O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em Jovens do 3? Ciclo: um estudo n?o experimental correlacional realizado numa Escola Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/472 |
Resumo: | O bullying, visto como ?um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e sistem?tico, de uma ou mais pessoas, cuja inten??o ? ferir os outros? (Souza, Sim?o & Caetano, 2014, pg. 582) existe desde sempre, embora seja considerado recente o seu estudo, enquanto fen?meno com grande impacto, principalmente na vida das crian?as e jovens. E as novas tecnologias trouxeram uma nova dimens?o ao bullying tradicional ? o cyberbullying - ou seja, a viol?ncia perpetrada atrav?s da internet. Havendo um v?nculo estreito entre os dois conceitos, e estando t?o presentes na sociedade contempor?nea, principalmente entre os adolescentes, sentimos necessidade de desenvolver uma investiga??o mais profunda sobre esta tem?tica. Opt?mos assim por correlacionar o bullying, com o cyberbullying, com o apoio social e ainda com o isolamento, porque ? relevante e urgente compreender a liga??o entre estes fen?menos. Procur?mos ent?o saber se na sociedade atual, os jovens que se sentem mais satisfeitos com o apoio que recebem dos outros, est?o menos sujeitos ao bullying/cyberbullying (quer seja como v?timas ou como agressores) e se h? tamb?m alguma rela??o com o isolamento, dado que esta gera??o parece mais afastada das rela??es offline, entre outros fatores devido ao tempo que passam na internet. Neste sentido, o nosso interesse final est? na preven??o e interven??o com os jovens e com as rela??es interpessoais que vivenciam. O estudo incidiu sobre alunos do 3? ciclo de uma escola portuguesa, tendo uma amostra de 145 alunos, com uma idade m?dia de 13,52 anos. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados consistiram num Question?rio Sociodemogr?fico, no EVAE - Escala de vitimiza??o e agress?o escolar (Cunha,S.M-s/d); no CQ_A-Question?rio Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villard?n, & Padilla, 2009 - cuja vers?o portuguesa foi traduzida e adaptada por Pinto e Cunha, em 2011); na ESSS- Escala da Satisfa??o com o Suporte Social (Ribeiro, J., 1999) e um Question?rio sobre a utiliza??o da internet, criado por n?s. Conclu?mos sumariamente que, nos resultados obtidos, n?o se confirmaram diferen?as estatisticamente significativas na EVAE, CBQ E CBQ-V. No entanto, verific?mos diferen?as estatisticamente significativas na ESSS, mais concretamente nas dimens?es da Satisfa??o com a Fam?lia, na Intimidade e na Atividade Social. / Bullying is seen as ?a conscious, intentional, hostile and systematic behaviour, from one or more people, with harmful intent towards others? (Souza, Sim?o & Caetano, 2014, p. 582). Even though its study is considered recent, bullying as a phenomenon of great impact particularly in the lives of children and juveniles has always existed. Additionally, the new technologies have brought a new dimension to the traditional bullying ? cyberbullying ? i.e. violence attained through the Internet. There is a close relation between these two concepts and being so prevalent in present-day society, especially amongst adolescents, we have identified a need to develop a more in depth research on this subject. We correlate bullying, cyberbullying, social support and isolation aiming to understand the relevant and crucial connections between these occurrences. We then inquired if in nowadays society the youths who feel more fulfilled with the support they receive from others, are less exposed to bullying/cyberbullying (either as victims or aggressors) and if there is any correlation with isolation, as this generation appears more absent of offline relationships, due, among other factors, to the time they expended on the Internet. Our ultimate goal lies in the prevention and intervention with the youths and with the interpersonal relationships they experience. The study focused on students from the 3rd cycle of basic education from a Portuguese school, with a sample of 145 students with a mean age of 13.52 years old. The data was collected using tools such as a Sociodemographic Questioner, a scholar victimization and aggression scale: EVAE (Cunha,S.M-s/d), a Cyberbullying Questioner: CQ_A-Question?rio Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villard?n, & Padilla, 2009 ? Portuguese version translated and adapted by Pinto e Cunha, in 2011), a scale of social support satisfaction: ESS (Ribeiro, J., 1999) and an internet usage Questioner developed by us. In summary, we concluded that the acquired results do not confirm statically significant differences between EVAE, CBQ and CBQ-V. However, statistical differences were observed in ESSS, more specifically in areas of Family Satisfaction, Intimacy and Social Activity. |
id |
RCAP_96d8d2dc5a8f93a28e0133fd9cca3eac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/472 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em Jovens do 3? Ciclo: um estudo n?o experimental correlacional realizado numa Escola PortuguesaBullying - BullyingCyberbullying - CyberbullyingSuporte Social - Social SupportO bullying, visto como ?um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e sistem?tico, de uma ou mais pessoas, cuja inten??o ? ferir os outros? (Souza, Sim?o & Caetano, 2014, pg. 582) existe desde sempre, embora seja considerado recente o seu estudo, enquanto fen?meno com grande impacto, principalmente na vida das crian?as e jovens. E as novas tecnologias trouxeram uma nova dimens?o ao bullying tradicional ? o cyberbullying - ou seja, a viol?ncia perpetrada atrav?s da internet. Havendo um v?nculo estreito entre os dois