Marcas e arte urbana apropriação de street art em estratégias de marketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3625 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objecto de estudo a apropriação da estética da arte urbana por empresas, nas suas estratégias de marketing. Pretendeu-se mostrar as motivações que levaram as cinco marcas analisadas (adidas, Nike, Pampero, Opel e Nissan) a utilizar elementos desta expressão artística em produtos, publicidade e em acções de comunicação. De igual modo, procurou-se medir o nível de impacto dessas estratégias de marketing nos consumidores, relativamente à atitude (afinidade com a marca) e ao comportamento (compra efectiva de produtos da marca). As campanhas de marketing analisadas foram estudadas dentro do panorama português, tendo em conta, no entanto, que estas mesmas campanhas são aplicadas internacionalmente. O estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas recolhidas nas agências publicitárias responsáveis pela criação e/ou aplicação das campanhas, assim como pela gestão de imagem das marcas referidas. Conjuntamente, foi realizado um estudo de mercado, através de um inquérito, focando o envolvimento dos consumidores com marcas e produtos, assim como a intenção de compra. Este trabalho ambiciona contribuir para interpretação deste fenómeno crescente, em que cada vez mais empresas se aproximam da estética da arte de rua para potenciar, de alguma forma, a sua comunicação. |
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O presente trabalho tem como objecto de estudo a apropriação da estética da arte urbana por empresas, nas suas estratégias de marketing. Pretendeu-se mostrar as motivações que levaram as cinco marcas analisadas (adidas, Nike, Pampero, Opel e Nissan) a utilizar elementos desta expressão artística em produtos, publicidade e em acções de comunicação. De igual modo, procurou-se medir o nível de impacto dessas estratégias de marketing nos consumidores, relativamente à atitude (afinidade com a marca) e ao comportamento (compra efectiva de produtos da marca). As campanhas de marketing analisadas foram estudadas dentro do panorama português, tendo em conta, no entanto, que estas mesmas campanhas são aplicadas internacionalmente. O estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas recolhidas nas agências publicitárias responsáveis pela criação e/ou aplicação das campanhas, assim como pela gestão de imagem das marcas referidas. Conjuntamente, foi realizado um estudo de mercado, através de um inquérito, focando o envolvimento dos consumidores com marcas e produtos, assim como a intenção de compra. Este trabalho ambiciona contribuir para interpretação deste fenómeno crescente, em que cada vez mais empresas se aproximam da estética da arte de rua para potenciar, de alguma forma, a sua comunicação. |
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