O papel do lúdico na aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Andreia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12303
Resumo: O presente relatório final contribui para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização das estratégias lúdicas no ensino/aprendizagem da matemática. Neste sentido, foi feita uma abordagem teórica de aspetos relacionados com a utilização das estratégias lúdicas na abordagem da matemática e a pertinência do ambiente em sala de aula para a utilização deste tipo de estratégias. Este estudo foi complementado com a análise de atividades implementadas numa sala do 2.º ano do Ensino Básico, na qual realizei a minha prática do ensino supervisionado (PES). A análise de caráter qualitativo teve por base documentos recolhidos no decorrer da PES, algumas notas de campo e ainda memórias vivenciadas e observações que foram registadas nas planificações. Foi essencial escolher tarefas nas quais tive a oportunidade de utilizar estratégias lúdicas. A análise da atividade desenvolvida partiu destas tarefas e permitiu constatar que o grupo aderiu bem a este tipo de atividades. Foi também possível perceber que o fator ambiente de sala de aula pode influenciar no sucesso das atividades e consequentemente no sucesso da aquisição de conhecimentos.
id RCAP_95f0a785bda3900d5cf660258d29c203
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do lúdico na aprendizagem da matemáticaEnsino BásicoLúdicoAprendizagemMatemáticaJogoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final contribui para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização das estratégias lúdicas no ensino/aprendizagem da matemática. Neste sentido, foi feita uma abordagem teórica de aspetos relacionados com a utilização das estratégias lúdicas na abordagem da matemática e a pertinência do ambiente em sala de aula para a utilização deste tipo de estratégias. Este estudo foi complementado com a análise de atividades implementadas numa sala do 2.º ano do Ensino Básico, na qual realizei a minha prática do ensino supervisionado (PES). A análise de caráter qualitativo teve por base documentos recolhidos no decorrer da PES, algumas notas de campo e ainda memórias vivenciadas e observações que foram registadas nas planificações. Foi essencial escolher tarefas nas quais tive a oportunidade de utilizar estratégias lúdicas. A análise da atividade desenvolvida partiu destas tarefas e permitiu constatar que o grupo aderiu bem a este tipo de atividades. Foi também possível perceber que o fator ambiente de sala de aula pode influenciar no sucesso das atividades e consequentemente no sucesso da aquisição de conhecimentos.Paiva, AnaRepositório ComumBandeira, Andreia2016-03-14T19:28:15Z2015-07-132015-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12303TID:201075636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:21.845973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do lúdico na aprendizagem da matemática
title O papel do lúdico na aprendizagem da matemática
spellingShingle O papel do lúdico na aprendizagem da matemática
Bandeira, Andreia
Ensino Básico
Lúdico
Aprendizagem
Matemática
Jogo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel do lúdico na aprendizagem da matemática
title_full O papel do lúdico na aprendizagem da matemática
title_fullStr O papel do lúdico na aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed O papel do lúdico na aprendizagem da matemática
title_sort O papel do lúdico na aprendizagem da matemática
author Bandeira, Andreia
author_facet Bandeira, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Lúdico
Aprendizagem
Matemática
Jogo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Lúdico
Aprendizagem
Matemática
Jogo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório final contribui para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização das estratégias lúdicas no ensino/aprendizagem da matemática. Neste sentido, foi feita uma abordagem teórica de aspetos relacionados com a utilização das estratégias lúdicas na abordagem da matemática e a pertinência do ambiente em sala de aula para a utilização deste tipo de estratégias. Este estudo foi complementado com a análise de atividades implementadas numa sala do 2.º ano do Ensino Básico, na qual realizei a minha prática do ensino supervisionado (PES). A análise de caráter qualitativo teve por base documentos recolhidos no decorrer da PES, algumas notas de campo e ainda memórias vivenciadas e observações que foram registadas nas planificações. Foi essencial escolher tarefas nas quais tive a oportunidade de utilizar estratégias lúdicas. A análise da atividade desenvolvida partiu destas tarefas e permitiu constatar que o grupo aderiu bem a este tipo de atividades. Foi também possível perceber que o fator ambiente de sala de aula pode influenciar no sucesso das atividades e consequentemente no sucesso da aquisição de conhecimentos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-13
2015-07-13T00:00:00Z
2016-03-14T19:28:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12303
TID:201075636
url http://hdl.handle.net/10400.26/12303
identifier_str_mv TID:201075636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134928469753856