tiago Lopes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Neste primeiro capítulo é feita uma caracterização do processo de estágio, refletindo sobre o percurso traçado e todas as atividades decorrentes. Para além disso, faz referência às expetativas iniciais, às atividades desenvolvidas (planeamento anual, planos de aula, U.D’s, Prática de Ensino Supervisionada e Desporto Escolar), às maiores dificuldades e possíveis resoluções de problemas.With the elaboration of this Intership Report, I entend to detail all the experiences throughout the 2015/2016 academic year. In addition, I have the possibility of writing a reflective document supported by renowed authors in the field of Physical Education. The Pedagogical Internship was held at the Escola Cooperativa de Vale S. Cosme (Didáxis), in Vila Nova de Famalicão, with the constant follow-up of the cooperating tutor Nuno Moinhos and the supervising teachers Ágata Aranha and Tiago Lopes from the University of Trás-os- Montes and Alto Douro. The first chapter consists of a characterization of the internship process, reflecting over the path taken and all the activities in which I participated. In addition, I will maje references about my expectations, the activities developed (annual planning, lessons plans, U.D’s, Supervised Teaching Practices and Extra-Class School Sports), my greatest difficulties and also problem solving strategies.2017-06-22T09:02:14Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7772TID:202033473porLeite, Ricardo André Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:14.465677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência dos jogos desportivos coletivos na melhoria das relações interpessoais dos alunos
title Influência dos jogos desportivos coletivos na melhoria das relações interpessoais dos alunos
spellingShingle Influência dos jogos desportivos coletivos na melhoria das relações interpessoais dos alunos
Leite, Ricardo André Pinheiro
Educação física
Estágios pedagógicos
Prática de ensino supervisionada
title_short Influência dos jogos desportivos coletivos na melhoria das relações interpessoais dos alunos
title_full Influência dos jogos desportivos coletivos na melhoria das relações interpessoais dos alunos
title_fullStr Influência dos jogos desportivos coletivos na melhoria das relações interpessoais dos alunos
title_full_unstemmed Influência dos jogos desportivos coletivos na melhoria das relações interpessoais dos alunos
title_sort Influência dos jogos desportivos coletivos na melhoria das relações interpessoais dos alunos
author Leite, Ricardo André Pinheiro
author_facet Leite, Ricardo André Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ricardo André Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágios pedagógicos
Prática de ensino supervisionada
topic Educação física
Estágios pedagógicos
Prática de ensino supervisionada
description O presente Relatório de Estágio pretende pormenorizar todas as experiências vivenciadas por um estudante estagiário ao longo do ano letivo 2015/2016. Procura igualmente criar um equilíbrio entre a elaboração de um documento reflexivo e a sustentação em argumentos de autores de renome na área da Educação Física. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Cooperativa de Vale S. Cosme (Didáxis), no concelho de Vila Nova de Famalicão, tendo o acompanhamento constante do professor orientador cooperante Nuno Moinhos e dos professores supervisores Ágata Aranha e Tiago Lopes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Neste primeiro capítulo é feita uma caracterização do processo de estágio, refletindo sobre o percurso traçado e todas as atividades decorrentes. Para além disso, faz referência às expetativas iniciais, às atividades desenvolvidas (planeamento anual, planos de aula, U.D’s, Prática de Ensino Supervisionada e Desporto Escolar), às maiores dificuldades e possíveis resoluções de problemas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-22T09:02:14Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7772
TID:202033473
url http://hdl.handle.net/10348/7772
identifier_str_mv TID:202033473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137117601792000