Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Tânia Maria Bassetti de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/34738
Resumo: O presente trabalho investigou os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor à luz da teoria do diagnóstico de pista. Os estudos que envolvem essa teoria têm priorizado discussões sobre preço, marca, reputação, efeitos da publicidade sobre a avaliação dos produtos, mas poucos envolveram o aroma. Foram realizados dois estudos, sendo um deles em ambiente real. O primeiro investigou a relação de preferências, familiaridade, intensidade e associação com luxo de um conjunto de aromas (lavanda, cedro, limão-siciliano, hortelã-pimenta e alecrim) com fatores sociodemográficos. Foram observadas poucas diferenças entre subgrupos nessas variáveis. O segundo estudo lançou mão de um desenho experimental em ambiente real e investigou, com base na estrutura da teoria do diagnóstico de pista, como uma pista extrínseca - o aroma - afeta a avaliação, a intenção de compra e a propensão a pagar por um produto (uma camisa). Nosso estudo mostra que a presença de um aroma específico (por exemplo, lavanda) tem maior probabilidade de ser um impulsionador das intenções de compra e da disposição de pagar para certos consumidores (por exemplo, pessoas mais velhas e solteiras) do que para outros. Percebe-se a necessidade de uma abordagem multidimensional e holística ao considerar como os consumidores coletam, interpretam e usam pistas em seus processos de tomada de decisão.
id FGV_83d84d059a3d07da42abb59e33bbf2c0
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/34738
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Abreu, Tânia Maria Bassetti deEscolas::EBAPEKamlot, DanielGoulart, Gislayne da SilvaDe Luca, RamonaRamos, Alessandro CoutinhoGoldszmidt, Rafael Guilherme Burstein2024-01-17T12:50:15Z2024-01-17T12:50:15Z2023-11-22https://hdl.handle.net/10438/34738O presente trabalho investigou os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor à luz da teoria do diagnóstico de pista. Os estudos que envolvem essa teoria têm priorizado discussões sobre preço, marca, reputação, efeitos da publicidade sobre a avaliação dos produtos, mas poucos envolveram o aroma. Foram realizados dois estudos, sendo um deles em ambiente real. O primeiro investigou a relação de preferências, familiaridade, intensidade e associação com luxo de um conjunto de aromas (lavanda, cedro, limão-siciliano, hortelã-pimenta e alecrim) com fatores sociodemográficos. Foram observadas poucas diferenças entre subgrupos nessas variáveis. O segundo estudo lançou mão de um desenho experimental em ambiente real e investigou, com base na estrutura da teoria do diagnóstico de pista, como uma pista extrínseca - o aroma - afeta a avaliação, a intenção de compra e a propensão a pagar por um produto (uma camisa). Nosso estudo mostra que a presença de um aroma específico (por exemplo, lavanda) tem maior probabilidade de ser um impulsionador das intenções de compra e da disposição de pagar para certos consumidores (por exemplo, pessoas mais velhas e solteiras) do que para outros. Percebe-se a necessidade de uma abordagem multidimensional e holística ao considerar como os consumidores coletam, interpretam e usam pistas em seus processos de tomada de decisão.The present work investigated the effects of olfactory marketing on consumer behavior in light of the cue diagnosis theory. Studies involving this theory have prioritized discussions about price, brand, reputation, and the effects of advertising on product evaluation, but few have involved aroma. Two studies were carried out, one of them in a real environment. The first investigated the relationship of preferences, familiarity, intensity and association with luxury of a set of aromas (lavender, cedar, lemon, peppermint and rosemary) with sociodemographic factors. Few differences were observed between subgroups in these variables. The second study used an experimental design in a real environment and investigated, based on the structure of cue diagnosis theory, how an extrinsic cue - aroma - affects the evaluation, purchase intention and propensity to pay for a product. (a shirt). Our study shows that the presence of a specific scent (e.g., lavender) is more likely to be a driver of purchase intentions and willingness to pay for certain consumers (e.g., older and single people) than for others. There is a perceived need for a multidimensional and holistic approach when considering how consumers collect, interpret and use cues in their decision-making processes.porMarketing sensorialMarketing olfativoDiagnóstico de pistaComportamento do consumidorComportamento do consumidor - Aspectos sociaisMulheres - TrabalhoMarketing olfativoMarketing - Processo decisórioOs efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese final_22.12.2023.pdfTese final_22.12.2023.pdfPDFapplication/pdf1653724https://repositorio.fgv.br/bitstreams/86d83c81-dab3-4f49-9dd7-58e9384f0cd0/download7b1d1a7683f9c11a7bf58b1d0dff1675MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b8fb0ed6-056f-40f5-bce6-2d767db12386/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXTTese final_22.12.2023.pdf.txtTese final_22.12.2023.pdf.txtExtracted texttext/plain102361https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9873b2b5-42df-45fb-bfe2-4b55e1f435bb/download781197125a98877355476191bda44ea8MD53THUMBNAILTese final_22.12.2023.pdf.jpgTese final_22.12.2023.