A aprendizagem do filosofar através do texto poético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sara Tiago
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/37825
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_962ebad0440563a7cb2eed57a994ff9c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37825
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem do filosofar através do texto poéticoThe learning of philosophize through the poetic textRelatório de estágioEnsino-aprendizagemPoesiaFilosofiaTraining reportTeaching and learningPoetryPhilosophy19:372.819372.819:19Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho, intitulado A Aprendizagem do Filosofar através do Texto Poético, é o relatório de estágio profissional concretizado na turma 10ºC da Escola Secundária de Alberto Sampaio, em Braga, durante o ano letivo 2013-2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário. O mesmo pretende mostrar que os poemas podem promover nos estudantes a desenvoltura do sentido crítico e da capacidade de problematização inerentes ao filosofar. Afinal, filosofia e poesia tratam de assuntos semelhantes respeitantes à vida humana e, por isso, podem muito bem caminhar juntas na estrada do ensino-aprendizagem. As aulas lecionadas em torno dos valores, ética, direito, política, estética e problemas do mundo contemporâneo foram, pois, conduzidas no sentido de despertar a consciência filosófica dos alunos através de textos poéticos prontos a promover interpretações e a desvelar sentidos. Este relatório pretende, numa primeira parte, revelar aos leitores alguns pensamentos de autores que se dedicaram a pensar a poesia de um ponto de vista filosófico, oferecendo assim uma fundamentação científica à tese supramencionada; numa segunda parte, será dada a conhecer a forma como o projeto foi posto em prática, na sala de aula, e será feita uma avaliação sobre a sua realização.This work, entitled The Learning of Philosophize through the Poetic Text , is the report of traineeship achieved in 10 º C High School class of Alberto Sampaio, in Braga, during the school year 2013-2014 in the framework of the Master of Teaching Philosophy on High School. It is intended to show that poems can foster a critical sense of resourcefulness and the ability to problem-inherent to philosophize in students. After all, philosophy and poetry deal with similar issues relating to human life and, therefore, may well walk together on the road of teaching and learning. Classes taught around the values, ethics, law, politics, aesthetics, and problems of the contemporary world were therefore conducted in order to arouse the philosophical conscience of students through readings of poetic texts which are ready to promote interpretations and uncover meanings. In its first part this report is intended to reveal to readers some thoughts of authors who have dedicated themselves to think poetry in a philosophical point of view, thus providing a scientific rationale to the above argument; a second part will describe how the project was put into practice in the classroom, and give an evaluation of its implementation.Casulo, José Carlos de OliveiraUniversidade do MinhoGonçalves, Sara Tiago20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/37825por201513277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:47.710589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem do filosofar através do texto poético
The learning of philosophize through the poetic text
title A aprendizagem do filosofar através do texto poético
spellingShingle A aprendizagem do filosofar através do texto poético
Gonçalves, Sara Tiago
Relatório de estágio
Ensino-aprendizagem
Poesia
Filosofia
Training report
Teaching and learning
Poetry
Philosophy
19:372.819
372.819:19
Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aprendizagem do filosofar através do texto poético
title_full A aprendizagem do filosofar através do texto poético
title_fullStr A aprendizagem do filosofar através do texto poético
title_full_unstemmed A aprendizagem do filosofar através do texto poético
title_sort A aprendizagem do filosofar através do texto poético
author Gonçalves, Sara Tiago
author_facet Gonçalves, Sara Tiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casulo, José Carlos de Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sara Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio
Ensino-aprendizagem
Poesia
Filosofia
Training report
Teaching and learning
Poetry
Philosophy
19:372.819
372.819:19
Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Relatório de estágio
Ensino-aprendizagem
Poesia
Filosofia
Training report
Teaching and learning
Poetry
Philosophy
19:372.819
372.819:19
Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/37825
url https://hdl.handle.net/1822/37825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132631014572033