Percepções de académicos e profissionais de marketing acerca do neuromarketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12430 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Percepções de académicos e profissionais de marketing acerca do neuromarketingMarketingNeuromarketingNeuroéticaPercepçõesAcadémicos de marketingProfissionais de marketingNeuroethicsPerceptionsMarketing academicsMarketersMestrado em MarketingA necessidade de ultrapassar as limitações dos instrumentos tradicionais de pesquisa no estudo do comportamento do consumidor levou à emergência de um novo campo de pesquisa: o neuromarketing. O neuromarketing é a aplicação de técnicas de neurociência ao marketing. O futuro deste campo de estudo depende muito das percepções que os académicos e profissionais de marketing têm sobre ele. O objetivo deste estudo foi aferir as percepções de académicos e profissionais de marketing em Portugal sobre o neuromarketing. Foram desenvolvidas três questões de investigação: “Quais as percepções de académicos e profissionais de marketing em Portugal em relação ao neuromarketing?”; “Que questões éticas mais preocupam académicos e profissionais de marketing em Portugal?”; e “Quais as perspectivas de académicos e profissionais de marketing sobre o futuro do neuromarketing?”. Com o intuito de obter dados que permitissem responder a estas questões, realizaram-se entrevistas não presenciais a uma amostra de académicos e de profissionais de marketing em Portugal. As conclusões do estudo revelaram que os profissionais têm uma percepção ligeiramente mais positiva que os académicos de marketing. Quanto às questões éticas, as preocupações de ambos os grupos residiram principalmente nas questões ligadas aos consumidores. Sobre o futuro, tanto académicos como profissionais de marketing assumiram acreditar que existe o futuro para o neuromarketing, sendo que os profissionais mostraram-se mais empenhados em participar ativamente no mesmo. Atendendo ao estado de conhecimento atual da neurociência e do neuromarketing, algumas expectativas dos participantes parecem ser irrealistas. São apresentadas algumas sugestões para o desenvolvimento credível e ético do neuromarketing.The need to overcome the limitations of traditional research instruments to study the consumer behavior in marketing led to the emergence of a new research field: neuromarketing. Neuromarketing is the application of neuroscience techniques to marketing. The perceptions and evaluation of marketing academics and marketers are crucial to the future of this field. The aim of this study was to assess the perceptions of academics and marketers in Portugal about neuromarketing. Three research questions guided this research: “What are the perceptions of academics and marketers in Portugal about neuromarketing?”; “Which ethical issues most worry academics and marketers in Portugal?”; and “What do marketing academics and marketers think about the future of neuromarketing in Portugal?”. In order to obtain solid data to answer the above questions, online interviews were made to a sample of marketing academics and of marketers in Portugal. This study revealed that marketers have a slightly more positive perception about neuromarketing compared with the perception of marketing academics. Regarding ethical issues, both groups have concerns mainly related to consumers. About the future, both academics and marketers believe in the future of neuromarketing, being that marketers showed more commitment in active participation. Given the current knowledge of neuroscience and neuromarketing, some expectations of the participants seem to be unrealistic. Some suggestions are presented for a credible and ethical development of neuromarketing.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Andreia Marisa Fonseca2016-11-11T10:22:53Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12430porGonçalves, Andreia Marisa Fonseca (2016). "Percepções de académicos e profissionais de marketing acerca do neuromarketing". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:33.083576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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