Barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Liliana Patrícia da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33959
Resumo: O aquecimento global é um dos temas abordados da atualidade. As atividades humanas contribuem significativamente para este fenómeno, o que fez com que os governos repenssassem numa estratégia para diminuir as emissões de gases de efeito de estufa para a atmosfera. Para isso foi criado o Acordo de Paris que tem como objetivo combater as mudanças climatéricas. Para tal os países compormeteram-se a ter 13 milhões de veículos elétricos em circulação até 2020. Esta expansão será facilitada por parte de políticas efetivas do governo. Para tal, esta dissertação tem como objetivo estudar quais são as barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico. Para isso foram avaliadas as varáveis: conhecimento, preço do veículo, ansiedade com a autonomia, infraestruturas, tempo de carregamento, preocupações ambientais e incentivos governamentais. Para estudar estas variáveis recorreu-se à execução de um inquérito online onde obtiveram-se 213 respostas, nas quais 94 já tinham conduzido um veículo elétrico. Os resultados evidenciaram que o conhecimento, as infraestruturas, o tempo de carregamento e os benefícios ambientais contribuem significativamente para a intenção de compra dos veículos elétricos. No entanto, apenas 11% dos inqueridos “concordam totalmente” em adquirir um veículo elétrico numa futura compra.
id RCAP_95ea3b24fdbb0c0d0460635a284c1e2b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Barreiras e motivações à compra de um veículo elétricoVeículo elétricoMotivaçãoBarreirasElectrical vehiclesBarriersMotivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO aquecimento global é um dos temas abordados da atualidade. As atividades humanas contribuem significativamente para este fenómeno, o que fez com que os governos repenssassem numa estratégia para diminuir as emissões de gases de efeito de estufa para a atmosfera. Para isso foi criado o Acordo de Paris que tem como objetivo combater as mudanças climatéricas. Para tal os países compormeteram-se a ter 13 milhões de veículos elétricos em circulação até 2020. Esta expansão será facilitada por parte de políticas efetivas do governo. Para tal, esta dissertação tem como objetivo estudar quais são as barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico. Para isso foram avaliadas as varáveis: conhecimento, preço do veículo, ansiedade com a autonomia, infraestruturas, tempo de carregamento, preocupações ambientais e incentivos governamentais. Para estudar estas variáveis recorreu-se à execução de um inquérito online onde obtiveram-se 213 respostas, nas quais 94 já tinham conduzido um veículo elétrico. Os resultados evidenciaram que o conhecimento, as infraestruturas, o tempo de carregamento e os benefícios ambientais contribuem significativamente para a intenção de compra dos veículos elétricos. No entanto, apenas 11% dos inqueridos “concordam totalmente” em adquirir um veículo elétrico numa futura compra.Global warming is one of the topics covered nowadays. Human activities contribute significantly to this phenomenon, which has led governments to rethink a strategy to reduce greenhouse gas emissions to the atmosphere. To this end, the Paris Agreement was created with the objective of combating climate change. The countries agreed to have 13 million electric vehicles in circulation by 2020. This expansion will be facilitated by effective government policies. To this end, this dissertation aims to study what are the barriers and motivations to purchase intention of electric vehicles. For this, the variables evaluated were: knowledge, vehicle price, range anxiety, infrastructure, charging time, environmental concerns and government incentives. In order to study these variables, an online survey was carried out in which 213 results were obtained, in which 94 had already driven an electric vehicle. The results showed that knowledge, infrastructure, charging time and environmental benefits contribute significantly to the purchase intention of electric vehicles. However, only 11% of respondents "agree" or "fully agree" to purchase an electric vehicle in a future purchase.Julião, JorgeGaspar, MarceloVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNeves, Liliana Patrícia da Costa2021-06-25T09:35:30Z2020-07-0720202020-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33959TID:202567052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:21.187324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico
title Barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico
spellingShingle Barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico
Neves, Liliana Patrícia da Costa
Veículo elétrico
Motivação
Barreiras
Electrical vehicles
Barriers
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico
title_full Barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico
title_fullStr Barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico
title_full_unstemmed Barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico
title_sort Barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico
author Neves, Liliana Patrícia da Costa
author_facet Neves, Liliana Patrícia da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Julião, Jorge
Gaspar, Marcelo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Liliana Patrícia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Veículo elétrico
Motivação
Barreiras
Electrical vehicles
Barriers
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Veículo elétrico
Motivação
Barreiras
Electrical vehicles
Barriers
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O aquecimento global é um dos temas abordados da atualidade. As atividades humanas contribuem significativamente para este fenómeno, o que fez com que os governos repenssassem numa estratégia para diminuir as emissões de gases de efeito de estufa para a atmosfera. Para isso foi criado o Acordo de Paris que tem como objetivo combater as mudanças climatéricas. Para tal os países compormeteram-se a ter 13 milhões de veículos elétricos em circulação até 2020. Esta expansão será facilitada por parte de políticas efetivas do governo. Para tal, esta dissertação tem como objetivo estudar quais são as barreiras e motivações à compra de um veículo elétrico. Para isso foram avaliadas as varáveis: conhecimento, preço do veículo, ansiedade com a autonomia, infraestruturas, tempo de carregamento, preocupações ambientais e incentivos governamentais. Para estudar estas variáveis recorreu-se à execução de um inquérito online onde obtiveram-se 213 respostas, nas quais 94 já tinham conduzido um veículo elétrico. Os resultados evidenciaram que o conhecimento, as infraestruturas, o tempo de carregamento e os benefícios ambientais contribuem significativamente para a intenção de compra dos veículos elétricos. No entanto, apenas 11% dos inqueridos “concordam totalmente” em adquirir um veículo elétrico numa futura compra.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
2020
2020-07-07T00:00:00Z
2021-06-25T09:35:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33959
TID:202567052
url http://hdl.handle.net/10400.14/33959
identifier_str_mv TID:202567052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131990686957568