A importância das competências transversais na inserção de recém-diplomados no mercado de trabalho: A perspetiva dos recém-diplomados e dos empregadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21229 |
Resumo: | O mercado de trabalho é o produto de alterações surgidas a nível económico, organizacional, político, tecnológico e social, refletindo-se em novas necessidades e exigências: os recém-diplomados devem ser dotados de competências transversais para melhorar a sua empregabilidade; os empregadores devem procurar mão-de-obra mais preparada para responder aos obstáculos; e as instituições do ensino superior devem ser capazes de desenvolver as competências transversais no seus estudantes e futuros empregadores. O objetivo é conhecer a importância que os recém-diplomados e os empregadores atribuem às competências transversais enquanto meio facilitador da inserção de recém-diplomados no mercado de trabalho, bem como conhecer a opinião de ambos acerca do papel das instituições do ensino superior e acerca do papel dos estudantes no desenvolvimento dessas competências transversais. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma revisão de literatura sobre o conceito de competência, as exigências do mercado de trabalho, o papel das instituições do ensino superior e dos próprios estudantes na aquisição de competências transversais, e foi elaborado um estudo empírico descritivo, em que se realizaram dois inquéritos por questionário online, a 335 recém-diplomados e a 200 empregadores. Os resultados obtidos revelam algum consenso entre os empregadores e os recém-diplomados. Ambos os grupos consideram que as competências transversais são importantes para a entrada no mercado de trabalho. Contrariamente aos recém-diplomados, os empregadores consideram que as instituições do ensino superior não dotam os estudantes com as competências necessárias para o mercado de trabalho e as que consideram que os recém-diplomados possuem são diferentes das que estes procuram nos mesmos. |
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A importância das competências transversais na inserção de recém-diplomados no mercado de trabalho: A perspetiva dos recém-diplomados e dos empregadoresCompetências transversaisRecém-diplomadosEmpregadoresMercado de trabalhoEmpregabilidadeEnsino superiorTransversal skillsRecent graduatesEmployersLabour marketEmploymentHigh educationO mercado de trabalho é o produto de alterações surgidas a nível económico, organizacional, político, tecnológico e social, refletindo-se em novas necessidades e exigências: os recém-diplomados devem ser dotados de competências transversais para melhorar a sua empregabilidade; os empregadores devem procurar mão-de-obra mais preparada para responder aos obstáculos; e as instituições do ensino superior devem ser capazes de desenvolver as competências transversais no seus estudantes e futuros empregadores. O objetivo é conhecer a importância que os recém-diplomados e os empregadores atribuem às competências transversais enquanto meio facilitador da inserção de recém-diplomados no mercado de trabalho, bem como conhecer a opinião de ambos acerca do papel das instituições do ensino superior e acerca do papel dos estudantes no desenvolvimento dessas competências transversais. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma revisão de literatura sobre o conceito de competência, as exigências do mercado de trabalho, o papel das instituições do ensino superior e dos próprios estudantes na aquisição de competências transversais, e foi elaborado um estudo empírico descritivo, em que se realizaram dois inquéritos por questionário online, a 335 recém-diplomados e a 200 empregadores. Os resultados obtidos revelam algum consenso entre os empregadores e os recém-diplomados. Ambos os grupos consideram que as competências transversais são importantes para a entrada no mercado de trabalho. Contrariamente aos recém-diplomados, os empregadores consideram que as instituições do ensino superior não dotam os estudantes com as competências necessárias para o mercado de trabalho e as que consideram que os recém-diplomados possuem são diferentes das que estes procuram nos mesmos.The labour market is the product of changes that have taken place at an economic, organisational, political, technological and social level, reflecting on new needs and requirements: graduates must be endowed with cross-cutting skills to improve their employability, employers should seek more prepared labour to respond to obstacles and higher education institutions should be able to develop transversal skills in their students and future employers. The goal is to know the importance that recent graduates and employers give to transversal skills as a means of facilitating the entry of recent graduates in the labour market, as well as to know their opinion about the role of higher education institutions and the role of students in the development of these transversal skills. To achieve this goal, a literature review was carried out on the concept of competence, the demands of the labour market, the role of higher education institutions and students themselves in the acquisition of transversal skills, and a descriptive empirical study was conducted, in which two online surveys were conducted, 335 recent graduates and 200 employers. The results obtained show some consensus between employers and recent graduates. Both groups consider that transversal skills are important for entry into the labour market. Unlike recent graduates, employers consider that higher education institutions do not provide students with the necessary skills for the labour market and they believe that recent graduates have different transversal skills from the one’s they seek in them.2021-01-12T12:38:53Z2020-11-19T00:00:00Z2020-11-192020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21229TID:202567826porPais, Catarina Friasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:26.570456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O mercado de trabalho é o produto de alterações surgidas a nível económico, organizacional, político, tecnológico e social, refletindo-se em novas necessidades e exigências: os recém-diplomados devem ser dotados de competências transversais para melhorar a sua empregabilidade; os empregadores devem procurar mão-de-obra mais preparada para responder aos obstáculos; e as instituições do ensino superior devem ser capazes de desenvolver as competências transversais no seus estudantes e futuros empregadores. O objetivo é conhecer a importância que os recém-diplomados e os empregadores atribuem às competências transversais enquanto meio facilitador da inserção de recém-diplomados no mercado de trabalho, bem como conhecer a opinião de ambos acerca do papel das instituições do ensino superior e acerca do papel dos estudantes no desenvolvimento dessas competências transversais. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma revisão de literatura sobre o conceito de competência, as exigências do mercado de trabalho, o papel das instituições do ensino superior e dos próprios estudantes na aquisição de competências transversais, e foi elaborado um estudo empírico descritivo, em que se realizaram dois inquéritos por questionário online, a 335 recém-diplomados e a 200 empregadores. Os resultados obtidos revelam algum consenso entre os empregadores e os recém-diplomados. Ambos os grupos consideram que as competências transversais são importantes para a entrada no mercado de trabalho. Contrariamente aos recém-diplomados, os empregadores consideram que as instituições do ensino superior não dotam os estudantes com as competências necessárias para o mercado de trabalho e as que consideram que os recém-diplomados possuem são diferentes das que estes procuram nos mesmos. |
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