Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10755 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se no âmbito do relatório de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este procurou-se compreender a melhor metodologia de trabalho nos contextos de Creche e de Jardim de Infância para estruturar a aprendizagem da criança. A fundamentação teórica do relatório é baseada na aprendizagem da criança como ser construtor do seu próprio saber contextualizando-a no construtivismo de saberes em cooperação com modelos curriculares para a educação. O profissional deve desenvolver e integrar progressivamente a dimensão cívica e formativa das suas ações, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas e desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente sobre, e para a ação educativa, numa perspetiva de intervenção, de co-construção de conhecimento e de transformação de contextos. Estes serão os objetivos fundamentais para a intervenção e serão o suporte da prática pedagógica. ; #### Abstract This work falls within the report stage of Supervised Teaching Practice for the acquisition of the master's degree in Preschool Education. With this we tried to understand the best methods of work (project methodology and systematic education) in the contexts of Nursery and Kindergarten in order to structure the child's learning. The Theoretical basis of this report is based on way the child's learning how to build his own knowledge contextualizing it in the constructivism of knowledge in cooperation with curriculum models for education. The professional must develop and progressively integrate the civic dimension of their actions and training, with the inherent ethical and professional conduct associated with it and develop research skills and ongoing reflection on, and educational activities in a perspective of intervention, co-construction of knowledge and transformation of contexts. These are the key goals for intervention and will support the teaching practice. Keywords: Supervised Teaching Practice, Preschool Education, learning, child, projects, knowledge, professional, skills, research, reflection, pedagogical practice. |
id |
RCAP_96e0dea70a94f3328f37a57fccd91a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10755 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPrática de Ensino SupervisionadaEducação Pré-Escolaraprendizagemcriançaprojetossaberprofissionalcompetênciasinvestigaçãoreflexãoprática pedagógicaO presente trabalho insere-se no âmbito do relatório de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este procurou-se compreender a melhor metodologia de trabalho nos contextos de Creche e de Jardim de Infância para estruturar a aprendizagem da criança. A fundamentação teórica do relatório é baseada na aprendizagem da criança como ser construtor do seu próprio saber contextualizando-a no construtivismo de saberes em cooperação com modelos curriculares para a educação. O profissional deve desenvolver e integrar progressivamente a dimensão cívica e formativa das suas ações, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas e desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente sobre, e para a ação educativa, numa perspetiva de intervenção, de co-construção de conhecimento e de transformação de contextos. Estes serão os objetivos fundamentais para a intervenção e serão o suporte da prática pedagógica. ; #### Abstract This work falls within the report stage of Supervised Teaching Practice for the acquisition of the master's degree in Preschool Education. With this we tried to understand the best methods of work (project methodology and systematic education) in the contexts of Nursery and Kindergarten in order to structure the child's learning. The Theoretical basis of this report is based on way the child's learning how to build his own knowledge contextualizing it in the constructivism of knowledge in cooperation with curriculum models for education. The professional must develop and progressively integrate the civic dimension of their actions and training, with the inherent ethical and professional conduct associated with it and develop research skills and ongoing reflection on, and educational activities in a perspective of intervention, co-construction of knowledge and transformation of contexts. These are the key goals for intervention and will support the teaching practice. Keywords: Supervised Teaching Practice, Preschool Education, learning, child, projects, knowledge, professional, skills, research, reflection, pedagogical practice.Universidade de Évora2014-02-19T17:40:54Z2014-02-192011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10755http://hdl.handle.net/10174/10755pornd676Charuto, Tânia Sofia Leitãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:10.189008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico Charuto, Tânia Sofia Leitão Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar aprendizagem criança projetos saber profissional competências investigação reflexão prática pedagógica |
title_short |
Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Charuto, Tânia Sofia Leitão |
author_facet |
Charuto, Tânia Sofia Leitão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charuto, Tânia Sofia Leitão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar aprendizagem criança projetos saber profissional competências investigação reflexão prática pedagógica |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar aprendizagem criança projetos saber profissional competências investigação reflexão prática pedagógica |
description |
O presente trabalho insere-se no âmbito do relatório de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este procurou-se compreender a melhor metodologia de trabalho nos contextos de Creche e de Jardim de Infância para estruturar a aprendizagem da criança. A fundamentação teórica do relatório é baseada na aprendizagem da criança como ser construtor do seu próprio saber contextualizando-a no construtivismo de saberes em cooperação com modelos curriculares para a educação. O profissional deve desenvolver e integrar progressivamente a dimensão cívica e formativa das suas ações, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas e desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente sobre, e para a ação educativa, numa perspetiva de intervenção, de co-construção de conhecimento e de transformação de contextos. Estes serão os objetivos fundamentais para a intervenção e serão o suporte da prática pedagógica. ; #### Abstract This work falls within the report stage of Supervised Teaching Practice for the acquisition of the master's degree in Preschool Education. With this we tried to understand the best methods of work (project methodology and systematic education) in the contexts of Nursery and Kindergarten in order to structure the child's learning. The Theoretical basis of this report is based on way the child's learning how to build his own knowledge contextualizing it in the constructivism of knowledge in cooperation with curriculum models for education. The professional must develop and progressively integrate the civic dimension of their actions and training, with the inherent ethical and professional conduct associated with it and develop research skills and ongoing reflection on, and educational activities in a perspective of intervention, co-construction of knowledge and transformation of contexts. These are the key goals for intervention and will support the teaching practice. Keywords: Supervised Teaching Practice, Preschool Education, learning, child, projects, knowledge, professional, skills, research, reflection, pedagogical practice. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-02-19T17:40:54Z 2014-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10755 http://hdl.handle.net/10174/10755 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136525643939840 |