O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39751 |
Resumo: | Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_960a7416e58c105e5771bb99290adf25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/39751 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundárioTeses de doutoramento - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Este estudo procura compreender como se desenvolve o TPACK de futuros professores de Matemática (do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário), num contexto de uma experiência de formação orientada por uma conjetura com duas dimensões: (1) a dimensão de conteúdo, que concebe o desenvolvimento do TPACK de futuros professores de Matemática a partir de quatro componentes cognitivas: (i) conceções abrangentes sobre a integração da tecnologia na Educação Matemática; (ii) conhecimento sobre o currículo quando se integra a tecnologia; (iii) conhecimento sobre a aprendizagem dos alunos quando usam a tecnologia; e (iv) conhecimento sobre estratégias de ensino quando se integra a tecnologia; e (2) a dimensão pedagógica, que promove a articulação entre o conhecimento didático e tecnológico na resolução de tarefas que oferecem aos futuros professores oportunidade de reflexão, discussão e planificação de situações de ensino e aprendizagem da Matemática quando se integra a tecnologia; e oportunidades de exploração de novas tecnologias, nomeadamente software educacional específico. O enquadramento teórico que fundamenta o estudo aborda o conhecimento profissional do professor de Matemática, em particular o TPACK, a formação inicial de professores e formas de promover o TPACK neste contexto. Esta investigação segue uma metodologia de Investigação Baseada em Design, tendo sido realizados dois ciclos de design envolvendo a preparação de uma experiência de formação, a sua experimentação na sala de aula e a análise retrospetiva. No estudo participaram um total de doze futuros professores de Matemática (seis em cada ciclo de experimentação), alunos do curso de Mestrado em Ensino de Matemática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A recolha de dados foi realizada com recurso à observação participante do investigador-formador, notas de campo e gravações áudio de episódios de sala de aula, recolha documental, questionários e entrevistas. Os dados foram analisados interpretativamente e segundo o método de análise de conteúdo, com foco nas componentes do TPACK dos futuros professores. Os principais resultados permitem concluir que o TPACK dos futuros professores é um conhecimento complexo, dinâmico e flexível, consolidado pela articulação de diferentes domínios do conhecimento profissional do professor. Conclui-se que esta articulação está mais evidenciada nas conceções e no conhecimento sobre a aprendizagem dos alunos e menos evidenciada no conhecimento sobre o currículo e sobre as estratégias de ensino. Também se conclui que a experiência de formação com as características definidas neste estudo, contribuiu significativamente para o desenvolvimento do TPACK dos futuros professores.This study aims to understand how middle school and secondary mathematics preservice teachers’ TPACK is developed, in a context of a pre-service teacher education experiment that is guided by a conjecture with two dimensions: (1) the content dimension, which conceives the development of TPACK of mathematics pre-service teachers based on four cognitive components: (i) overarching conceptions about the integration of technology in Mathematics Education; (ii) knowledge about the curriculum when the technology is integrated; (iii) knowledge about students’ learning with technology; and (iv) knowledge about teaching strategies with technology; and (2) The pedagogical dimension, which promotes the articulation between didactic and technological knowledge in the resolution of tasks that offer to the pre-service teachers an opportunity for reflection, discussion and planning of mathematics teaching and learning situations with technology as well as opportunities to explore new technologies, namely specific educational software. This study follows a Design Based Research methodology and two cycles of design were implemented involving the preparation of a teacher education experiment, its experimentation in the classroom and a retrospective analysis. The participants in the study were twelve mathematics pre service teachers (six in each cycle of experimentation) enrolled in a master’s program in the teaching of Mathematics at the Institute of Education of the University of Lisbon. Data collection included the participant observation by the researcher-teacher educator, field notes and audio recordings of classroom episodes, document collection of pre-service teachers work on tasks, questionnaires and interviews. The data were analysed interpretatively and according to the content analysis method, focusing on the pre-service teachers’ TPACK components. The theoretical framework that underlies the study addresses the professional knowledge of the Mathematics teacher, in particular TPACK, the initial teacher training and ways to promote TPACK in this context. The main results allow to conclude that pre-service teachers’ TPACK is a complex, dynamic and flexible knowledge, consolidated through the articulation of different domains of the teacher professional knowledge. This articulation is more evident in the conceptions and in the knowledge about the students' learning, and less evidenced in the knowledge about the curriculum and the teaching strategies. It is also possible to conclude that the pre-service teacher education experiment, with the characteristics defined in this study, contributed significantly to the development of the pre-service teachers’ TPACK.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), projeto PTDC/MHC/CED/0588/2014; Universidade da Costa Rica, OAICE-CAB-11-201-2014Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-Repositório da Universidade de LisboaGutiérrez-Fallas, Luis Fabián2019-10-08T16:22:47Z201920192019-01-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39751TID:101572794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:53:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:53:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário |
title |
O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário |
spellingShingle |
O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário Gutiérrez-Fallas, Luis Fabián Teses de doutoramento - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário |
title_full |
O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário |
title_fullStr |
O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário |
title_sort |
O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (technological pedagogical content knowledge-tpack) na formação inicial de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário |
author |
Gutiérrez-Fallas, Luis Fabián |
author_facet |
Gutiérrez-Fallas, Luis Fabián |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gutiérrez-Fallas, Luis Fabián |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses de doutoramento - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Teses de doutoramento - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-08T16:22:47Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
doctoral thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/39751 TID:101572794 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/39751 |
identifier_str_mv |
TID:101572794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549062416629760 |