“Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batoréo, Hanna
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pires, Angelina, Macedo, Isabel, Casadinho, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12165
Resumo: No princípio do nosso século, na sequência de uma nova vaga de estudos em Linguística Cognitiva, tem vindo a surgir nova investigação que pretende determinar regularidades estruturais do funcionamento das línguas em que se defende que a estrutura do léxico apresenta regularidades em função dos factores de conceptualização funcional da actividade humana, tais como, por exemplo, o tipo de ambiente em que o movimento é efectuado. Tendo em conta este parâmetro, distingue-se, em termos latos, entre o movimento efectuado no meio aéreo, aquático ou terrestre. Assim, por exemplo, Lander, Maisak & Rakhilina (2005), sendo posteriormente seguidos por Divjak & Lemmens (2007) e Arad (2007), defendem que o movimento efectuado em água (e, por extensão, em qualquer tipo de líquido) – designado em termos genéricos por AQUA-motion – pode ser definido em termos estruturais em função de marcos específicos tais como a Figura em movimento, o Fundo em relação ao qual a Figura se desloca, o carácter activo/passivo do movimento, existência de contacto entre os dois, etc. O presente estudo pretende contribuir para esta área de investigação relativa ao Português Europeu (com três projectos de dissertações de mestrado propostos à Universidade Aberta).
id RCAP_9632fc45a53f157b5e1ef7d8e6b402bc
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)Português europeuMovimento em água (AQUA-Motion)Expressão do espaçoTipologia lexicalTipologia linguísticaPadrões de lexicalizaçãoLinguística cognitivaNo princípio do nosso século, na sequência de uma nova vaga de estudos em Linguística Cognitiva, tem vindo a surgir nova investigação que pretende determinar regularidades estruturais do funcionamento das línguas em que se defende que a estrutura do léxico apresenta regularidades em função dos factores de conceptualização funcional da actividade humana, tais como, por exemplo, o tipo de ambiente em que o movimento é efectuado. Tendo em conta este parâmetro, distingue-se, em termos latos, entre o movimento efectuado no meio aéreo, aquático ou terrestre. Assim, por exemplo, Lander, Maisak & Rakhilina (2005), sendo posteriormente seguidos por Divjak & Lemmens (2007) e Arad (2007), defendem que o movimento efectuado em água (e, por extensão, em qualquer tipo de líquido) – designado em termos genéricos por AQUA-motion – pode ser definido em termos estruturais em função de marcos específicos tais como a Figura em movimento, o Fundo em relação ao qual a Figura se desloca, o carácter activo/passivo do movimento, existência de contacto entre os dois, etc. O presente estudo pretende contribuir para esta área de investigação relativa ao Português Europeu (com três projectos de dissertações de mestrado propostos à Universidade Aberta).Associação Portuguesa de Linguística e Faculdade de Letras de CoimbraRepositório AbertoBatoréo, HannaPires, AngelinaMacedo, IsabelCasadinho, Margarida2022-09-15T08:47:42Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12165porBATORÉO, Hanna, Angelina PIRES, Isabel MACEDO & Margarida CASADINHO. 2006. “Claro como água!” – Contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion). Textos Seleccionados da Associação Portuguesa de Linguística. XXII Encontro Nacional da APL. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.127-140.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:48Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:31.608493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)
title “Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)
spellingShingle “Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)
Batoréo, Hanna
Português europeu
Movimento em água (AQUA-Motion)
Expressão do espaço
Tipologia lexical
Tipologia linguística
Padrões de lexicalização
Linguística cognitiva
title_short “Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)
title_full “Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)
title_fullStr “Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)
title_full_unstemmed “Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)
title_sort “Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)
author Batoréo, Hanna
author_facet Batoréo, Hanna
Pires, Angelina
Macedo, Isabel
Casadinho, Margarida
author_role author
author2 Pires, Angelina
Macedo, Isabel
Casadinho, Margarida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Batoréo, Hanna
Pires, Angelina
Macedo, Isabel
Casadinho, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Português europeu
Movimento em água (AQUA-Motion)
Expressão do espaço
Tipologia lexical
Tipologia linguística
Padrões de lexicalização
Linguística cognitiva
topic Português europeu
Movimento em água (AQUA-Motion)
Expressão do espaço
Tipologia lexical
Tipologia linguística
Padrões de lexicalização
Linguística cognitiva
description No princípio do nosso século, na sequência de uma nova vaga de estudos em Linguística Cognitiva, tem vindo a surgir nova investigação que pretende determinar regularidades estruturais do funcionamento das línguas em que se defende que a estrutura do léxico apresenta regularidades em função dos factores de conceptualização funcional da actividade humana, tais como, por exemplo, o tipo de ambiente em que o movimento é efectuado. Tendo em conta este parâmetro, distingue-se, em termos latos, entre o movimento efectuado no meio aéreo, aquático ou terrestre. Assim, por exemplo, Lander, Maisak & Rakhilina (2005), sendo posteriormente seguidos por Divjak & Lemmens (2007) e Arad (2007), defendem que o movimento efectuado em água (e, por extensão, em qualquer tipo de líquido) – designado em termos genéricos por AQUA-motion – pode ser definido em termos estruturais em função de marcos específicos tais como a Figura em movimento, o Fundo em relação ao qual a Figura se desloca, o carácter activo/passivo do movimento, existência de contacto entre os dois, etc. O presente estudo pretende contribuir para esta área de investigação relativa ao Português Europeu (com três projectos de dissertações de mestrado propostos à Universidade Aberta).
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2022-09-15T08:47:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12165
url http://hdl.handle.net/10400.2/12165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BATORÉO, Hanna, Angelina PIRES, Isabel MACEDO & Margarida CASADINHO. 2006. “Claro como água!” – Contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion). Textos Seleccionados da Associação Portuguesa de Linguística. XXII Encontro Nacional da APL. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.127-140.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Linguística e Faculdade de Letras de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Linguística e Faculdade de Letras de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135106524250112