Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charuto, Tânia Sofia Leitão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10755
Resumo: O presente trabalho insere-se no âmbito do relatório de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este procurou-se compreender a melhor metodologia de trabalho nos contextos de Creche e de Jardim de Infância para estruturar a aprendizagem da criança. A fundamentação teórica do relatório é baseada na aprendizagem da criança como ser construtor do seu próprio saber contextualizando-a no construtivismo de saberes em cooperação com modelos curriculares para a educação. O profissional deve desenvolver e integrar progressivamente a dimensão cívica e formativa das suas ações, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas e desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente sobre, e para a ação educativa, numa perspetiva de intervenção, de co-construção de conhecimento e de transformação de contextos. Estes serão os objetivos fundamentais para a intervenção e serão o suporte da prática pedagógica. ; #### Abstract This work falls within the report stage of Supervised Teaching Practice for the acquisition of the master's degree in Preschool Education. With this we tried to understand the best methods of work (project methodology and systematic education) in the contexts of Nursery and Kindergarten in order to structure the child's learning. The Theoretical basis of this report is based on way the child's learning how to build his own knowledge contextualizing it in the constructivism of knowledge in cooperation with curriculum models for education. The professional must develop and progressively integrate the civic dimension of their actions and training, with the inherent ethical and professional conduct associated with it and develop research skills and ongoing reflection on, and educational activities in a perspective of intervention, co-construction of knowledge and transformation of contexts. These are the key goals for intervention and will support the teaching practice. Keywords: Supervised Teaching Practice, Preschool Education, learning, child, projects, knowledge, professional, skills, research, reflection, pedagogical practice.
id RCAP_96e0dea70a94f3328f37a57fccd91a8c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPrática de Ensino SupervisionadaEducação Pré-Escolaraprendizagemcriançaprojetossaberprofissionalcompetênciasinvestigaçãoreflexãoprática pedagógicaO presente trabalho insere-se no âmbito do relatório de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este procurou-se compreender a melhor metodologia de trabalho nos contextos de Creche e de Jardim de Infância para estruturar a aprendizagem da criança. A fundamentação teórica do relatório é baseada na aprendizagem da criança como ser construtor do seu próprio saber contextualizando-a no construtivismo de saberes em cooperação com modelos curriculares para a educação. O profissional deve desenvolver e integrar progressivamente a dimensão cívica e formativa das suas ações, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas e desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente sobre, e para a ação educativa, numa perspetiva de intervenção, de co-construção de conhecimento e de transformação de contextos. Estes serão os objetivos fundamentais para a intervenção e serão o suporte da prática pedagógica. ; #### Abstract This work falls within the report stage of Supervised Teaching Practice for the acquisition of the master's degree in Preschool Education. With this we tried to understand the best methods of work (project methodology and systematic education) in the contexts of Nursery and Kindergarten in order to structure the child's learning. The Theoretical basis of this report is based on way the child's learning how to build his own knowledge contextualizing it in the constructivism of knowledge in cooperation with curriculum models for education. The professional must develop and progressively integrate the civic dimension of their actions and training, with the inherent ethical and professional conduct associated with it and develop research skills and ongoing reflection on, and educational activities in a perspective of intervention, co-construction of knowledge and transformation of contexts. These are the key goals for intervention and will support the teaching practice. Keywords: Supervised Teaching Practice, Preschool Education, learning, child, projects, knowledge, professional, skills, research, reflection, pedagogical practice.Universidade de Évora2014-02-19T17:40:54Z2014-02-192011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10755http://hdl.handle.net/10174/10755pornd676Charuto, Tânia Sofia Leitãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:10.189008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Charuto, Tânia Sofia Leitão
Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
aprendizagem
criança
projetos
saber
profissional
competências
investigação
reflexão
prática pedagógica
title_short Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
author Charuto, Tânia Sofia Leitão
author_facet Charuto, Tânia Sofia Leitão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charuto, Tânia Sofia Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
aprendizagem
criança
projetos
saber
profissional
competências
investigação
reflexão
prática pedagógica
topic Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
aprendizagem
criança
projetos
saber
profissional
competências
investigação
reflexão
prática pedagógica
description O presente trabalho insere-se no âmbito do relatório de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este procurou-se compreender a melhor metodologia de trabalho nos contextos de Creche e de Jardim de Infância para estruturar a aprendizagem da criança. A fundamentação teórica do relatório é baseada na aprendizagem da criança como ser construtor do seu próprio saber contextualizando-a no construtivismo de saberes em cooperação com modelos curriculares para a educação. O profissional deve desenvolver e integrar progressivamente a dimensão cívica e formativa das suas ações, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas e desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente sobre, e para a ação educativa, numa perspetiva de intervenção, de co-construção de conhecimento e de transformação de contextos. Estes serão os objetivos fundamentais para a intervenção e serão o suporte da prática pedagógica. ; #### Abstract This work falls within the report stage of Supervised Teaching Practice for the acquisition of the master's degree in Preschool Education. With this we tried to understand the best methods of work (project methodology and systematic education) in the contexts of Nursery and Kindergarten in order to structure the child's learning. The Theoretical basis of this report is based on way the child's learning how to build his own knowledge contextualizing it in the constructivism of knowledge in cooperation with curriculum models for education. The professional must develop and progressively integrate the civic dimension of their actions and training, with the inherent ethical and professional conduct associated with it and develop research skills and ongoing reflection on, and educational activities in a perspective of intervention, co-construction of knowledge and transformation of contexts. These are the key goals for intervention and will support the teaching practice. Keywords: Supervised Teaching Practice, Preschool Education, learning, child, projects, knowledge, professional, skills, research, reflection, pedagogical practice.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-02-19T17:40:54Z
2014-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10755
http://hdl.handle.net/10174/10755
url http://hdl.handle.net/10174/10755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136525643939840