Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em Gaia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/11747 |
Resumo: | Objetivos: Caracterizar os conhecimentos dos professores e educadores de Infância do Colégio Nossa Senhora da Bonança, em V.N. Gaia, sobre traumatismos dentários, assim como, perceber a importância da formação específica destes profissionais na área da traumatologia dentária. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal, o qual visou a aplicação de um questionário, previamente validado, a professores e educadores de infância, após obtenção da assinatura da declaração de consentimento informado. Na primeira sessão foi aplicado o questionário e realizada uma ação de sensibilização. Na segunda sessão foi apenas aplicado o mesmo questionário. A recolha de dados realizou-se entre março e maio de 2022. Os dados foram analisados com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Entre sessões, verificou-se que a ação de sensibilização realizada resultou numa melhoria marginal nos conhecimentos adquiridos pelos participantes, nomeadamente, sobre o risco de sequelas de um traumatismo, sobre a importância do tempo entre a ocorrência do trauma e a prestação de cuidados e sobre o meio de transporte adequado de um dente permanente avulsionado. Perante a simulação de situações de avulsão, em ambas as dentições, constatou-se que os participantes permaneceram sem um nível satisfatório de conhecimentos. Conclusão: Denota-se que é necessário repensar as estratégias a implementar para a promoção de conhecimentos, uma vez que o método implementado não surtiu o efeito desejado. Numa perspetiva futura, de forma a ser otimizada a aquisição de conhecimentos pelos profissionais, deve ser equacionada a integração desta temática nos programas curriculares da sua formação. |
id |
RCAP_95ee8f1d27aeb8976912082acf380ac5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/11747 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em GaiaTraumatismo dentárioCriançasDentes decíduosDentes permanentesEmergênciaProfessoresConhecimentosDental traumaChildrenPrimary teethPermanent teethEmergencyTeachersKnowledgeDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina ClínicaObjetivos: Caracterizar os conhecimentos dos professores e educadores de Infância do Colégio Nossa Senhora da Bonança, em V.N. Gaia, sobre traumatismos dentários, assim como, perceber a importância da formação específica destes profissionais na área da traumatologia dentária. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal, o qual visou a aplicação de um questionário, previamente validado, a professores e educadores de infância, após obtenção da assinatura da declaração de consentimento informado. Na primeira sessão foi aplicado o questionário e realizada uma ação de sensibilização. Na segunda sessão foi apenas aplicado o mesmo questionário. A recolha de dados realizou-se entre março e maio de 2022. Os dados foram analisados com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Entre sessões, verificou-se que a ação de sensibilização realizada resultou numa melhoria marginal nos conhecimentos adquiridos pelos participantes, nomeadamente, sobre o risco de sequelas de um traumatismo, sobre a importância do tempo entre a ocorrência do trauma e a prestação de cuidados e sobre o meio de transporte adequado de um dente permanente avulsionado. Perante a simulação de situações de avulsão, em ambas as dentições, constatou-se que os participantes permaneceram sem um nível satisfatório de conhecimentos. Conclusão: Denota-se que é necessário repensar as estratégias a implementar para a promoção de conhecimentos, uma vez que o método implementado não surtiu o efeito desejado. Numa perspetiva futura, de forma a ser otimizada a aquisição de conhecimentos pelos profissionais, deve ser equacionada a integração desta temática nos programas curriculares da sua formação.Objectives: To evaluate the knowledge of the teachers and kindergarten teachers about Dental Trauma at Colégio Nossa Senhora da Bonança in Gaia, as well as, to understand the importance of the specific training, of these professionals, in this area. Material and methods: A cross-sectional observational study was carried out, which aimed to apply questionnaires on the topic of dental traumatology to teachers and kindergarten teachers at Colégio Nossa Senhora da Bonança in Gaia. In the first session, the questionnaires were applied and, later, an awareness action was carried out. In the second session, only the same questionnaire was applied. It took place between March and May. Data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences program. Results: It was found, between sessions, that the awareness action carried out, resulted in a marginal improvement in knowledge, namely, the risk of sequelae of trauma in both dentitions, about the importance of the time between the occurrence of trauma and the provision of care and the proper means of transporting an avulsed permanent tooth. Faced with the simulation of avulsion situations in both dentitions, it was found that the participants remained without satisfactory knowledge. Conclusion: We can agree that it ́s necessary to rethink about strategies to be implemented for the promotion of knowledge, since the method implemented didn ́t have the desired effect. In a future perspective, in order to optimize the acquisition of knowledge by professionals, the integration of this theme in their training curriculum should be considered.Silva, Cátia CarvalhoManso, M. ConceiçãoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaResende, Joana Carolina Pedrosa2023-10-12T00:30:21Z2022-10-122022-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-17T02:01:13Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:38.992397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em Gaia |
title |
Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em Gaia |
spellingShingle |
Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em Gaia Resende, Joana Carolina Pedrosa Traumatismo dentário Crianças Dentes decíduos Dentes permanentes Emergência Professores Conhecimentos Dental trauma Children Primary teeth Permanent teeth Emergency Teachers Knowledge Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Clínica |
title_short |
Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em Gaia |
title_full |
Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em Gaia |
title_fullStr |
Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em Gaia |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em Gaia |
title_sort |
Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em Gaia |
author |
Resende, Joana Carolina Pedrosa |
author_facet |
Resende, Joana Carolina Pedrosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Cátia Carvalho Manso, M. Conceição Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Joana Carolina Pedrosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Traumatismo dentário Crianças Dentes decíduos Dentes permanentes Emergência Professores Conhecimentos Dental trauma Children Primary teeth Permanent teeth Emergency Teachers Knowledge Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Clínica |
topic |
Traumatismo dentário Crianças Dentes decíduos Dentes permanentes Emergência Professores Conhecimentos Dental trauma Children Primary teeth Permanent teeth Emergency Teachers Knowledge Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Clínica |
description |
Objetivos: Caracterizar os conhecimentos dos professores e educadores de Infância do Colégio Nossa Senhora da Bonança, em V.N. Gaia, sobre traumatismos dentários, assim como, perceber a importância da formação específica destes profissionais na área da traumatologia dentária. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal, o qual visou a aplicação de um questionário, previamente validado, a professores e educadores de infância, após obtenção da assinatura da declaração de consentimento informado. Na primeira sessão foi aplicado o questionário e realizada uma ação de sensibilização. Na segunda sessão foi apenas aplicado o mesmo questionário. A recolha de dados realizou-se entre março e maio de 2022. Os dados foram analisados com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Entre sessões, verificou-se que a ação de sensibilização realizada resultou numa melhoria marginal nos conhecimentos adquiridos pelos participantes, nomeadamente, sobre o risco de sequelas de um traumatismo, sobre a importância do tempo entre a ocorrência do trauma e a prestação de cuidados e sobre o meio de transporte adequado de um dente permanente avulsionado. Perante a simulação de situações de avulsão, em ambas as dentições, constatou-se que os participantes permaneceram sem um nível satisfatório de conhecimentos. Conclusão: Denota-se que é necessário repensar as estratégias a implementar para a promoção de conhecimentos, uma vez que o método implementado não surtiu o efeito desejado. Numa perspetiva futura, de forma a ser otimizada a aquisição de conhecimentos pelos profissionais, deve ser equacionada a integração desta temática nos programas curriculares da sua formação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-12 2022-10-12T00:00:00Z 2023-10-12T00:30:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/11747 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/11747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131577287966720 |