A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27026 |
Resumo: | O presente trabalho investiga o papel da afetividade no processo de inclusão de uma criança diagnosticada com Paralisia Cerebral (PC). Verifica de que forma a afetividade se manifesta em uma turma de 4º ano do ensino fundamental que possui uma criança diagnosticada com tal especificidade. Observa e analisa os efeitos das relações afetivas estabelecidas entre o aluno com PC, sua professora e os demais alunos da turma como processo de aprendizagem da criança com Paralisia Cerebral. A pesquisa se fundamenta nos teóricos sóciointeracionistas Piaget, Wallon e Vygostky. Os autores, em seus estudos, buscaram explicar a relação entre o desenvolvimento da afetividade e o desenvolvimento cognitivo, identificando as interações e experiências que a criança adquire como parte do processo. Os procedimentos consistiram na aplicação de entrevistas com o sujeito de nossa pesquisa e suas professoras, a de sala de aula e a da sala do atendimento educacional especializado. Foram também realizadas observações durante quatro dias na sala de aula do aluno participante. Os resultados revelaram que para a professora da sala de aula, afetividade se relaciona necessariamente ao contato físico, sem mencionar outros aspectos atitudinais que podem revelar sentimentos e concepções sobre a pessoa com deficiência. Para a professora do atendimento educacional especializado a afetividade se manifesta não somente com o contato físico, mas através de palavras de incentivo, motivação e respeito. Com os colegas de turma, a afetividade se expressa através de gestos, ajudando ao aluno. Para o aluno, o afeto tornou-se parte do seu processo de aprendizagem, instigando-o a cometer erros sem receio. Desta forma conclui- se que o afeto, não somente físico, é imprescindível para o crescimento do aluno, como sujeito ativo e participante do seu processo de aprendizagem. |
id |
UFC-7_3f46f5e29a2ab7fcc2842f96e9f25328 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/27026 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?InclusãoAfetividadeParalisia cerebralO presente trabalho investiga o papel da afetividade no processo de inclusão de uma criança diagnosticada com Paralisia Cerebral (PC). Verifica de que forma a afetividade se manifesta em uma turma de 4º ano do ensino fundamental que possui uma criança diagnosticada com tal especificidade. Observa e analisa os efeitos das relações afetivas estabelecidas entre o aluno com PC, sua professora e os demais alunos da turma como processo de aprendizagem da criança com Paralisia Cerebral. A pesquisa se fundamenta nos teóricos sóciointeracionistas Piaget, Wallon e Vygostky. Os autores, em seus estudos, buscaram explicar a relação entre o desenvolvimento da afetividade e o desenvolvimento cognitivo, identificando as interações e experiências que a criança adquire como parte do processo. Os procedimentos consistiram na aplicação de entrevistas com o sujeito de nossa pesquisa e suas professoras, a de sala de aula e a da sala do atendimento educacional especializado. Foram também realizadas observações durante quatro dias na sala de aula do aluno participante. Os resultados revelaram que para a professora da sala de aula, afetividade se relaciona necessariamente ao contato físico, sem mencionar outros aspectos atitudinais que podem revelar sentimentos e concepções sobre a pessoa com deficiência. Para a professora do atendimento educacional especializado a afetividade se manifesta não somente com o contato físico, mas através de palavras de incentivo, motivação e respeito. Com os colegas de turma, a afetividade se expressa através de gestos, ajudando ao aluno. Para o aluno, o afeto tornou-se parte do seu processo de aprendizagem, instigando-o a cometer erros sem receio. Desta forma conclui- se que o afeto, não somente físico, é imprescindível para o crescimento do aluno, como sujeito ativo e participante do seu processo de aprendizagem.Gomes, Adriana Leite LimaverdeSilva, Erika Luiza Ferreira da2017-10-30T18:36:55Z2017-10-30T18:36:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Erika Luiza Ferreira da. A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?. 2013. 55f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27026porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-20T19:17:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27026Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:12.079295Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade? |
title |
A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade? |
spellingShingle |
A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade? Silva, Erika Luiza Ferreira da Inclusão Afetividade Paralisia cerebral |
title_short |
A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade? |
title_full |
A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade? |
title_fullStr |
A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade? |
title_full_unstemmed |
A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade? |
title_sort |
A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade? |
author |
Silva, Erika Luiza Ferreira da |
author_facet |
Silva, Erika Luiza Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Adriana Leite Limaverde |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Erika Luiza Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Afetividade Paralisia cerebral |
topic |
Inclusão Afetividade Paralisia cerebral |
description |
O presente trabalho investiga o papel da afetividade no processo de inclusão de uma criança diagnosticada com Paralisia Cerebral (PC). Verifica de que forma a afetividade se manifesta em uma turma de 4º ano do ensino fundamental que possui uma criança diagnosticada com tal especificidade. Observa e analisa os efeitos das relações afetivas estabelecidas entre o aluno com PC, sua professora e os demais alunos da turma como processo de aprendizagem da criança com Paralisia Cerebral. A pesquisa se fundamenta nos teóricos sóciointeracionistas Piaget, Wallon e Vygostky. Os autores, em seus estudos, buscaram explicar a relação entre o desenvolvimento da afetividade e o desenvolvimento cognitivo, identificando as interações e experiências que a criança adquire como parte do processo. Os procedimentos consistiram na aplicação de entrevistas com o sujeito de nossa pesquisa e suas professoras, a de sala de aula e a da sala do atendimento educacional especializado. Foram também realizadas observações durante quatro dias na sala de aula do aluno participante. Os resultados revelaram que para a professora da sala de aula, afetividade se relaciona necessariamente ao contato físico, sem mencionar outros aspectos atitudinais que podem revelar sentimentos e concepções sobre a pessoa com deficiência. Para a professora do atendimento educacional especializado a afetividade se manifesta não somente com o contato físico, mas através de palavras de incentivo, motivação e respeito. Com os colegas de turma, a afetividade se expressa através de gestos, ajudando ao aluno. Para o aluno, o afeto tornou-se parte do seu processo de aprendizagem, instigando-o a cometer erros sem receio. Desta forma conclui- se que o afeto, não somente físico, é imprescindível para o crescimento do aluno, como sujeito ativo e participante do seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-10-30T18:36:55Z 2017-10-30T18:36:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Erika Luiza Ferreira da. A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?. 2013. 55f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27026 |
identifier_str_mv |
SILVA, Erika Luiza Ferreira da. A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?. 2013. 55f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028892702670848 |