conceitos, e estando t?o presentes na sociedade contempor?nea, principalmente entre os adolescentes, sentimos necessidade de desenvolver uma investiga??o mais profunda sobre esta tem?tica. Opt?mos assim por correlacionar o bullying, com o cyberbullying, com o apoio social e ainda com o isolamento, porque ? relevante e urgente compreender a liga??o entre estes fen?menos. Procur?mos ent?o saber se na sociedade atual, os jovens que se sentem mais satisfeitos com o apoio que recebem dos outros, est?o menos sujeitos ao bullying/cyberbullying (quer seja como v?timas ou como agressores) e se h? tamb?m alguma rela??o com o isolamento, dado que esta gera??o parece mais afastada das rela??es offline, entre outros fatores devido ao tempo que passam na internet. Neste sentido, o nosso interesse final est? na preven??o e interven??o com os jovens e com as rela??es interpessoais que vivenciam. O estudo incidiu sobre alunos do 3? ciclo de uma escola portuguesa, tendo uma amostra de 145 alunos, com uma idade m?dia de 13,52 anos. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados consistiram num Question?rio Sociodemogr?fico, no EVAE - Escala de vitimiza??o e agress?o escolar (Cunha,S.M-s/d); no CQ_A-Question?rio Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villard?n, & Padilla, 2009 - cuja vers?o portuguesa foi traduzida e adaptada por Pinto e Cunha, em 2011); na ESSS- Escala da Satisfa??o com o Suporte Social (Ribeiro, J., 1999) e um Question?rio sobre a utiliza??o da internet, criado por n?s. Conclu?mos sumariamente que, nos resultados obtidos, n?o se confirmaram diferen?as estatisticamente significativas na EVAE, CBQ E CBQ-V. No entanto, verific?mos diferen?as estatisticamente significativas na ESSS, mais concretamente nas dimens?es da Satisfa??o com a Fam?lia, na Intimidade e na Atividade Social. / Bullying is seen as ?a conscious, intentional, hostile and systematic behaviour, from one or more people, with harmful intent towards others? (Souza, Sim?o & Caetano, 2014, p. 582). Even though its study is considered recent, bullying as a phenomenon of great impact particularly in the lives of children and juveniles has always existed. Additionally, the new technologies have brought a new dimension to the traditional bullying ? cyberbullying ? i.e. violence attained through the Internet. There is a close relation between these two concepts and being so prevalent in present-day society, especially amongst adolescents, we have identified a need to develop a more in depth research on this subject. We correlate bullying, cyberbullying, social support and isolation aiming to understand the relevant and crucial connections between these occurrences. We then inquired if in nowadays society the youths who feel more fulfilled with the support they receive from others, are less exposed to bullying/cyberbullying (either as victims or aggressors) and if there is any correlation with isolation, as this generation appears more absent of offline relationships, due, among other factors, to the time they expended on the Internet. Our ultimate goal lies in the prevention and intervention with the youths and with the interpersonal relationships they experience. The study focused on students from the 3rd cycle of basic education from a Portuguese school, with a sample of 145 students with a mean age of 13.52 years old. The data was collected using tools such as a Sociodemographic Questioner, a scholar victimization and aggression scale: EVAE (Cunha,S.M-s/d), a Cyberbullying Questioner: CQ_A-Question?rio Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villard?n, & Padilla, 2009 ? Portuguese version translated and adapted by Pinto e Cunha, in 2011), a scale of social support satisfaction: ESS (Ribeiro, J., 1999) and an internet usage Questioner developed by us. In summary, we concluded that the acquired results do not confirm statically significant differences between EVAE, CBQ and CBQ-V. However, statistical differences were observed in ESSS, more specifically in areas of Family Satisfaction, Intimacy and Social Activity.ISMT2016-04-13T09:12:30Z2016-04-132016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/472TID:201140942porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/472Garcia, Ana Rita MarquesArriaga, Sofia (Orientador)Amaral, In?s (Orientador)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:46Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:39.868105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em Jovens do 3? Ciclo: um estudo n?o experimental correlacional realizado numa Escola Portuguesa |
title |
O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em Jovens do 3? Ciclo: um estudo n?o experimental correlacional realizado numa Escola Portuguesa |
spellingShingle |
O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em Jovens do 3? Ciclo: um estudo n?o experimental correlacional realizado numa Escola Portuguesa Garcia, Ana Rita Marques Bullying - Bullying Cyberbullying - Cyberbullying Suporte Social - Social Support |
title_short |
O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em Jovens do 3? Ciclo: um estudo n?o experimental correlacional realizado numa Escola Portuguesa |
title_full |
O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em Jovens do 3? Ciclo: um estudo n?o experimental correlacional realizado numa Escola Portuguesa |
title_fullStr |
O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em Jovens do 3? Ciclo: um estudo n?o experimental correlacional realizado numa Escola Portuguesa |
title_full_unstemmed |
O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em Jovens do 3? Ciclo: um estudo n?o experimental correlacional realizado numa Escola Portuguesa |
