Boas práticas na inclusão de um aluno com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Joana Isabel Guardiano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4580
Resumo: Espera-se que a inclusão de crianças com paralisia cerebral seja uma realidade, pois todos têm o direito a uma educação de qualidade e à igualdade de oportunidades, sejam quais foram as necessidades de cada uma e os seus interesses. Porque as necessidades de um aluno com Paralisia Cerebral são muito específicas, o presente estudo versa a problemática da implementação de boas práticas na inclusão de um aluno com essa problemática, numa escola do 1º ciclo do ensino regular do distrito de Beja. Utilizou-se como técnica de recolha de dados a observação naturalista (sala de aula, atividades extra curriculares, recreio, refeitório) e a entrevista semidiretiva à equipa educativa (docente titular de turma, docente de educação especial, docentes das atividades de enriquecimento curricular, auxiliares de educação, e encarregado de educação). Com base na metodologia de estudo de caso foi possível verificar que as boas práticas que permitem que o aluno desempenhe um papel ativo na escola e nas atividades desenvolvidas pela mesma consistem: na cooperação entre os vários elementos da equipa educativa (da qual faz parte o encarregado de educação) e comunidade escolar; na adaptação das atividades às competências do aluno, na sensibilização dos alunos para a valorização das competências do seu colega com PC. As práticas descritas são assumidas pelos participantes como promotoras da inclusão do aluno.
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