Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Margarida Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28067
Resumo: Desde o nascimento que o ser humano vive num mundo no qual as competências comunicativas desempenham um papel preponderante para o seu desenvolvimento. Muito cedo, a criança necessita de estar exposta a comportamentos e a interações sociais, verbais e não verbais, cabendo ao adulto a iniciativa da interação, interpretação e resposta às suas atitudes e solicitações. Por conseguinte, a criança torna-se capaz de receber, transformar e transmitir informação através da comunicação. Este projeto foi realizado num contexto no qual existia uma criança de três anos com Trissomia 21 e que apresentava, segundo o relatório consultado, “um atraso do desenvolvimento da linguagem com um maior comprometimento a nível expressivo”. Neste âmbito, a intervenção assumiu um caráter de estudo caso e centrou-se no desenvolvimento das competências linguísticas, aos níveis da compreensão e da expressão, através do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação (SAAC) - Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC) – usado em situação de jogo. Foi elaborado um plano de intervenção com o intuito de se aplicar um conjunto de estratégias criativas, apelativas e diversificadas (atividades lúdicas), para desenvolver as competências comunicativas e linguísticas da criança com Trissomia 21. Pôde-se concluir que foi uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento das competências comunicativas e linguísticas da criança acima referida, estimulando e motivando-a para a aprendizagem.
id RCAP_9634baac3a34f0e66fc59f9a929e8b68
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28067
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21Trissomia 21Competências Linguísticassistema Aumentativo e Alternativo de ComunicaçãoDesde o nascimento que o ser humano vive num mundo no qual as competências comunicativas desempenham um papel preponderante para o seu desenvolvimento. Muito cedo, a criança necessita de estar exposta a comportamentos e a interações sociais, verbais e não verbais, cabendo ao adulto a iniciativa da interação, interpretação e resposta às suas atitudes e solicitações. Por conseguinte, a criança torna-se capaz de receber, transformar e transmitir informação através da comunicação. Este projeto foi realizado num contexto no qual existia uma criança de três anos com Trissomia 21 e que apresentava, segundo o relatório consultado, “um atraso do desenvolvimento da linguagem com um maior comprometimento a nível expressivo”. Neste âmbito, a intervenção assumiu um caráter de estudo caso e centrou-se no desenvolvimento das competências linguísticas, aos níveis da compreensão e da expressão, através do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação (SAAC) - Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC) – usado em situação de jogo. Foi elaborado um plano de intervenção com o intuito de se aplicar um conjunto de estratégias criativas, apelativas e diversificadas (atividades lúdicas), para desenvolver as competências comunicativas e linguísticas da criança com Trissomia 21. Pôde-se concluir que foi uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento das competências comunicativas e linguísticas da criança acima referida, estimulando e motivando-a para a aprendizagem.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumCarvalho, Ana Margarida Marques2019-03-14T11:38:10Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28067202173054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:28.711738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21
title Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21
spellingShingle Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21
Carvalho, Ana Margarida Marques
Trissomia 21
Competências Linguísticas
sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação
title_short Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21
title_full Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21
title_fullStr Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21
title_full_unstemmed Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21
title_sort Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21
author Carvalho, Ana Margarida Marques
author_facet Carvalho, Ana Margarida Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Margarida Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Trissomia 21
Competências Linguísticas
sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação
topic Trissomia 21
Competências Linguísticas
sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação
description Desde o nascimento que o ser humano vive num mundo no qual as competências comunicativas desempenham um papel preponderante para o seu desenvolvimento. Muito cedo, a criança necessita de estar exposta a comportamentos e a interações sociais, verbais e não verbais, cabendo ao adulto a iniciativa da interação, interpretação e resposta às suas atitudes e solicitações. Por conseguinte, a criança torna-se capaz de receber, transformar e transmitir informação através da comunicação. Este projeto foi realizado num contexto no qual existia uma criança de três anos com Trissomia 21 e que apresentava, segundo o relatório consultado, “um atraso do desenvolvimento da linguagem com um maior comprometimento a nível expressivo”. Neste âmbito, a intervenção assumiu um caráter de estudo caso e centrou-se no desenvolvimento das competências linguísticas, aos níveis da compreensão e da expressão, através do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação (SAAC) - Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC) – usado em situação de jogo. Foi elaborado um plano de intervenção com o intuito de se aplicar um conjunto de estratégias criativas, apelativas e diversificadas (atividades lúdicas), para desenvolver as competências comunicativas e linguísticas da criança com Trissomia 21. Pôde-se concluir que foi uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento das competências comunicativas e linguísticas da criança acima referida, estimulando e motivando-a para a aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14T11:38:10Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28067
202173054
url http://hdl.handle.net/10400.26/28067
identifier_str_mv 202173054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130027681382400