A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erika Luiza Ferreira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27026
Resumo: O presente trabalho investiga o papel da afetividade no processo de inclusão de uma criança diagnosticada com Paralisia Cerebral (PC). Verifica de que forma a afetividade se manifesta em uma turma de 4º ano do ensino fundamental que possui uma criança diagnosticada com tal especificidade. Observa e analisa os efeitos das relações afetivas estabelecidas entre o aluno com PC, sua professora e os demais alunos da turma como processo de aprendizagem da criança com Paralisia Cerebral. A pesquisa se fundamenta nos teóricos sóciointeracionistas Piaget, Wallon e Vygostky. Os autores, em seus estudos, buscaram explicar a relação entre o desenvolvimento da afetividade e o desenvolvimento cognitivo, identificando as interações e experiências que a criança adquire como parte do processo. Os procedimentos consistiram na aplicação de entrevistas com o sujeito de nossa pesquisa e suas professoras, a de sala de aula e a da sala do atendimento educacional especializado. Foram também realizadas observações durante quatro dias na sala de aula do aluno participante. Os resultados revelaram que para a professora da sala de aula, afetividade se relaciona necessariamente ao contato físico, sem mencionar outros aspectos atitudinais que podem revelar sentimentos e concepções sobre a pessoa com deficiência. Para a professora do atendimento educacional especializado a afetividade se manifesta não somente com o contato físico, mas através de palavras de incentivo, motivação e respeito. Com os colegas de turma, a afetividade se expressa através de gestos, ajudando ao aluno. Para o aluno, o afeto tornou-se parte do seu processo de aprendizagem, instigando-o a cometer erros sem receio. Desta forma conclui- se que o afeto, não somente físico, é imprescindível para o crescimento do aluno, como sujeito ativo e participante do seu processo de aprendizagem.
id UFC-7_3f46f5e29a2ab7fcc2842f96e9f25328
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/27026
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?InclusãoAfetividadeParalisia cerebralO presente trabalho investiga o papel da afetividade no processo de inclusão de uma criança diagnosticada com Paralisia Cerebral (PC). Verifica de que forma a afetividade se manifesta em uma turma de 4º ano do ensino fundamental que possui uma criança diagnosticada com tal especificidade. Observa e analisa os efeitos das relações afetivas estabelecidas entre o aluno com PC, sua professora e os demais alunos da turma como processo de aprendizagem da criança com Paralisia Cerebral. A pesquisa se fundamenta nos teóricos sóciointeracionistas Piaget, Wallon e Vygostky. Os autores, em seus estudos, buscaram explicar a relação entre o desenvolvimento da afetividade e o desenvolvimento cognitivo, identificando as interações e experiências que a criança adquire como parte do processo. Os procedimentos consistiram na aplicação de entrevistas com o sujeito de nossa pesquisa e suas professoras, a de sala de aula e a da sala do atendimento educacional especializado. Foram também realizadas observações durante quatro dias na sala de aula do aluno participante. Os resultados revelaram que para a professora da sala de aula, afetividade se relaciona necessariamente ao contato físico, sem mencionar outros aspectos atitudinais que podem revelar sentimentos e concepções sobre a pessoa com deficiência. Para a professora do atendimento educacional especializado a afetividade se manifesta não somente com o contato físico, mas através de palavras de incentivo, motivação e respeito. Com os colegas de turma, a afetividade se expressa através de gestos, ajudando ao aluno. Para o aluno, o afeto tornou-se parte do seu processo de aprendizagem, instigando-o a cometer erros sem receio. Desta forma conclui- se que o afeto, não somente físico, é imprescindível para o crescimento do aluno, como sujeito ativo e participante do seu processo de aprendizagem.Gomes, Adriana Leite LimaverdeSilva, Erika Luiza Ferreira da2017-10-30T18:36:55Z2017-10-30T18:36:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Erika Luiza Ferreira da. A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?. 2013. 55f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27026porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-20T19:17:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27026Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:12.079295Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?
title A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?
spellingShingle A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?
Silva, Erika Luiza Ferreira da
Inclusão
Afetividade
Paralisia cerebral
title_short A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?
title_full A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?
title_fullStr A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?
title_full_unstemmed A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?
title_sort A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?
author Silva, Erika Luiza Ferreira da
author_facet Silva, Erika Luiza Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Adriana Leite Limaverde
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erika Luiza Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Afetividade
Paralisia cerebral
topic Inclusão
Afetividade
Paralisia cerebral
description O presente trabalho investiga o papel da afetividade no processo de inclusão de uma criança diagnosticada com Paralisia Cerebral (PC). Verifica de que forma a afetividade se manifesta em uma turma de 4º ano do ensino fundamental que possui uma criança diagnosticada com tal especificidade. Observa e analisa os efeitos das relações afetivas estabelecidas entre o aluno com PC, sua professora e os demais alunos da turma como processo de aprendizagem da criança com Paralisia Cerebral. A pesquisa se fundamenta nos teóricos sóciointeracionistas Piaget, Wallon e Vygostky. Os autores, em seus estudos, buscaram explicar a relação entre o desenvolvimento da afetividade e o desenvolvimento cognitivo, identificando as interações e experiências que a criança adquire como parte do processo. Os procedimentos consistiram na aplicação de entrevistas com o sujeito de nossa pesquisa e suas professoras, a de sala de aula e a da sala do atendimento educacional especializado. Foram também realizadas observações durante quatro dias na sala de aula do aluno participante. Os resultados revelaram que para a professora da sala de aula, afetividade se relaciona necessariamente ao contato físico, sem mencionar outros aspectos atitudinais que podem revelar sentimentos e concepções sobre a pessoa com deficiência. Para a professora do atendimento educacional especializado a afetividade se manifesta não somente com o contato físico, mas através de palavras de incentivo, motivação e respeito. Com os colegas de turma, a afetividade se expressa através de gestos, ajudando ao aluno. Para o aluno, o afeto tornou-se parte do seu processo de aprendizagem, instigando-o a cometer erros sem receio. Desta forma conclui- se que o afeto, não somente físico, é imprescindível para o crescimento do aluno, como sujeito ativo e participante do seu processo de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-10-30T18:36:55Z
2017-10-30T18:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Erika Luiza Ferreira da. A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?. 2013. 55f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27026
identifier_str_mv SILVA, Erika Luiza Ferreira da. A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?. 2013. 55f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028892702670848