Os Efeitos do Cheiro a Limão Sobre a Indução de Emoções Por Estímulos Visuais e Auditivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Dina Raquel Moura
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5053
Resumo: O marketing sensorial surgiu como uma resposta ao marketing tradicional para responder às necessidades do mercado relativamente ao comportamento do consumidor. Entre os cinco sentidos, o olfato está entre os menos explorados. No entanto, existem vários estudos que demonstram a sua influência. Nesta dissertação, apresentamos uma investigação que estuda a influência do aroma a citrinos sobre os sentimentos expressos após a visualização de curtos excertos audiovisuais indutores de emoções. Par tal, estabelecemos duas condições experimentais onde se manipulou o cheiro ambiente. Os sentimentos expressos e a intensidade sentida dos participantes foram recolhidos através de questionários. Para responderem às questões, os participantes podiam usar os computadores, telemóveis e tablets, tendo sido previamente equipados com auscultadores de ouvido. No total, 77 estudantes participaram de forma voluntaria e sem qualquer benefício em troca. Explorando os resultados obtidos em cada uma das condições, podemos ressaltar uma intensidade mais forte de sentimentos nos participantes que estiveram expostos ao estímulo do aroma a limão. Também identificamos outro efeito interessante relativamente aos fumadores. O presente estudo expõe assim o poder de influência de um aroma específico (o cheiro a limão) sobre a sensibilidade emocional expressa pelos indivíduos. A principal limitação desta investigação reside na pequena amostra estudada e no seu carácter experimental limitando assim a validade ecológica do estudo. Porém, estes resultados quando interligados com os de outros trabalhos, demonstram e suportam a influência do aroma cítrico sobre as atitudes e o comportamento do consumidor que merecem ser tidos em consideração para futuras investigações e no desenvolvimento de estratégias comerciais como a dinamização sensorial dos espaços de venda ao público.
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