Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Teresa Raquel Ferreira Nobre da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5307
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_960b0383593b39f0653c583881d754e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aulaPerceção animalAnimais mal-afamadosExtinção de seres vivosPerceptions animalsUnpopular animalsExtinction of living beingsRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente documento foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta uma reflexão sobre o percurso desenvolvido ao longo da prática de intervenção em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nele está integrado um estudo que pretendeu: (i) identificar as perceções e atitudes dos alunos sobre dez animais vertebrados mal-afamados; (ii) verificar a relação entre essas perceções e atitudes e o desejo de os salvar em caso de ameaça de extinção; (iii) confirmar a relevância do papel do professor na (re) construção das perceções e atitudes dos alunos face aos animais. Para além de motivações pessoais, a relevância do tema advém do facto da diversidade do mundo animal constituir um dos assuntos do programa de Ciências Naturais do 2.º CEB que os alunos iriam abordar durante o ano letivo. A amostra do estudo foi constituída por dois grupos de participantes. O grupo experimental do qual fizeram parte dezassete dos alunos da turma de 5.º ano, com a qual foi desenvolvida a Prática de Ensino Supervisionada II. E um grupo de controlo, formado por quinze alunos de outra turma do mesmo ano e estabelecimento de ensino. A investigação realizou-se em diversas fases. Começou-se por aplicar um questionário a ambos os grupos, que visou diagnosticar as perceções e atitudes sobre dez animais mal-afamados e verificar os três menos apreciados. Seguiu-se uma intervenção com a finalidade de (re) construir as perceções e atitudes acerca dos três animais identificados previamente. Por fim, o mesmo questionário foi de novo aplicado para verificar possíveis alterações e que se assumem fruto da intervenção. Os resultados revelaram que uma intervenção bem estruturada poderá ser vantajosa para melhorar a imagem das espécies animais menos queridas, incentivando as crianças a adotar atitudes e comportamentos positivos em relação a elas.ABSTRACT The present report is part of the Supervised Teaching Practice course, of the Master’s in Teaching (Primary Education), at the Lisbon School of Education and offers a reflection on the entire route developed over practice intervention. In this report, there’s an integrated study that aimed: (i) to identify student’s perceptions and attitudes over ten unpopular vertebrates; (ii) to verify the relationship between those perceptions and attitudes as well as the desire to save them from the threat of extinction; (iii) to confirm the relevance of the teacher’s role in the (re)construction of students perceptions and attitudes towards animals. Besides personal motivations, the relevance of this issue arises from the fact that the diversity of the animal world is one of the contents of the Natural Sciences program of the 2nd Basic Education Cycle which students would handle throughout the school year. The study sample was composed by two groups of participants. The experimental group, which integrated seventeen students from the 5th grade class with whom we developed the Supervised Teaching Practice II. And a control group, formed by fifteen students from another class of the same year and school. The research was carried out in several phases. It began with the application of a questionnaire to both groups, which aimed to diagnose their perceptions and attitudes regarding the ten unpopular animals and to verify the three under-appreciated ones. This was followed by an intervention in order to (re)construct the perceptions about the involved animals and consequences of the animal species extinction. Finally, the initial questionnaire was once again applied to confirm possible changes and which assumed themselves as a result of the intervention. The results revealed that a well-structured intervention may be advantageous to enhance the image of the unpopular species, encouraging children to adopt positive attitudes and behaviors towards them.Almeida, AntónioRCIPLSilva, Teresa Raquel Ferreira Nobre da2015-10-30T11:46:03Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5307TID:201392240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:35.814636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aula
title Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aula
spellingShingle Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aula
Silva, Teresa Raquel Ferreira Nobre da
Perceção animal
Animais mal-afamados
Extinção de seres vivos
Perceptions animals
Unpopular animals
Extinction of living beings
title_short Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aula
title_full Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aula
title_fullStr Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aula
title_full_unstemmed Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aula
title_sort Das perceções das crianças sobre alguns animais mal-afamados à sua (re) construção em contexto de sala de aula
author Silva, Teresa Raquel Ferreira Nobre da
author_facet Silva, Teresa Raquel Ferreira Nobre da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Teresa Raquel Ferreira Nobre da
dc.subject.por.fl_str_mv Perceção animal
Animais mal-afamados
Extinção de seres vivos
Perceptions animals
Unpopular animals
Extinction of living beings
topic Perceção animal
Animais mal-afamados
Extinção de seres vivos
Perceptions animals
Unpopular animals
Extinction of living beings
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-30T11:46:03Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5307
TID:201392240
url http://hdl.handle.net/10400.21/5307
identifier_str_mv TID:201392240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133404271214592