A avaliação da formação numa grande empresa do setor industrial e suas consequências sociolaborais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/54771 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho) |
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A avaliação da formação numa grande empresa do setor industrial e suas consequências sociolaboraisAvaliação da formaçãoModelo de KirkpatrickReaçãoAprendizagemComportamentoResultadosTraining evaluationKirkpatrick modelReactionLearningBehaviorResultsCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular para a dissertação de Mestrado em Sociologia: Organizações e Trabalho. O seu principal objetivo consistiu em compreender a Avaliação da Formação no departamento de Recursos Humanos da Bosch Car Multimédia e o seu impacto para a empresa e para os seus colaboradores. A Avaliação da Formação permite dar feedback acerca da formação, detalhando o grau de satisfação dos formandos, por intermédio dos quatro níveis do Modelo de Kirkpatrick. No nível da reação, tentou-se compreender as primeiras impressões e as expectativas dos formandos acerca das ações formativas. No nível da aprendizagem pretendia-se conhecer o ponto de vista dos colaboradores acerca do formador e do conteúdo da formação. No nível do comportamento, o objetivo foi compreender a transferência do aprendido para o posto de trabalho e a nível pessoal. Por último, no nível dos resultados procurou-se perceber a perspetiva dos formandos em relação aos efeitos que a ação formativa pode produzir em aspetos como a qualidade do produto, o volume de vendas, a satisfação do cliente e o lucro da empresa; a par disto, foi possível depreender a eficácia do modelo, de modo a identificar as suas lacunas e a propor melhorias, contribuindo para novas iterações neste ciclo adjacente ao Modelo. Em seguida, cruzaram-se as duas metodologias quantitativa e qualitativa, utilizando, respetivamente, a técnica de inquéritos por questionário, antes e depois da formação, e a técnica de entrevistas semidiretivas. Perante a recolha e a análise dos dados, e atendendo à questão de partida “Existe mudança de opinião para os formandos, após a formação?”, não existe uma mudança significativa, uma vez que as opiniões tendem a ser positivas em todos os níveis. No entanto, tendem a ser negativas à medida que se avança do nível do comportamento para o dos resultados, por acharem que não acrescenta valor para as suas funções, nem a nível pessoal. Na tentativa de solucionar os problemas encontrados, foram propostas sugestões de melhoria suportadas nos resultados obtidos bem como na fundamentação teórica. Devido à amostra ser insuficiente para se generalizar com firmeza, recomenda-se a aplicação deste estudo numa escala mais alargada, de modo a obter melhores resultados e conclusões.This work was developed under the curricular internship for the dissertation of Master in Sociology: Organizations and Work. Its main objective consisted of an evaluation of the training in the Human Resources department of Bosch Car Multimedia and its impact on the company and its employees. The training evaluation allows feedback on the training, detailing the degree of satisfaction of the trainees, through the four levels of the Kirkpatrick Model. At the reaction level, the goal was to understand the first impressions and expectations of the trainees about the trainings. At the learning level, the objective was to acknowledge the employees' point of view on the trainer and content of the training. At the behavior level, the goal was to understand the transfer of the learnings to the job and on a personal level. Lastly, at the results level, the aim was to understand the opinion of the trainees in relation to the effects that training can produce at the level of, such as, a product quality, sales turnover, customer satisfaction and profit of the company; it was possible to observe the efficacy of the model, in order to identify its gaps and suggest improvements, contributing to new editions of the cycle adjacent to the Model. Then, two quantitative and qualitative methodologies were compared, using, respectively, a questionnaire survey technique, before and after training, and a technique of semi-directional interviews. In the light of data collection and analysis, and given the starting point "Is there a change for the for the trainees after training?" There is no significant change, as opinions tend to be positive at all levels. However, they tend to be negative as we move from the behavior level to the results level, because they feel that it does not add value to their functions, nor on a personal level. In an attempt to solve the problems found, proposals for improvements were suggested, based on the results obtained as well as in the theoretical basis. Because the sample is insufficient to generalize strongly, it is recommended to apply the study on a larger scale, in order to obtain better results and conclusions.Veiga, CarlosUniversidade do MinhoVieira , Ana Catarina Fernandes20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54771por201911256info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:42.455440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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