Promoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Ana Sofia Oliveira Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19528
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_96adc6f18c329f71b78bdded98ac1f3d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva376Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioA Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) é considerada uma "perturbação disruptiva do comportamento e de défice de atenção" (APA, 2002)e que manifesta, a maior parte das vezes, grandes impactos na aprendizagem dos jovens que a possuem. Actualmente, nas nossas escolas, estima-se que 3 a 7% da população padeça desta perturbação, assumindo, portanto, a sua influência no processo de aprendizagem dos alunos. (APA, 2002) O problema abordado neste projecto surgiu da constatação da existência de 4 alunos com PHDA numa das turmas da orientadora cooperante da escola onde iria decorrer o módulo 3 (Intervenção Pedagógica), pertencente à unidade curricular "Estágio Profissional" do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Foram envolvidos os 27 alunos dessa turma, no sentido de promover o sucesso de todos. A intervenção pode considerar-se em duas fases: fase de observação e de acção. Foi a partir da fase de observação que se identificou o problema e se investigaram e caracterizaram os comportamentos exibidos pelos alunos com PHDA que poderiam estar relacionados com o seu insucesso (e ter impacto no grupo-turma). Mediante a análise destas informações, objectivou-se desenvolver medidas para promover a diminuição do insucesso escolar destes alunos em particular e do grupo-turma em geral. Já em fase de acção, foram implementadas as estratégias que pretenderam motivar nos alunos a resolução das tarefas, facilitando a aprendizagem e foram analisados os resultados obtidos a partir da sua aplicação. De acordo com as observações, foi possível apurar que os estudantes hiperactivos exibem comportamentos diferentes em relação aos que não apresentam esse distúrbio e que os mesmos acabam por influenciar negativamente tanto a aprendizagem dos próprios como dos colegas. Os resultados decorrentes da prática do projecto sugerem que, na generalidade, os alunos obtiveram melhores prestações, permitindo constatar que o mais indicado para promover a sua atenção é implementar tarefas não repetitivas (de preferência com um carácter lúdico) ao longo das aulas e conferir um acompanhamento pessoal e diferenciado. No entanto, seria necessário alargar o tamanho da amostra e a duração da intervenção para se poder obter melhores resultados e também legitimar a sua generalização.The Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is considered to be a "disruptive behavior disorder and attention-deficit disorder" (APA, 2002) and often gives rise to large impacts on learning of young people who have it. Today, in our schools, it is estimated that 3-7% of the population suffer from this disorder, assuming, therefore, its influence on their process of learning. (APA, 2002) The issue that is dealt with on this project arose from the finding of four students diagnosed with ADHD in the class of cooperative teacher of the school where the module 3 (Educational Intervention) would take place, belonging to the course "Internship" in the Master Teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. It involved the 27 students of this class, aiming to promote the success of all. The intervention can be considered to be split in two stages: observation and action. It was from the observation stage that the problem was identified and investigated and characterized the behavior exhibited by students with ADHD that could be related to their scholar failure (and have impact on group-class). Bearing in mind the analysis of this information we set the target of developing measures in order to help reduce school failure of students in particular and the group-class in general. Already in action, the strategies were implemented to motivate students in the resolution of the tasks, facilitating learning and analyzed the results from its application. According to the observations, it was found that hyperactive students exhibit different behaviors than those who do not have the disorder and that they negatively influence the learning of both themselves and their colleagues. The results from the practice of the project suggest that, overall, students performed better services, shows that the most suitable to draw their attention is to implement non-repetitive tasks (preferably with an entertaining aspect) over the classes and give a personal monitoring and differentiated teaching. However, it would be necessary to extend the sample size and duration of the intervention in order to achieve better results and also to legitimize their generalization.Precioso, JoséUniversidade do MinhoNovais, Ana Sofia Oliveira Carvalho20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:24.197465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva
title Promoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva
spellingShingle Promoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva
Novais, Ana Sofia Oliveira Carvalho
376
title_short Promoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva
title_full Promoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva
title_fullStr Promoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva
title_full_unstemmed Promoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva
title_sort Promoção do sucesso escolar no tema "Actividade sísmica; Riscos e protecção das populações", numa turma de 7º ano, no caso particular da existência de alunos com PHDA: contributo para uma escola inclusiva
author Novais, Ana Sofia Oliveira Carvalho
author_facet Novais, Ana Sofia Oliveira Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Precioso, José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Ana Sofia Oliveira Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv 376
topic 376
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19528
url http://hdl.handle.net/1822/19528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132821845966848