(In)visibilidade de necessidades percebidas pelos estudantes PALOP
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.140 |
Resumo: | Partindo do modelo bioecológico de Bronfeenbrenner e Morris (2006), com este estudo exploratório e quantitativo, pretende-se conhecer o perfil social dos estudantes oriundos dos países PALOP e identificar as suas necessidades, mediante um inquérito por questionário. Colaboraram 112 estudantes, de ambos os sexos, sendo a média etária de 22,52 anos. Os resultados indicam que, mais de metade dos inquiridos, aufere um rendimento mensal baixo, assinalado, maioritariamente, como insuficiente. Destacam-se várias dificuldades financeiras com implicações na satisfação de necessidades básicas e nos processos de aprendizagem. É igualmente necessário investir no acesso à informação sobre os serviços disponíveis na instituição do ensino superior (IEs) e na comunidade local. Os principais resultados apontam para a premência de um cuidado acrescido face aos estudantes que frequentam o ensino superior pela primeira vez e para uma reflexão atenta e permanente das IEs, no sentido de proporcionar respostas mais sustentáveis para atenuar as necessidades destes estudantes. |
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(In)visibilidade de necessidades percebidas pelos estudantes PALOPEstudantes PALOP; Ensino Superior; Dificuldades.Partindo do modelo bioecológico de Bronfeenbrenner e Morris (2006), com este estudo exploratório e quantitativo, pretende-se conhecer o perfil social dos estudantes oriundos dos países PALOP e identificar as suas necessidades, mediante um inquérito por questionário. Colaboraram 112 estudantes, de ambos os sexos, sendo a média etária de 22,52 anos. Os resultados indicam que, mais de metade dos inquiridos, aufere um rendimento mensal baixo, assinalado, maioritariamente, como insuficiente. Destacam-se várias dificuldades financeiras com implicações na satisfação de necessidades básicas e nos processos de aprendizagem. É igualmente necessário investir no acesso à informação sobre os serviços disponíveis na instituição do ensino superior (IEs) e na comunidade local. Os principais resultados apontam para a premência de um cuidado acrescido face aos estudantes que frequentam o ensino superior pela primeira vez e para uma reflexão atenta e permanente das IEs, no sentido de proporcionar respostas mais sustentáveis para atenuar as necessidades destes estudantes. Instituto Politécnico de Bragança2020-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.140https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.140EduSer; Vol. 12 No. 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 1-16Eduser - revista de Educação; v. 12 n. 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 1-16EduSer; Vol. 12 N.º 1 (2020): Eduser - Revista de Educação; 1-162183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/140https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/140/135Direitos de Autor (c) 2020 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrada, Ana RaquelNovo, Rosa MariaLopes, Lara SimoneMoreno, Luisa Ferreira2023-02-18T06:01:49ZPortal AgregadorONG |
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