Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/34738 |
Resumo: | O presente trabalho investigou os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor à luz da teoria do diagnóstico de pista. Os estudos que envolvem essa teoria têm priorizado discussões sobre preço, marca, reputação, efeitos da publicidade sobre a avaliação dos produtos, mas poucos envolveram o aroma. Foram realizados dois estudos, sendo um deles em ambiente real. O primeiro investigou a relação de preferências, familiaridade, intensidade e associação com luxo de um conjunto de aromas (lavanda, cedro, limão-siciliano, hortelã-pimenta e alecrim) com fatores sociodemográficos. Foram observadas poucas diferenças entre subgrupos nessas variáveis. O segundo estudo lançou mão de um desenho experimental em ambiente real e investigou, com base na estrutura da teoria do diagnóstico de pista, como uma pista extrínseca - o aroma - afeta a avaliação, a intenção de compra e a propensão a pagar por um produto (uma camisa). Nosso estudo mostra que a presença de um aroma específico (por exemplo, lavanda) tem maior probabilidade de ser um impulsionador das intenções de compra e da disposição de pagar para certos consumidores (por exemplo, pessoas mais velhas e solteiras) do que para outros. Percebe-se a necessidade de uma abordagem multidimensional e holística ao considerar como os consumidores coletam, interpretam e usam pistas em seus processos de tomada de decisão. |
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Abreu, Tânia Maria Bassetti deEscolas::EBAPEKamlot, DanielGoulart, Gislayne da SilvaDe Luca, RamonaRamos, Alessandro CoutinhoGoldszmidt, Rafael Guilherme Burstein2024-01-17T12:50:15Z2024-01-17T12:50:15Z2023-11-22https://hdl.handle.net/10438/34738O presente trabalho investigou os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor à luz da teoria do diagnóstico de pista. Os estudos que envolvem essa teoria têm priorizado discussões sobre preço, marca, reputação, efeitos da publicidade sobre a avaliação dos produtos, mas poucos envolveram o aroma. Foram realizados dois estudos, sendo um deles em ambiente real. O primeiro investigou a relação de preferências, familiaridade, intensidade e associação com luxo de um conjunto de aromas (lavanda, cedro, limão-siciliano, hortelã-pimenta e alecrim) com fatores sociodemográficos. Foram observadas poucas diferenças entre subgrupos nessas variáveis. O segundo estudo lançou mão de um desenho experimental em ambiente real e investigou, com base na estrutura da teoria do diagnóstico de pista, como uma pista extrínseca - o aroma - afeta a avaliação, a intenção de compra e a propensão a pagar por um produto (uma camisa). Nosso estudo mostra que a presença de um aroma específico (por exemplo, lavanda) tem maior probabilidade de ser um impulsionador das intenções de compra e da disposição de pagar para certos consumidores (por exemplo, pessoas mais velhas e solteiras) do que para outros. Percebe-se a necessidade de uma abordagem multidimensional e holística ao considerar como os consumidores coletam, interpretam e usam pistas em seus processos de tomada de decisão.The present work investigated the effects of olfactory marketing on consumer behavior in light of the cue diagnosis theory. Studies involving this theory have prioritized discussions about price, brand, reputation, and the effects of advertising on product evaluation, but few have involved aroma. Two studies were carried out, one of them in a real environment. The first investigated the relationship of preferences, familiarity, intensity and association with luxury of a set of aromas (lavender, cedar, lemon, peppermint and rosemary) with sociodemographic factors. Few differences were observed between subgroups in these variables. The second study used an experimental design in a real environment and investigated, based on the structure of cue diagnosis theory, how an extrinsic cue - aroma - affects the evaluation, purchase intention and propensity to pay for a product. (a shirt). Our study shows that the presence of a specific scent (e.g., lavender) is more likely to be a driver of purchase intentions and willingness to pay for certain consumers (e.g., older and single people) than for others. There is a perceived need for a multidimensional and holistic approach when considering how consumers collect, interpret and use cues in their decision-making processes.porMarketing sensorialMarketing olfativoDiagnóstico de pistaComportamento do consumidorComportamento do consumidor - Aspectos sociaisMulheres - TrabalhoMarketing olfativoMarketing - Processo decisórioOs efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese final_22.12.2023.pdfTese final_22.12.2023.pdfPDFapplication/pdf1653724https://repositorio.fgv.br/bitstreams/86d83c81-dab3-4f49-9dd7-58e9384f0cd0/download7b1d1a7683f9c11a7bf58b1d0dff1675MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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O presente trabalho investigou os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor à luz da teoria do diagnóstico de pista. Os estudos que envolvem essa teoria têm priorizado discussões sobre preço, marca, reputação, efeitos da publicidade sobre a avaliação dos produtos, mas poucos envolveram o aroma. Foram realizados dois estudos, sendo um deles em ambiente real. O primeiro investigou a relação de preferências, familiaridade, intensidade e associação com luxo de um conjunto de aromas (lavanda, cedro, limão-siciliano, hortelã-pimenta e alecrim) com fatores sociodemográficos. Foram observadas poucas diferenças entre subgrupos nessas variáveis. O segundo estudo lançou mão de um desenho experimental em ambiente real e investigou, com base na estrutura da teoria do diagnóstico de pista, como uma pista extrínseca - o aroma - afeta a avaliação, a intenção de compra e a propensão a pagar por um produto (uma camisa). Nosso estudo mostra que a presença de um aroma específico (por exemplo, lavanda) tem maior probabilidade de ser um impulsionador das intenções de compra e da disposição de pagar para certos consumidores (por exemplo, pessoas mais velhas e solteiras) do que para outros. Percebe-se a necessidade de uma abordagem multidimensional e holística ao considerar como os consumidores coletam, interpretam e usam pistas em seus processos de tomada de decisão. |
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