O contributo do marketing viral na implementação da estratégia de marketing das Organizações não Governamentais : o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marta Brandão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4094
Resumo: Esta investigação surge da identificação da procura de novas formas de comunicação por parte das Organizações Não Governamentais (ONG) portuguesas e internacionais e da parca oferta de estudos sobre esta relação. A necessidade de aumentar a visibilidade das ONG é consequência do seu vasto e crescente número, que leva à disputa de fundos. Neste contexto a plataforma web 2.0 e, em particular, as redes sociais e as acções de marketing viral permitem às ONG reduzir a preocupação com a dicotomia existente entre os investimentos que têm de gerar para atingirem os seus objectivos e as acções de comunicação que permitem gerar mais visibilidade e, consequentemente, mais fundos. Através de investimentos reduzidos as redes sociais e o marketing viral permitem chegar ao seu público-alvo de forma directa e activa, disponibilizando toda a informação necessária, incentivando o call to action e dinamizando a partilha da informação entre utilizadores. Esta investigação adoptou a metodologia de estudo de caso, estudando três organizações: a TESE, a Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) e a Amnistia Internacional Portugal. Com base em entrevistas e análise de documentação foi possível concluir sobre a aplicação do marketing viral e das redes sociais nas estratégias de comunicação das ONG, assim como sobre o potencial emergente destas mesmas acções.
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