Do buzz ao marketing viral : um estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viveiros, Nuno Filipe Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3449
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA.
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spelling Do buzz ao marketing viral : um estudoEmpresas TecnológicasMarketing DigitalMarketing ViralBuzz MarketingDigital MarketingViral MarketingTechnology CompaniesWord of MouthDissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA.Com o crescente ênfase do marketing viral e das redes sociais na divulgação de produtos, serviços e marcas, o seu estudo torna-se pertinente para o desenvolvimento de campanhas mais eficazes e eficientes. Esta tese apresenta um estudo centralizado sobre o impacto que um país tem na criação de buzz de modo a tornar as campanhas de marketing, virais. Estudando e analisando três países (dois desenvolvidos e um em desenvolvimento), com o objetivo de verificar qual o nível de buzz neles gerado por empresas tecnológicas, e utilizando o exemplo da Amazon, uma empresa com representação relevante em dois dos países, para, a partir daí preceder à verificação do impacto nas redes sociais entre tópicos que geram mais buzz em determinado país, é possível descobrir qual o real impacto do tema em estudo. Os resultados mostram uma interligação entre um tópico e um país e a sua extrema relevância para o sucesso de uma campanha de marketing com o intuito de a tornar viral. Considerando-se que o atual estudo reflete as diferentes categorias de tópicos consoante o país, as conclusões são, de modo geral, condicionadas pelos dados colhidos. Essa limitação pode ser vista como uma oportunidade para uma investigação mais detalhada em determinados países de interesse nacional, bem como em países com culturas e religiões diferentes.ABSTRACT: Considering the growing impact of viral marketing and social media in the spreading of products, services and brands, this study is relevant to the development of more effective and efficient campaigns. This thesis presents a study centered on the impact that a country has in creating buzz in order to make marketing campaigns go viral. This study analyzes three countries (two developed and one developing) to see what level of buzz is generated by technology companies in them. This study uses the example of Amazon — a company with significant representation in two of the countries — to measure the impact of social networks on topics that generate more buzz in a country. In that way, the real impact of the topic being studied can also be measured. The results showed that a connection between a specific topic and a country is of extreme importance to the success of a marketing campaign. Taking into account that the present study reflects different types of topics depending on the country, the conclusions are generally conditioned by the data collected. This limitation can be seen as an opportunity for further investigation in some countries with specific national interests, as well as countries with different cultures and religions.Tiago, Maria Teresa BorgesRepositório da Universidade dos AçoresViveiros, Nuno Filipe Carvalho2015-06-05T10:12:56Z2015-02-092015-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3449201467062porViveiros, Nuno Filipe Carvalho. "Do buzz ao marketing viral: um estudo". 2015. 49 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:29Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:01.090682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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