Desenvolvimento de competências especializadas à pessoa em situação crítica : segurança no cuidar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Joana Gomes Rafael
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35899
Resumo: Este relatório resulta de um percurso académico realizado no âmbito do 13.º Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, inserido na unidade curricular “Estágio Final e Relatório” e após a realização do estágio em dois contextos de prática clínica distintos, inicialmente num Serviço de Medicina Intensiva Polivalente, e posteriormente, numa Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, como requisito para a obtenção do grau de mestre nesta área de especialidade. Com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, sustentada em pesquisa bibliográfica, a elaboração deste documento pretendeu dar visibilidade às competências adquiridas e desenvolvidas ao longo deste percurso, centradas no cuidar a pessoa e família a vivenciar processos de doença crítica e/ou falência orgânica e, com particular enfoque, para a promoção de práticas de cuidados seguros com vista à excelência do cuidar em enfermagem. Este relatório inclui uma abordagem às competências desenvolvidas no estágio do 1.º ano deste curso, num Serviço de Urgência Polivalente; uma breve caracterização dos contextos de estágio da unidade curricular em questão e a descrição das principais atividades e reflexões experimentadas em contexto de prática clínica, com análise crítica às situações problema identificadas e à sugestão e implementação de estratégias de resolução, como contributo para a melhoria e qualidade dos cuidados prestados. Teve por base a concretização dos objetivos específicos previamente delineados no projeto de estágio e transversal aos dois contextos, estando organizado segundo os domínios das competências comuns do enfermeiro especialista. As atividades desenvolvidas foram de encontro às oportunidades de melhoria detetadas e consideradas pertinentes para os contextos em questão e destacam-se, no Serviço de Medicina Intensiva a realização de um questionário com o propósito de avaliar a perceção dos profissionais de enfermagem do serviço relativamente ao recurso a medidas de contenção mecânica no doente crítico. A sua aplicação permitiu efetuar uma caracterização local do tema em análise e culminou na elaboração de um trabalho intitulado “A contenção mecânica no doente crítico” relacionando a interpretação dos resultados à luz da evidência científica, o que propiciou a elaboração de uma formação sobre a temática em questão. Na Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, no sentido de sistematizar e uniformizar as práticas de cuidados na inserção e manutenção do cateter venoso central, foi elaborado uma lista de verificação do seu cumprimento com o intuito de introduzir este instrumento de vigilância das práticas nas atividades diárias desta unidade, tendo em vista a redução das taxas de infeção associada ao uso deste dispositivo e consequente garantia da segurança e melhoria da qualidade dos cuidados prestados. Todas estas intervenções foram sustentadas e fundamentadas na evidência científica atual resultante das revisões de literatura realizadas em bases de dados científicas, conducentes ao desenvolvimento individual e domínio do saber para o melhor fazer, contribuindo assim para uma prática de cuidados com vista à excelência e ganhos em saúde.
