Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16425 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais do ensino do 3º ciclo e Ensino Secundário, tendo como objetivo refletir sobre as aprendizagens que decorreram na unidade da Prática de Ensino Supervisionada (PES), na Escola Secundária Rainha Santa Isabel (ESRSI), em Estremoz, e na Escola do Ensino Básico Cunha Rivara (EEBCR), em Arraiolos. Tornou-se emergente refletir sobre a importância de novas práticas artísticas no ensino, focadas num novo marco teórico, apontando vazios, tendo como tema focal a performance na educação. A escolha do tema tem como intuito compreender que tipo de espaço se reserva à performance na educação no mundo contemporâneo e como é que esta é compreendida nas várias vertentes, tendo em conta as suas vantagens aplicadas à aprendizagem. Segundo Pineau (2013), existem diferentes formas de utilização da performance no contexto educativo. A performance pode ser analisada de três formas distintas: 1) A performance como prática artística; 2) O papel da performance como metodologia, relacionada com a prática do corpo, onde se podem trabalhar questões como as relações sociais, as políticas públicas, as identidades de género e de raça, a estética, a infância, o currículo, os rituais, a vida quotidiana, entre outros; 3) A performance como método de análise de ensino, que compreende a performance como questões de desenvolvimento, controle e eficácia, quer dos estudantes quer do professor; Abstract: Performance in Education: body practices and representations This report comes under the Master Program Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e Ensino Secundário, and aims to reflect upon the learning that took place during the subject of iii Supervised Teaching Practice, at the following institutions: Escola Secundária Rainha Santa Isabel (ESRSI), in Estremoz, and Escola EB 2,3/S Cunha Rivara, at Arraiolos. It became urgent to reflect upon the importance of the new artistic practices in education, focused on a new theoric mark, pointing voids, with the central theme, performance in education. The aim is to understand the scope of performance in education in the contemporary world and how it is understood in various aspects, taking into account their benefits as applied to learning. According to Pineau (2013), there are different ways of using performance in an educational context. Performance can be analysed in three distinct ways: 1) Performance as an artistic practice; 2) The role of performance as methodology related to human behaviour, where one can deal with issues such as social relations, public policy, gender and race identities, aesthetics, childhood, curriculum, rituals and everyday life, among others; 3) Performance as a method of analysing teaching, which includes questions of development, control and efficiency, whether in relation to the student or the teacher. |
id |
RCAP_96d1f776a04fca4419f9feb11e7e8e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16425 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representaçõesPerformance e educaçãoPedagogia da performanceProfessor/performerPerformatividade no ensino das artesDidática performativaPrática de ensino supervisionadaArtes visuaisEnsino-aprendizagemEducaçãoPerformance and educationTeaching method of performanceTeacher/performerPerformance in teaching the artsPerformance teachingSupervised teaching practiceVisual artsEducation-learningEducationO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais do ensino do 3º ciclo e Ensino Secundário, tendo como objetivo refletir sobre as aprendizagens que decorreram na unidade da Prática de Ensino Supervisionada (PES), na Escola Secundária Rainha Santa Isabel (ESRSI), em Estremoz, e na Escola do Ensino Básico Cunha Rivara (EEBCR), em Arraiolos. Tornou-se emergente refletir sobre a importância de novas práticas artísticas no ensino, focadas num novo marco teórico, apontando vazios, tendo como tema focal a performance na educação. A escolha do tema tem como intuito compreender que tipo de espaço se reserva à performance na educação no mundo contemporâneo e como é que esta é compreendida nas várias vertentes, tendo em conta as suas vantagens aplicadas à aprendizagem. Segundo Pineau (2013), existem diferentes formas de utilização da performance no contexto educativo. A performance pode ser analisada de três formas distintas: 1) A performance como prática artística; 2) O papel da performance como metodologia, relacionada com a prática do corpo, onde se podem trabalhar questões como as relações sociais, as políticas públicas, as identidades de género e de raça, a estética, a infância, o currículo, os rituais, a vida quotidiana, entre outros; 3) A performance como método de análise de ensino, que compreende a performance como questões de desenvolvimento, controle e eficácia, quer dos estudantes quer do professor; Abstract: Performance in Education: body practices and representations This report comes under the Master Program Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e Ensino Secundário, and aims to reflect upon the learning that took place during the subject of iii Supervised Teaching Practice, at the following institutions: Escola Secundária Rainha Santa Isabel (ESRSI), in Estremoz, and Escola EB 2,3/S Cunha Rivara, at Arraiolos. It became urgent to reflect upon the importance of the new artistic practices in education, focused on a new theoric mark, pointing voids, with the central theme, performance in education. The aim is to understand the scope of performance in education in the contemporary world and how it is understood in various aspects, taking into account their benefits as applied to learning. According to Pineau (2013), there are different ways of using performance in an educational context. Performance can be analysed in three distinct ways: 1) Performance as an artistic practice; 2) The role of performance as methodology related to human behaviour, where