Indicadores de acessibilidade ciclável: Estudo em Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84927 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
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Indicadores de acessibilidade ciclável: Estudo em CoimbraCycling acessibility indicators: A case study in CoimbraAcessibilidade CiclávelIndicadores de AcessibilidadeModos de Transportes suavesCycling AccessibilityAccessibility IndicatorsSoft Modes of TransportsDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaThe study of urban accessibility is an important factor in urban and transportation planning, which can be used as an instrument of public policies. This concept involves the interaction of a point of origin with multiple destinations, namely various types of equipment, and requires all pertinent information on the spatial distribution of the later (health equiment, education, entertainment, etc.).The present dissertation studies cycling accessibility in the city of Coimbra. Given the well-known importance of sustainable development, triggered by ecological and sustainability concerns, together with public health problems and urban quality of life in general, it is essential to encourage this and other soft (or active) modes of transports given their social, environmental and economic advantages. In order to assess the potential of Coimbra for the use of soft modes of transportation, four accessibility indicators were constructed. These indicators were calculated based on the vision of accessibility as disutility, using human effort as impedance to the various types of equipment, and taking into account that Coimbra is a hilly city. In the analysis, the location of urban facilities in Coimbra and its streets network were considered, and calculations were carried out in the ArcGIS GIS environment.The results were presented in colored map format, according to the accessibility of each location in the city. The analysis of the maps reveals that both centrality and hilliness influence the cycling accessibility of Coimbra. It was also possible to understand the reasons why there exist relatively central zones with lower (worst) values of accessibility. Finally, some suggestions are made to encourage the use of the bicycle.O estudo da acessibilidade em meio urbano é um fator importante no planeamento urbano e dos transportes, que pode ser usado como instrumento de políticas públicas. Este conceito envolve a interação de um ponto de origem com múltiplos pontos de destino, refentes aos vários tipos de equipamentos, sendo necessária toda a informação pertinente da distribuição espacial dos últimos (equipamentos de saúde, educação, entretenimento etc.).A presente dissertação estuda a acessibilidade ciclável na cidade de Coimbra. Dada a conhecida importância de um desenvolvimento sustentável, potenciada por preocupações ecológicas e de sustentabilidade, juntamente com os problemas de saúde pública e qualidade de vida urbana em geral, é essencial fomentar o uso deste e de outros modos de transportes suaves (ou ativos), dadas as suas vantagens sociais, ambientais e económicas. Assim, de forma a conseguir avaliar o potencial de Coimbra para uso destes modos suaves, procedeu-se à construção de quatro indicadores de acessibilidade. Estes indicadores foram calculados com base na visão da acessibilidade como desutilidade, usando o esforço humano como impedância aos vários tipos de equipamentos, e tendo em conta o facto de ser esta ser uma cidade declivosa. Na análise considerou-se a rede viária e a localização dos equipamentos, tendo sido efetuada toda a gestão da informação espacial, bem como os cálculos num ambiente SIG, o ArcGIS. Os resultados obtidos foram apresentados em formato de mapas coloridos, conforme a acessibilidade de cada localização na cidade. A análise desses mapas revela que tanto a centralidade como a declivosidade da cidade têm influência sobre a acessibilidade ciclável. Foi também possível perceber as razões pelas quais existem zonas relativamente centrais com menores (piores) valores de acessibilidade. Por fim, são feitas algumas sugestões que podem fomentar o uso da bicicleta.2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84927http://hdl.handle.net/10316/84927TID:202172538porRêgo, Rita Alexandra Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T15:01:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:25.439359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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