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Com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, sustentada em pesquisa bibliográfica, a elaboração deste documento pretendeu dar visibilidade às competências adquiridas e desenvolvidas ao longo deste percurso, centradas no cuidar a pessoa e família a vivenciar processos de doença crítica e/ou falência orgânica e, com particular enfoque, para a promoção de práticas de cuidados seguros com vista à excelência do cuidar em enfermagem. Este relatório inclui uma abordagem às competências desenvolvidas no estágio do 1.º ano deste curso, num Serviço de Urgência Polivalente; uma breve caracterização dos contextos de estágio da unidade curricular em questão e a descrição das principais atividades e reflexões experimentadas em contexto de prática clínica, com análise crítica às situações problema identificadas e à sugestão e implementação de estratégias de resolução, como contributo para a melhoria e qualidade dos cuidados prestados. Teve por base a concretização dos objetivos específicos previamente delineados no projeto de estágio e transversal aos dois contextos, estando organizado segundo os domínios das competências comuns do enfermeiro especialista. As atividades desenvolvidas foram de encontro às oportunidades de melhoria detetadas e consideradas pertinentes para os contextos em questão e destacam-se, no Serviço de Medicina Intensiva a realização de um questionário com o propósito de avaliar a perceção dos profissionais de enfermagem do serviço relativamente ao recurso a medidas de contenção mecânica no doente crítico. A sua aplicação permitiu efetuar uma caracterização local do tema em análise e culminou na elaboração de um trabalho intitulado “A contenção mecânica no doente crítico” relacionando a interpretação dos resultados à luz da evidência científica, o que propiciou a elaboração de uma formação sobre a temática em questão. Na Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, no sentido de sistematizar e uniformizar as práticas de cuidados na inserção e manutenção do cateter venoso central, foi elaborado uma lista de verificação do seu cumprimento com o intuito de introduzir este instrumento de vigilância das práticas nas atividades diárias desta unidade, tendo em vista a redução das taxas de infeção associada ao uso deste dispositivo e consequente garantia da segurança e melhoria da qualidade dos cuidados prestados. Todas estas intervenções foram sustentadas e fundamentadas na evidência científica atual resultante das revisões de literatura realizadas em bases de dados científicas, conducentes ao desenvolvimento individual e domínio do saber para o melhor fazer, contribuindo assim para uma prática de cuidados com vista à excelência e ganhos em saúde.This report is the result of an academic path that was accomplished in the scope of the 13th Master Degree with Specialization in Medical-Surgical Nursing, inserted in the curricular unity “Final Internship and Report”, and after the accomplishment of the internship in two distinct contexts of clinical practice, first in a Multipurpose Intensive Medicine Unit, and lastly in a Cardiac Intensive Care Unit , as a requisition for the attainment of the master degree in this area of specialization. Resorting to a descriptive, analytical, and reflective methodology, sustained by bibliographic research, the drafting of this document has the goal of giving visibility to the acquired and developed skills throughout this path, focused on the caring of the person and family that are experiencing critical illness and/or organ failure processes, and with a main focus in the promotion of safety care practices, aiming for excellence of caring in nursing. This report includes an approach to the developed skills in the 1st year internship of this degree, in a Multipurpose Emergency Room Unit; a brief description of the internship contexts of the aforementioned curricular unit, and the description of the main activities and reflections experienced in clinical practice context, with a critical analysis of the identified problematic situations, and the suggestion and implementation of resolution strategies, as a contribution for the improvement and quality of the care provided. It had as a baseline the fulfillment of the specific goals previously established in the internship project and cross-cutting to both contexts, as it is organized according to the dominions of the common skills of the specialist nurse. The undertaken activities met the detected improvement opportunities, considered pertinent for the contexts at hand, standing out the survey created in the Intensive Medicine Unit with the purpose of evaluating the perception of nursing professionals of that unit when it comes to resort to mechanical restraint measures on the critical patient. Its application allowed a local profiling of the theme that is under analysis and culminated in the creation of a document entitled “The mechanical restraint on the critical patient”, linking the interpretation of the results under the scientific evidence, which allowed the elaboration of a training about the theme at hand. In the Cardiac Intensive Care Unit, regarding the systematization and standardization of the care practice in inserting and maintaining a central venous catheter, it was created a checklist of the correct procedure, that has the goal to introduce this monitoring instrument in the daily activities of this unit, in order to reduce the infection rates associated with the use of this device, and consequentially assure a safety warranty and improvement of quality in the care given. All these interventions were supported and underpinned with the current scientific evidence, and consequential literature reviews performed in scientific data bases, that led to the individual development, the mastery of knowledge to better do it, thus adding to a care practice aiming for excellency and gains in health.Ferreira, Maria Amélia DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Joana Gomes Rafael2022-11-10T01:30:28Z2021-10-182021-072021-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35899TID:202781836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:09.375305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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