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3370https://repositorio.fgv.br/bitstreams/44d7c385-5f9e-4477-aac7-e14456259ec2/download679281a65f2d37226bd45d6eac7ae5bcMD5410438/347382024-01-17 13:30:31.775open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/34738https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-01-17T13:30:31Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista
title Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista
spellingShingle Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista
Abreu, Tânia Maria Bassetti de
Marketing sensorial
Marketing olfativo
Diagnóstico de pista
Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor - Aspectos sociais
Mulheres - Trabalho
Marketing olfativo
Marketing - Processo decisório
title_short Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista
title_full Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista
title_fullStr Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista
title_full_unstemmed Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista
title_sort Os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor: uma abordagem da teoria do diagnóstico de pista
author Abreu, Tânia Maria Bassetti de
author_facet Abreu, Tânia Maria Bassetti de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.POR.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Kamlot, Daniel
Goulart, Gislayne da Silva
De Luca, Ramona
Ramos, Alessandro Coutinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Tânia Maria Bassetti de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goldszmidt, Rafael Guilherme Burstein
contributor_str_mv Goldszmidt, Rafael Guilherme Burstein
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing sensorial
Marketing olfativo
Diagnóstico de pista
Comportamento do consumidor
topic Marketing sensorial
Marketing olfativo
Diagnóstico de pista
Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor - Aspectos sociais
Mulheres - Trabalho
Marketing olfativo
Marketing - Processo decisório
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor - Aspectos sociais
Mulheres - Trabalho
Marketing olfativo
Marketing - Processo decisório
description O presente trabalho investigou os efeitos do marketing olfativo no comportamento do consumidor à luz da teoria do diagnóstico de pista. Os estudos que envolvem essa teoria têm priorizado discussões sobre preço, marca, reputação, efeitos da publicidade sobre a avaliação dos produtos, mas poucos envolveram o aroma. Foram realizados dois estudos, sendo um deles em ambiente real. O primeiro investigou a relação de preferências, familiaridade, intensidade e associação com luxo de um conjunto de aromas (lavanda, cedro, limão-siciliano, hortelã-pimenta e alecrim) com fatores sociodemográficos. Foram observadas poucas diferenças entre subgrupos nessas variáveis. O segundo estudo lançou mão de um desenho experimental em ambiente real e investigou, com base na estrutura da teoria do diagnóstico de pista, como uma pista extrínseca - o aroma - afeta a avaliação, a intenção de compra e a propensão a pagar por um produto (uma camisa). Nosso estudo mostra que a presença de um aroma específico (por exemplo, lavanda) tem maior probabilidade de ser um impulsionador das intenções de compra e da disposição de pagar para certos consumidores (por exemplo, pessoas mais velhas e solteiras) do que para outros. Percebe-se a necessidade de uma abordagem multidimensional e holística ao considerar como os consumidores coletam, interpretam e usam pistas em seus processos de tomada de decisão.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-17T12:50:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-17T12:50:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/34738
url https://hdl.handle.net/10438/34738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/86d83c81-dab3-4f49-9dd7-58e9384f0cd0/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b8fb0ed6-056f-40f5-bce6-2d767db12386/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9873b2b5-42df-45fb-bfe2-4b55e1f435bb/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/44d7c385-5f9e-4477-aac7-e14456259ec2/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b1d1a7683f9c11a7bf58b1d0dff1675
2a4b67231f701c416a809246e7a10077
781197125a98877355476191bda44ea8
679281a65f2d37226bd45d6eac7ae5bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023725866680320