one can deal with issues such as social relations, public policy, gender and race identities, aesthetics, childhood, curriculum, rituals and everyday life, among others; 3) Performance as a method of analysing teaching, which includes questions of development, control and efficiency, whether in relation to the student or the teacher.Universidade de Évora2015-12-04T18:29:33Z2015-12-042015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16425http://hdl.handle.net/10174/16425TID:201064723porDepartamento de Pedagogia e Educaçãolenamerlin@hotmail.com672Nobre, Helena Moura Merlininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:49.454886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representações |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representações |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representações Nobre, Helena Moura Merlin Performance e educação Pedagogia da performance Professor/performer Performatividade no ensino das artes Didática performativa Prática de ensino supervisionada Artes visuais Ensino-aprendizagem Educação Performance and education Teaching method of performance Teacher/performer Performance in teaching the arts Performance teaching Supervised teaching practice Visual arts Education-learning Education |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representações |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representações |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representações |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representações |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada: a performance na educação: práticas corporais e representações |
author |
Nobre, Helena Moura Merlin |
author_facet |
Nobre, Helena Moura Merlin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Helena Moura Merlin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance e educação Pedagogia da performance Professor/performer Performatividade no ensino das artes Didática performativa Prática de ensino supervisionada Artes visuais Ensino-aprendizagem Educação Performance and education Teaching method of performance Teacher/performer Performance in teaching the arts Performance teaching Supervised teaching practice Visual arts Education-learning Education |
topic |
Performance e educação Pedagogia da performance Professor/performer Performatividade no ensino das artes Didática performativa Prática de ensino supervisionada Artes visuais Ensino-aprendizagem Educação Performance and education Teaching method of performance Teacher/performer Performance in teaching the arts Performance teaching Supervised teaching practice Visual arts Education-learning Education |
description |
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais do ensino do 3º ciclo e Ensino Secundário, tendo como objetivo refletir sobre as aprendizagens que decorreram na unidade da Prática de Ensino Supervisionada (PES), na Escola Secundária Rainha Santa Isabel (ESRSI), em Estremoz, e na Escola do Ensino Básico Cunha Rivara (EEBCR), em Arraiolos. Tornou-se emergente refletir sobre a importância de novas práticas artísticas no ensino, focadas num novo marco teórico, apontando vazios, tendo como tema focal a performance na educação. A escolha do tema tem como intuito compreender que tipo de espaço se reserva à performance na educação no mundo contemporâneo e como é que esta é compreendida nas várias vertentes, tendo em conta as suas vantagens aplicadas à aprendizagem. Segundo Pineau (2013), existem diferentes formas de utilização da performance no contexto educativo. A performance pode ser analisada de três formas distintas: 1) A performance como prática artística; 2) O papel da performance como metodologia, relacionada com a prática do corpo, onde se podem trabalhar questões como as relações sociais, as políticas públicas, as identidades de género e de raça, a estética, a infância, o currículo, os rituais, a vida quotidiana, entre outros; 3) A performance como método de análise de ensino, que compreende a performance como questões de desenvolvimento, controle e eficácia, quer dos estudantes quer do professor; Abstract: Performance in Education: body practices and representations This report comes under the Master Program Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e Ensino Secundário, and aims to reflect upon the learning that took place during the subject of iii Supervised Teaching Practice, at the following institutions: Escola Secundária Rainha Santa Isabel (ESRSI), in Estremoz, and Escola EB 2,3/S Cunha Rivara, at Arraiolos. It became urgent to reflect upon the importance of the new artistic practices in education, focused on a new theoric mark, pointing voids, with the central theme, performance in education. The aim is to understand the scope of performance in education in the contemporary world and how it is understood in various aspects, taking into account their benefits as applied to learning. According to Pineau (2013), there are different ways of using performance in an educational context. Performance can be analysed in three distinct ways: 1) Performance as an artistic practice; 2) The role of performance as methodology related to human behaviour, where one can deal with issues such as social relations, public policy, gender and race identities, aesthetics, childhood, curriculum, rituals and everyday life, among others; 3) Performance as a method of analysing teaching, which includes questions of development, control and efficiency, whether in relation to the student or the teacher. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04T18:29:33Z 2015-12-04 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16425 http://hdl.handle.net/10174/16425 TID:201064723 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16425 |
identifier_str_mv |
TID:201064723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação lenamerlin@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136570848051200 |