Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Beatriz Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/7018
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica
id RCAP_964918c4b34b63ba388a73ddaf72aad4
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportivaPsicologiaPsicologia clínicaCrianças - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional - Práticas desportivaseste psicológico - Questionário sociodemográficoTeste psicológico - Questionário de Regulação EmocionalTeste psicológico - Escala de Competências sociais K-6Dissertação de mestrado em Psicologia ClínicaExame público realizado em 10 de julho de 2023, às 9HAs competências de regulação emocional e sociais são dimensões estruturantes na gestão dos desafios associados ao contexto desportivo. Afigura-se, assim, relevante aprofundar a compreensão sobre a associação entre estas duas dimensões. Este estudo teve como objetivo aferir se a regulação emocional e a labilidade negativa se encontravam associadas às competências sociais de crianças em idade escolar que praticavam desporto federado. Visou, também, analisar as diferenças na regulação emocional e na labilidade negativa e nas competências sociais, em função da idade, do escalão desportivo e do número de anos de prática da modalidade. Participaram, neste estudo, 106 crianças do sexo masculino, entre os 7 e os 11 anos (M = 9.04; DP = 1.31), que praticavam futebol, numa academia do norte de Portugal. As competências de regulação emocional e as competências sociais foram avaliadas com as versões portuguesas do Emotion Regulation Checklist (ERC) e a forma para professores/as do Social Skills Rating System (ECS K-6), respetivamente. Não foram observadas diferenças na regulação emocional, na labilidade negativa e nas competências sociais, em função do grupo etário (i.e., 6-8 anos; 9-11 anos). Não se verificaram, também, associações estatisticamente significativas destas três dimensões, da idade e dos anos de prática desportiva com as competências sociais. Contudo, observou-se que as crianças pertencentes a escalões mais avançados apresentavam competências sociais mais frágeis, sobretudo no que concerne à cooperação. Estes resultados enfatizam a importância de implementar intervenções dirigidas à promoção das competências sociais para prevenir e/ou atenuar os efeitos adversos inerentes à competitividade que caraterizam o contexto desportivo.Emotion regulation and social skills are key dimensions to effectively address the challenges associated with sports context. Hence, it is important to further understand the relationship between these two dimensions. This study aimed to assess the association of emotional regulation and negative lability with social skills in school-aged children who were engaged in federated sports. It also aimed to analyse the differences in emotional regulation, negative lability, and social skills, according to age, sport level, and number of years of sport’s practice. Participants were 106 boys, aged between 7 and 11 years old (M = 9.04; SD = 1.31), who played soccer at an academy in the north of Portugal. To assess children's emotion regulation skills and social skills, the Portuguese versions of the Emotion Regulation Checklist (ERC) and the teacher form of the Social Skills Rating System K-6 (ECS K-6) were used, respectively. There were no statistically significant differences in emotion regulation, negative lability, and social competences, regarding the age group (6-8 years-old; 9-11 years-old). Any statistically significant associations of these three dimensions, child’s age, and years of sport’s practice with social skills were also observed. Nevertheless, children who were members of groups associated with higher levels of competition exhibited weaker social skills, especially regarding cooperation. These results highlight the importance of implementing interventions to promote social skills, in sports context, to prevent and/or mitigate the adverse effects associated with the demands of this context.2023-07-19T12:36:10Z2023-07-192022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/7018http://hdl.handle.net/11067/7018TID:203330072porCosta, Ana Beatriz Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:10Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:30.437359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
title Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
spellingShingle Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
Costa, Ana Beatriz Almeida
Psicologia
Psicologia clínica
Crianças - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional - Práticas desportivas
este psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Questionário de Regulação Emocional
Teste psicológico - Escala de Competências sociais K-6
title_short Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
title_full Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
title_fullStr Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
title_full_unstemmed Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
title_sort Regulação emocional, labilidade negativa e competências sociais em crianças envolvidas na prática desportiva
author Costa, Ana Beatriz Almeida
author_facet Costa, Ana Beatriz Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Beatriz Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia clínica
Crianças - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional - Práticas desportivas
este psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Questionário de Regulação Emocional
Teste psicológico - Escala de Competências sociais K-6
topic Psicologia
Psicologia clínica
Crianças - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional - Práticas desportivas
este psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Questionário de Regulação Emocional
Teste psicológico - Escala de Competências sociais K-6
description Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2023-07-19T12:36:10Z
2023-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/7018
http://hdl.handle.net/11067/7018
TID:203330072
url http://hdl.handle.net/11067/7018
identifier_str_mv TID:203330072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136765230972928