O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutiérrez-Fallas, Luis Fabián
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39751
Resumo: Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_960a7416e58c105e5771bb99290adf25
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/39751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundárioTeses de doutoramento - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Este estudo procura compreender como se desenvolve o TPACK de futuros professores de Matemática (do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário), num contexto de uma experiência de formação orientada por uma conjetura com duas dimensões: (1) a dimensão de conteúdo, que concebe o desenvolvimento do TPACK de futuros professores de Matemática a partir de quatro componentes cognitivas: (i) conceções abrangentes sobre a integração da tecnologia na Educação Matemática; (ii) conhecimento sobre o currículo quando se integra a tecnologia; (iii) conhecimento sobre a aprendizagem dos alunos quando usam a tecnologia; e (iv) conhecimento sobre estratégias de ensino quando se integra a tecnologia; e (2) a dimensão pedagógica, que promove a articulação entre o conhecimento didático e tecnológico na resolução de tarefas que oferecem aos futuros professores oportunidade de reflexão, discussão e planificação de situações de ensino e aprendizagem da Matemática quando se integra a tecnologia; e oportunidades de exploração de novas tecnologias, nomeadamente software educacional específico. O enquadramento teórico que fundamenta o estudo aborda o conhecimento profissional do professor de Matemática, em particular o TPACK, a formação inicial de professores e formas de promover o TPACK neste contexto. Esta investigação segue uma metodologia de Investigação Baseada em Design, tendo sido realizados dois ciclos de design envolvendo a preparação de uma experiência de formação, a sua experimentação na sala de aula e a análise retrospetiva. No estudo participaram um total de doze futuros professores de Matemática (seis em cada ciclo de experimentação), alunos do curso de Mestrado em Ensino de Matemática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A recolha de dados foi realizada com recurso à observação participante do investigador-formador, notas de campo e gravações áudio de episódios de sala de aula, recolha documental, questionários e entrevistas. Os dados foram analisados interpretativamente e segundo o método de análise de conteúdo, com foco nas componentes do TPACK dos futuros professores. Os principais resultados permitem concluir que o TPACK dos futuros professores é um conhecimento complexo, dinâmico e flexível, consolidado pela articulação de diferentes domínios do conhecimento profissional do professor. Conclui-se que esta articulação está mais evidenciada nas conceções e no conhecimento sobre a aprendizagem dos alunos e menos evidenciada no conhecimento sobre o currículo e sobre as estratégias de ensino. Também se conclui que a experiência de formação com as características definidas neste estudo, contribuiu significativamente para o desenvolvimento do TPACK dos futuros professores.This study aims to understand how middle school and secondary mathematics preservice teachers’ TPACK is developed, in a context of a pre-service teacher education experiment that is guided by a conjecture with two dimensions: (1) the content dimension, which conceives the development of TPACK of mathematics pre-service teachers based on four cognitive components: (i) overarching conceptions about the integration of technology in Mathematics Education; (ii) knowledge about the curriculum when the technology is integrated; (iii) knowledge about students’ learning with technology; and (iv) knowledge about teaching strategies with technology; and (2) The pedagogical dimension, which promotes the articulation between didactic and technological knowledge in the resolution of tasks that offer to the pre-service teachers an opportunity for reflection, discussion and planning of mathematics teaching and learning situations with technology as well as opportunities to explore new technologies, namely specific educational software. This study follows a Design Based Research methodology and two cycles of design were implemented involving the preparation of a teacher education experiment, its experimentation in the classroom and a retrospective analysis. The participants in the study were twelve mathematics pre service teachers (six in each cycle of experimentation) enrolled in a master’s program in the teaching of Mathematics at the Institute of Education of the University of Lisbon. Data collection included the participant observation by the researcher-teacher educator, field notes and audio recordings of classroom episodes, document collection of pre-service teachers work on tasks, questionnaires and interviews. The data were analysed interpretatively and according to the content analysis method, focusing on the pre-service teachers’ TPACK components. The theoretical framework that underlies the study addresses the professional knowledge of the Mathematics teacher, in particular TPACK, the initial teacher training and ways to promote TPACK in this context. The main results allow to conclude that pre-service teachers’ TPACK is a complex, dynamic and flexible knowledge, consolidated through the articulation of different domains of the teacher professional knowledge. This articulation is more evident in the conceptions and in the knowledge about the students' learning, and less evidenced in the knowledge about the curriculum and the teaching strategies. It is also possible to conclude that the pre-service teacher education experiment, with the characteristics defined in this study, contributed significantly to the development of the pre-service teachers’ TPACK.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), projeto PTDC/MHC/CED/0588/2014; Universidade da Costa Rica, OAICE-CAB-11-201-2014Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-Repositório da Universidade de LisboaGutiérrez-Fallas, Luis Fabián2019-10-08T16:22:47Z201920192019-01-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39751TID:101572794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:53:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:53:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
title O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
spellingShingle O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
Gutiérrez-Fallas, Luis Fabián
Teses de doutoramento - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
title_full O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
title_fullStr O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
title_full_unstemmed O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
title_sort O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
author Gutiérrez-Fallas, Luis Fabián
author_facet Gutiérrez-Fallas, Luis Fabián
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutiérrez-Fallas, Luis Fabián
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de doutoramento - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teses de doutoramento - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-08T16:22:47Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv doctoral thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/39751
TID:101572794
url http://hdl.handle.net/10451/39751
identifier_str_mv TID:101572794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549062416629760