A promoção do desenvolvimento motor em creche e consciencialização do meio ambiente no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89403 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
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A promoção do desenvolvimento motor em creche e consciencialização do meio ambiente no jardim de infânciaThe promotion of motor development in day care and environmental awareness in kindergardenConhecimento do mundoDesenvolvimento motorPré-escolarKnowledge of the worldMotor developmentPreschoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, este desenvolveu-se em torno dos projetos de intervenção pedagógica em creche e no ensino o Pré-escolar. Para o desenvolvimento dos projetos foram desenvolvidas estratégias, para promover o desenvolvimento motor, bem como para despertar e sensibilizar as crianças para o meio ambiente. O modelo pedagógico que foi utilizado na instituição nas intervenções pedagógicas foi o modelo pedagógico de High scope. Esta intervenção pedagógica, nos dois contextos, permitiu ir de encontro aos interesses das crianças, proporcionando a exploração de forma lúdica dos materiais, despertando a curiosidade de aprender e saber mais. Ao longo deste relatório descrevemos os resultados e as aprendizagens realizadas pelas crianças que foram sendo evidentes ao longo da implementação dos projetos. A reflexão e análise deste demostra o contributo que a criação e o desenvolvimento dos projetos, teve para a aprendizagem das crianças. Como futura educadora, este trabalho contribuiu para o meu desenvolvimento na profissão que irei desempenhar.The present report was carried out within the framework of the Curricular Unit of Master’s degree in Preschool Education, and it has developed around pedagogic intervention projects in daycare centers and preschools. For the development of the projects, strategies were created to promote motor development, as well as to awake and raise children's awareness of the environment. The pedagogic model used in the pedagogic interventions in the institution was the High scope pedagogic model. This pedagogic intervention in both contexts allowed to meet the children’s interests, providing a lucid exploration of materials, arousing curiosity to learn and know more. Throughout the report, it will describe the evident results and learning acquired by the children during the implementation of the projects. The reflection and analysis show the impact that the project creation and development had on their learning. As a future teacher, this work contributed to my development in the profession that I will perform.Pereira, BeatrizUniversidade do MinhoMachado, Tânia Marisa Soares2022-06-142022-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89403por203545184info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:04.986250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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