Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28067 |
Resumo: | Desde o nascimento que o ser humano vive num mundo no qual as competências comunicativas desempenham um papel preponderante para o seu desenvolvimento. Muito cedo, a criança necessita de estar exposta a comportamentos e a interações sociais, verbais e não verbais, cabendo ao adulto a iniciativa da interação, interpretação e resposta às suas atitudes e solicitações. Por conseguinte, a criança torna-se capaz de receber, transformar e transmitir informação através da comunicação. Este projeto foi realizado num contexto no qual existia uma criança de três anos com Trissomia 21 e que apresentava, segundo o relatório consultado, “um atraso do desenvolvimento da linguagem com um maior comprometimento a nível expressivo”. Neste âmbito, a intervenção assumiu um caráter de estudo caso e centrou-se no desenvolvimento das competências linguísticas, aos níveis da compreensão e da expressão, através do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação (SAAC) - Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC) – usado em situação de jogo. Foi elaborado um plano de intervenção com o intuito de se aplicar um conjunto de estratégias criativas, apelativas e diversificadas (atividades lúdicas), para desenvolver as competências comunicativas e linguísticas da criança com Trissomia 21. Pôde-se concluir que foi uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento das competências comunicativas e linguísticas da criança acima referida, estimulando e motivando-a para a aprendizagem. |
id |
RCAP_9634baac3a34f0e66fc59f9a929e8b68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28067 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21Trissomia 21Competências Linguísticassistema Aumentativo e Alternativo de ComunicaçãoDesde o nascimento que o ser humano vive num mundo no qual as competências comunicativas desempenham um papel preponderante para o seu desenvolvimento. Muito cedo, a criança necessita de estar exposta a comportamentos e a interações sociais, verbais e não verbais, cabendo ao adulto a iniciativa da interação, interpretação e resposta às suas atitudes e solicitações. Por conseguinte, a criança torna-se capaz de receber, transformar e transmitir informação através da comunicação. Este projeto foi realizado num contexto no qual existia uma criança de três anos com Trissomia 21 e que apresentava, segundo o relatório consultado, “um atraso do desenvolvimento da linguagem com um maior comprometimento a nível expressivo”. Neste âmbito, a intervenção assumiu um caráter de estudo caso e centrou-se no desenvolvimento das competências linguísticas, aos níveis da compreensão e da expressão, através do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação (SAAC) - Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC) – usado em situação de jogo. Foi elaborado um plano de intervenção com o intuito de se aplicar um conjunto de estratégias criativas, apelativas e diversificadas (atividades lúdicas), para desenvolver as competências comunicativas e linguísticas da criança com Trissomia 21. Pôde-se concluir que foi uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento das competências comunicativas e linguísticas da criança acima referida, estimulando e motivando-a para a aprendizagem.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumCarvalho, Ana Margarida Marques2019-03-14T11:38:10Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28067202173054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:28.711738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21 |
title |
Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21 |
spellingShingle |
Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21 Carvalho, Ana Margarida Marques Trissomia 21 Competências Linguísticas sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação |
title_short |
Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21 |
title_full |
Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21 |
title_fullStr |
Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21 |
title_full_unstemmed |
Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21 |
title_sort |
Competências comunicativas e linguísticas de uma criança com trissomia 21 |
author |
Carvalho, Ana Margarida Marques |
author_facet |
Carvalho, Ana Margarida Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Margarida Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trissomia 21 Competências Linguísticas sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação |
topic |
Trissomia 21 Competências Linguísticas sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação |
description |
Desde o nascimento que o ser humano vive num mundo no qual as competências comunicativas desempenham um papel preponderante para o seu desenvolvimento. Muito cedo, a criança necessita de estar exposta a comportamentos e a interações sociais, verbais e não verbais, cabendo ao adulto a iniciativa da interação, interpretação e resposta às suas atitudes e solicitações. Por conseguinte, a criança torna-se capaz de receber, transformar e transmitir informação através da comunicação. Este projeto foi realizado num contexto no qual existia uma criança de três anos com Trissomia 21 e que apresentava, segundo o relatório consultado, “um atraso do desenvolvimento da linguagem com um maior comprometimento a nível expressivo”. Neste âmbito, a intervenção assumiu um caráter de estudo caso e centrou-se no desenvolvimento das competências linguísticas, aos níveis da compreensão e da expressão, através do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação (SAAC) - Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC) – usado em situação de jogo. Foi elaborado um plano de intervenção com o intuito de se aplicar um conjunto de estratégias criativas, apelativas e diversificadas (atividades lúdicas), para desenvolver as competências comunicativas e linguísticas da criança com Trissomia 21. Pôde-se concluir que foi uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento das competências comunicativas e linguísticas da criança acima referida, estimulando e motivando-a para a aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-14T11:38:10Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28067 202173054 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28067 |
identifier_str_mv |
202173054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130027681382400 |