A importância da abordagem da biodiversidade no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Raquel Alexandra Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2713
Resumo: O presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e encontra-se dividido em três capítulos: Enquadramento da PES, Trabalho de Investigação e a Reflexão Global da PES. É de extrema importância a abordagem da biodiversidade nas escolas para a sensibilização das gerações futuras para a conservação e respeito por toda a natureza e seres vivos. Assim, definiram-se três objetivos que orientaram o trabalho investigativo: (i) identificar e analisar os conhecimentos dos alunos sobre a biodiversidade (antes e após a implementação das atividades); (ii) implementar atividades que permitam aos alunos explorar o conceito de biodiversidade e conhecer os seres vivos do meio local e (iii) analisar a pertinência das atividades implementadas com os alunos participantes deste estudo. Para tal, desenvolveu-se um estudo com quinze alunos do 1.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos, de uma escola de Viana do Castelo, onde se aplicou uma proposta didática constituída por quatro atividades que introduziram, desenvolveram e exploraram o conceito de Biodiversidade. A metodologia é de natureza qualitativa, tendo utilizado como métodos e instrumentos de recolha de dados a observação participante, questionários, grupos focais, análise documental, gravações de áudio, fotografias e desenhos dos alunos. No final da intervenção constatou-se uma evolução nas ideias dos alunos. No geral, os alunos conseguiram distinguir seres vivos de seres não vivos, identificar as cadeias alimentares, mas mantiveram algumas dificuldades em relação à correspondência entre seres vivos e os meios onde se deslocam. Após a saída de campo, os alunos conseguiram distinguir seres vivos de seres não vivos, identificar as cadeias alimentares, mas mantiveram algumas dificuldades em relação à correspondência entre seres vivos e os meios onde se deslocam. Após a saída de campo, os alunos conseguiram identificar mais seres vivos que habitam numa praia rochosa.
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