Um percurso na aquisição de competências especializadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintela, Carlos Manuel Borges
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31551
Resumo: O presente relatório encontra-se inserido no âmbito da unidade curricular, Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica da Universidade Católica Portuguesa, do Instituto de Ciências da Saúde. Este trabalho incide sobre o estágio realizado na Unidade de Cuidados Intensivos de um hospital central da região metropolitana do Porto e no Instituto Nacional de Emergência Médica, Delegação Regional do Norte. O relatório tem como objetivo primordial a aquisição de competências de Enfermeiro Especialista no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica. Pretendo com este relatório expor uma análise críticoreflexiva das competências do Enfermeiro Especialista em contexto de estágio, atendendo aos objetivos indicados no guia de estágio da Universidade Católica Portuguesa e organizadas por domínios de competências comuns do Enfermeiro Especialista. No domínio ético legal, enfoca o respeito pelo direito e defesa da dignidade humana do doente e sua família, na análise crítico-reflexiva de questões éticas no âmbito do exercício de cuidados ao doente crítico. No domínio da melhoria da qualidade, aborda a gestão do risco, prevenção e controlo de infeção associado aos cuidados de saúde, bem como a segurança e proteção dos enfermeiros na exposição ocupacional aos exames radiológicos dos seus doentes. No domínio da gestão dos cuidados, reflete a necessidade de gestão de recursos humanos e materiais de forma eficiente, a importância do saber ser e estar no âmbito da integração em equipa, bem como a necessidade de competências comunicacionais que sejam facilitadoras de processos terapêuticos com o doente e sua família. No âmbito das aprendizagens profissionais, incide na necessidade de desenvolver o autoconhecimento no projeto formativo da profissão de forma contínua. A elaboração do relatório foi assente numa metodologia descritiva, com abordagem crítico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, apoiada nos conhecimentos lecionados no curso e complementada com a minha experiência profissional. Realizo um balanço sobre o processo de aprendizagem percorrido à luz das competências adquiridas, bem como novos horizontes avistados e perspetivas futuras no desenvolvimento pessoal e profissional da disciplina de Enfermagem.
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Pretendo com este relatório expor uma análise críticoreflexiva das competências do Enfermeiro Especialista em contexto de estágio, atendendo aos objetivos indicados no guia de estágio da Universidade Católica Portuguesa e organizadas por domínios de competências comuns do Enfermeiro Especialista. No domínio ético legal, enfoca o respeito pelo direito e defesa da dignidade humana do doente e sua família, na análise crítico-reflexiva de questões éticas no âmbito do exercício de cuidados ao doente crítico. No domínio da melhoria da qualidade, aborda a gestão do risco, prevenção e controlo de infeção associado aos cuidados de saúde, bem como a segurança e proteção dos enfermeiros na exposição ocupacional aos exames radiológicos dos seus doentes. No domínio da gestão dos cuidados, reflete a necessidade de gestão de recursos humanos e materiais de forma eficiente, a importância do saber ser e estar no âmbito da integração em equipa, bem como a necessidade de competências comunicacionais que sejam facilitadoras de processos terapêuticos com o doente e sua família. No âmbito das aprendizagens profissionais, incide na necessidade de desenvolver o autoconhecimento no projeto formativo da profissão de forma contínua. A elaboração do relatório foi assente numa metodologia descritiva, com abordagem crítico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, apoiada nos conhecimentos lecionados no curso e complementada com a minha experiência profissional. Realizo um balanço sobre o processo de aprendizagem percorrido à luz das competências adquiridas, bem como novos horizontes avistados e perspetivas futuras no desenvolvimento pessoal e profissional da disciplina de Enfermagem.The present report falls within the scope of the Final Internship and Report curricular unit of the Master's Degree in Medical-Surgical Nursing at the Institute of Health Sciences of the Universidade Católica Portuguesa. It focuses on my internships at the Intensive Care Unit of a central hospital of the Porto Metropolitan Area and at the National Institute of Medical Emergency, North Regional Delegation. The main objective of this report is to acquire the skills of Specialist Nurse within the scope of the Master’s Degree in Nursing with a specialisation in Medical-Surgical Nursing. This reports aims at providing a critical-reflexive analysis of the skills of the Specialist Nurse within the scope of an internship, meeting the objectives defined in the internship guide of the Universidade Católica Portuguesa. These skills are sorted according to the core domains of competencies of the Specialist Nurse. Ethically and legally, it focuses on the respect for the right to, and defence of, the human dignity of the patient and their family, on the critical-reflexive analysis of ethical issues in the care of the critical patient. Concerning quality improvement, it addresses risk management, the prevention and control of infection associated with health care, as well as the safety and protection of nurses regarding occupational exposure to the radiological examinations of their patients. When it comes to care management, it reflects on the need to manage human and material resources efficiently, on the importance of knowing how to be a part of a team, as well as the need for communication skills that facilitate therapeutic processes with the patient and their family. Regarding professional learning, it focuses on the need to continuously develop self-knowledge in the training project of the nursing profession. This report follows a descriptive methodology with a critical-reflexive approach. It is based on bibliographical research and supported by the knowledge provided in the course and complemented by my own professional experience. I evaluate the learning process in light of the skills acquired, as well as new prospects sighted and future perspectives in the personal and professional developments of the Nursing discipline.Ferreira, Maria Amélia DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaQuintela, Carlos Manuel Borges2021-01-05T09:55:38Z2019-07-2720192019-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31551TID:202299686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:23.966398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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