A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sónia Isabel Sá
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13027
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáticas Integradas
id RCAP_965f9a9484935b042e253ad94a9b279e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13027
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino BásicoLiteratura para a infância1.º ciclo do ensino básicoCírculos de leituraDidática IntegradaEcologiaEcologyChildren's literatureReading circlesScienceCurriculum integrationPrimary schoolDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáticas IntegradasO conhecimento ecológico revela-se cada vez mais importante nos dias de hoje, dado que permite compreender o modo como a natureza funciona e a gravidade da ação humana associada à sua destruição. A Ecologia contempla conceitos com um grau muito diferente de complexidade, pelo que existem dúvidas acerca da sua lecionação em contexto do 1.º ciclo do ensino básico. Desta forma, o presente estudo teve como principal finalidade avaliar a possibilidade de compreensão de conceitos ecológicos em crianças do 4.º ano de escolaridade, recorrendo a obras de literatura para a infância, exploradas através da dinâmica de Círculos de Leitura. O presente estudo desenvolveu-se num paradigma analítico-crítico através de um projeto de intervenção que seguiu a metodologia de investigação-ação. Teve como principais objetivos: (i) propor estratégias de exploração de obras com teor ecológico, promovendo a integração língua/ciências naturais; (ii) potenciar o uso de textos literários para promover formas diferenciadas de definir conceitos ecológicos; (iii) verificar se o uso da literatura contribui para a compreensão efetiva desses conceitos e (iv) verificar se o uso da literatura contribui para a promoção de valores associados à preservação da natureza. A recolha de dados foi realizada através de um questionário administrado em dois momentos distintos, antes e depois da implementação do projeto. Na qualidade de observadora participante, a autora deste estudo recorreu a notas de campo que procuraram um registo sistemático do processo. Da análise dos dados, emergiu a convicção de que a exploração de obras literárias adequadas a cada faixa etária em dinâmica de Círculos de Leitura, é potenciadora de enriquecimento de vocabulário e da criação de sentido dos significados dos conceitos desenvolvidos pelas narrativas. Os resultados da avaliação realizada demonstraram que os objetivos propostos foram atingidos e que se confirmou ser possível a abordagem do conhecimento ecológico desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico, embora a compreensão manifestada pelos alunos dos vários conceitos abordados não tivesse sido semelhante.ABSTRACT The ecological knowledge plays an increasingly important role in today’s society, since it allows us to understand how nature works and how severe the human action is when related to its destruction. Ecology comprehends concepts with different levels of complexity, what has raised doubts about including its teaching in the primary school curriculum. Therefore, this study’s main objective is to evaluate the possibility of understanding ecological concepts by children in the 4th grade of primary school, using children’s literature explored in a Reading Circles dynamic. This study was developed in an analytical and critical paradigm via an interventional project in compliance with the action research methodology. Its main objectives were: (i) to propose strategies on how to explore books with ecological content, promoting the language/natural sciences integration; (ii) to enhance the use of literary texts as an approach to different ways to define ecological concepts; (iii) to verify if the use of literature foments effective understanding of these concepts and (iv) verify if the use of literature contributes to the promotion of values associated with nature preservation. The data collection was processed via a questionnaire undertaken in two separate moments, before and after the project implementation. As a participant observer, the author of this study used notes that pursued a systematic registering of the process. The data analysis reinforced the conviction that the exploration of age appropriate children´s literature in a Reading Circles dynamic is a promoter of vocabulary improvement and a driver for the perception of the meaning of the concepts explored by the narratives. The results of the conducted evaluation not only illustrate that the objectives proposed were achieved but also that it is possible to approach the ecological knowledge from the primary school education, although the students revealed different understandings of the different concepts approached.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaAlmeida, AntónioGonçalves, CarolinaRCIPLNeves, Sónia Isabel Sá2021-03-04T10:17:15Z2020-07-212020-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13027TID:202628850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:02.827534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
title A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
Neves, Sónia Isabel Sá
Literatura para a infância
1.º ciclo do ensino básico
Círculos de leitura
Didática Integrada
Ecologia
Ecology
Children's literature
Reading circles
Science
Curriculum integration
Primary school
title_short A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico
author Neves, Sónia Isabel Sá
author_facet Neves, Sónia Isabel Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Sónia Isabel Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância
1.º ciclo do ensino básico
Círculos de leitura
Didática Integrada
Ecologia
Ecology
Children's literature
Reading circles
Science
Curriculum integration
Primary school
topic Literatura para a infância
1.º ciclo do ensino básico
Círculos de leitura
Didática Integrada
Ecologia
Ecology
Children's literature
Reading circles
Science
Curriculum integration
Primary school
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáticas Integradas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
2020-07-21T00:00:00Z
2021-03-04T10:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13027
TID:202628850
url http://hdl.handle.net/10400.21/13027
identifier_str_mv TID:202628850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133481157001216