A ludicidade como fator de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ângela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11000
Resumo: O presente Relatório Final foi desenvolvido com base na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho teve como principal objetivo compreender como a ludicidade pode estar presente em momentos de aprendizagem, podendo esta ser facilitadora neste processo. Desenvolvi uma investigação qualitativa, onde realizei registos de observação direta em diário, pesquisas documentais e análise das práticas correntes da instituição onde desenvolvi a prática de ensino supervisionada em jardim-de-infância e em 1º CEB. De seguida, analisei as atividades lúdicas que propôs de acordo com a revisão de literatura feita. Posso concluir que a ludicidade pode estar presente em ambas as valências e que a aprendizagem da criança deve ser sempre realizada com caráter lúdico.
id RCAP_0f25e3a8b9c87a7bb69274038cff8e2c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ludicidade como fator de aprendizagemEnsino BásicoAprendizagemLudicidadeBrincarJogoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final foi desenvolvido com base na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho teve como principal objetivo compreender como a ludicidade pode estar presente em momentos de aprendizagem, podendo esta ser facilitadora neste processo. Desenvolvi uma investigação qualitativa, onde realizei registos de observação direta em diário, pesquisas documentais e análise das práticas correntes da instituição onde desenvolvi a prática de ensino supervisionada em jardim-de-infância e em 1º CEB. De seguida, analisei as atividades lúdicas que propôs de acordo com a revisão de literatura feita. Posso concluir que a ludicidade pode estar presente em ambas as valências e que a aprendizagem da criança deve ser sempre realizada com caráter lúdico.Gomes, ElisabeteRepositório ComumSousa, Ângela2016-01-20T10:54:18Z2015-12-182015-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11000TID:201004879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:20.685516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade como fator de aprendizagem
title A ludicidade como fator de aprendizagem
spellingShingle A ludicidade como fator de aprendizagem
Sousa, Ângela
Ensino Básico
Aprendizagem
Ludicidade
Brincar
Jogo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A ludicidade como fator de aprendizagem
title_full A ludicidade como fator de aprendizagem
title_fullStr A ludicidade como fator de aprendizagem
title_full_unstemmed A ludicidade como fator de aprendizagem
title_sort A ludicidade como fator de aprendizagem
author Sousa, Ângela
author_facet Sousa, Ângela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Aprendizagem
Ludicidade
Brincar
Jogo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Aprendizagem
Ludicidade
Brincar
Jogo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório Final foi desenvolvido com base na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho teve como principal objetivo compreender como a ludicidade pode estar presente em momentos de aprendizagem, podendo esta ser facilitadora neste processo. Desenvolvi uma investigação qualitativa, onde realizei registos de observação direta em diário, pesquisas documentais e análise das práticas correntes da instituição onde desenvolvi a prática de ensino supervisionada em jardim-de-infância e em 1º CEB. De seguida, analisei as atividades lúdicas que propôs de acordo com a revisão de literatura feita. Posso concluir que a ludicidade pode estar presente em ambas as valências e que a aprendizagem da criança deve ser sempre realizada com caráter lúdico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
2015-12-18T00:00:00Z
2016-01-20T10:54:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11000
TID:201004879
url http://hdl.handle.net/10400.26/11000
identifier_str_mv TID:201004879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134928433053696