title_sort |
O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em Jovens do 3? Ciclo: um estudo n?o experimental correlacional realizado numa Escola Portuguesa |
author |
Garcia, Ana Rita Marques |
author_facet |
Garcia, Ana Rita Marques Arriaga, Sofia (Orientador) Amaral, In?s (Orientador) |
author_role |
author |
author2 |
Arriaga, Sofia (Orientador) Amaral, In?s (Orientador) |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Ana Rita Marques Arriaga, Sofia (Orientador) Amaral, In?s (Orientador) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying - Bullying Cyberbullying - Cyberbullying Suporte Social - Social Support |
topic |
Bullying - Bullying Cyberbullying - Cyberbullying Suporte Social - Social Support |
description |
O bullying, visto como ?um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e sistem?tico, de uma ou mais pessoas, cuja inten??o ? ferir os outros? (Souza, Sim?o & Caetano, 2014, pg. 582) existe desde sempre, embora seja considerado recente o seu estudo, enquanto fen?meno com grande impacto, principalmente na vida das crian?as e jovens. E as novas tecnologias trouxeram uma nova dimens?o ao bullying tradicional ? o cyberbullying - ou seja, a viol?ncia perpetrada atrav?s da internet. Havendo um v?nculo estreito entre os dois conceitos, e estando t?o presentes na sociedade contempor?nea, principalmente entre os adolescentes, sentimos necessidade de desenvolver uma investiga??o mais profunda sobre esta tem?tica. Opt?mos assim por correlacionar o bullying, com o cyberbullying, com o apoio social e ainda com o isolamento, porque ? relevante e urgente compreender a liga??o entre estes fen?menos. Procur?mos ent?o saber se na sociedade atual, os jovens que se sentem mais satisfeitos com o apoio que recebem dos outros, est?o menos sujeitos ao bullying/cyberbullying (quer seja como v?timas ou como agressores) e se h? tamb?m alguma rela??o com o isolamento, dado que esta gera??o parece mais afastada das rela??es offline, entre outros fatores devido ao tempo que passam na internet. Neste sentido, o nosso interesse final est? na preven??o e interven??o com os jovens e com as rela??es interpessoais que vivenciam. O estudo incidiu sobre alunos do 3? ciclo de uma escola portuguesa, tendo uma amostra de 145 alunos, com uma idade m?dia de 13,52 anos. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados consistiram num Question?rio Sociodemogr?fico, no EVAE - Escala de vitimiza??o e agress?o escolar (Cunha,S.M-s/d); no CQ_A-Question?rio Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villard?n, & Padilla, 2009 - cuja vers?o portuguesa foi traduzida e adaptada por Pinto e Cunha, em 2011); na ESSS- Escala da Satisfa??o com o Suporte Social (Ribeiro, J., 1999) e um Question?rio sobre a utiliza??o da internet, criado por n?s. Conclu?mos sumariamente que, nos resultados obtidos, n?o se confirmaram diferen?as estatisticamente significativas na EVAE, CBQ E CBQ-V. No entanto, verific?mos diferen?as estatisticamente significativas na ESSS, mais concretamente nas dimens?es da Satisfa??o com a Fam?lia, na Intimidade e na Atividade Social. / Bullying is seen as ?a conscious, intentional, hostile and systematic behaviour, from one or more people, with harmful intent towards others? (Souza, Sim?o & Caetano, 2014, p. 582). Even though its study is considered recent, bullying as a phenomenon of great impact particularly in the lives of children and juveniles has always existed. Additionally, the new technologies have brought a new dimension to the traditional bullying ? cyberbullying ? i.e. violence attained through the Internet. There is a close relation between these two concepts and being so prevalent in present-day society, especially amongst adolescents, we have identified a need to develop a more in depth research on this subject. We correlate bullying, cyberbullying, social support and isolation aiming to understand the relevant and crucial connections between these occurrences. We then inquired if in nowadays society the youths who feel more fulfilled with the support they receive from others, are less exposed to bullying/cyberbullying (either as victims or aggressors) and if there is any correlation with isolation, as this generation appears more absent of offline relationships, due, among other factors, to the time they expended on the Internet. Our ultimate goal lies in the prevention and intervention with the youths and with the interpersonal relationships they experience. The study focused on students from the 3rd cycle of basic education from a Portuguese school, with a sample of 145 students with a mean age of 13.52 years old. The data was collected using tools such as a Sociodemographic Questioner, a scholar victimization and aggression scale: EVAE (Cunha,S.M-s/d), a Cyberbullying Questioner: CQ_A-Question?rio Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villard?n, & Padilla, 2009 ? Portuguese version translated and adapted by Pinto e Cunha, in 2011), a scale of social support satisfaction: ESS (Ribeiro, J., 1999) and an internet usage Questioner developed by us. In summary, we concluded that the acquired results do not confirm statically significant differences between EVAE, CBQ and CBQ-V. However, statistical differences were observed in ESSS, more specifically in areas of Family Satisfaction, Intimacy and Social Activity. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-13T09:12:30Z 2016-04-13 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/472 TID:201140942 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/472 |
identifier_str_mv |
TID:201140942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136424674459648 |