Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40030 |
Resumo: | O presente Estágio Pedagógico, que sucede do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (I.S.E.I.T.) / Viseu- Instituto Piaget, realizado na Escola Secundária Alves Martins, junto da turma do 10ºP, no ano letivo 2020/2021, complementa com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico. Neste sentido, o presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende mostrar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do ano letivo de estágio. O Relatório de Estágio abrange três capítulos, sendo que no primeiro é evidenciado a contextualização da prática desenvolvida, das expetativas inicias, no segundo uma análise reflexiva sobre toda a prática pedagógica recaindo nas fases de planeamento, de realização e de avaliação, do ensino à distância e da ética e profissionalismo e por último, o projeto de investigação. No que concerne ao projeto de investigação, referi um estudo realizado a 11 professores da Escola Secundária Alves Martins, escola essa onde realizei o estágio pedagógico. O estudo teve como objetivo analisar as perceções e reflexões de um conjunto de professores de Educação Física sobre a forma como viveram, pessoal e profissionalmente esta situação de confinamento provocada pelo COVID 19 e sobre os procedimentos e estratégias que tiveram que utilizar no sentido de desenvolverem a sua atividade docente dentro duma normalidade possível. Durante o período de prática docente, os conhecimentos que foram aprendidos foram aplicados em situações reais, ainda que de forma dirigida e supervisionada, de forma a tornar nos futuros docentes |
id |
RCAP_59ef74e81ee0bfa665cdb58c34906419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40030 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaEstágio PedagógicoPrática de Ensino SupervisionadaProjeto de InvestigaçãoO presente Estágio Pedagógico, que sucede do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (I.S.E.I.T.) / Viseu- Instituto Piaget, realizado na Escola Secundária Alves Martins, junto da turma do 10ºP, no ano letivo 2020/2021, complementa com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico. Neste sentido, o presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende mostrar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do ano letivo de estágio. O Relatório de Estágio abrange três capítulos, sendo que no primeiro é evidenciado a contextualização da prática desenvolvida, das expetativas inicias, no segundo uma análise reflexiva sobre toda a prática pedagógica recaindo nas fases de planeamento, de realização e de avaliação, do ensino à distância e da ética e profissionalismo e por último, o projeto de investigação. No que concerne ao projeto de investigação, referi um estudo realizado a 11 professores da Escola Secundária Alves Martins, escola essa onde realizei o estágio pedagógico. O estudo teve como objetivo analisar as perceções e reflexões de um conjunto de professores de Educação Física sobre a forma como viveram, pessoal e profissionalmente esta situação de confinamento provocada pelo COVID 19 e sobre os procedimentos e estratégias que tiveram que utilizar no sentido de desenvolverem a sua atividade docente dentro duma normalidade possível. Durante o período de prática docente, os conhecimentos que foram aprendidos foram aplicados em situações reais, ainda que de forma dirigida e supervisionada, de forma a tornar nos futuros docentesFerreira, CarlosRepositório ComumGuedes, Carolina2022-04-01T16:36:58Z2022-01-112022-01-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40030TID:202981428pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:23.259834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física Guedes, Carolina Estágio Pedagógico Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Investigação |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física |
author |
Guedes, Carolina |
author_facet |
Guedes, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Carlos Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Investigação |
topic |
Estágio Pedagógico Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Investigação |
description |
O presente Estágio Pedagógico, que sucede do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (I.S.E.I.T.) / Viseu- Instituto Piaget, realizado na Escola Secundária Alves Martins, junto da turma do 10ºP, no ano letivo 2020/2021, complementa com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico. Neste sentido, o presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende mostrar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do ano letivo de estágio. O Relatório de Estágio abrange três capítulos, sendo que no primeiro é evidenciado a contextualização da prática desenvolvida, das expetativas inicias, no segundo uma análise reflexiva sobre toda a prática pedagógica recaindo nas fases de planeamento, de realização e de avaliação, do ensino à distância e da ética e profissionalismo e por último, o projeto de investigação. No que concerne ao projeto de investigação, referi um estudo realizado a 11 professores da Escola Secundária Alves Martins, escola essa onde realizei o estágio pedagógico. O estudo teve como objetivo analisar as perceções e reflexões de um conjunto de professores de Educação Física sobre a forma como viveram, pessoal e profissionalmente esta situação de confinamento provocada pelo COVID 19 e sobre os procedimentos e estratégias que tiveram que utilizar no sentido de desenvolverem a sua atividade docente dentro duma normalidade possível. Durante o período de prática docente, os conhecimentos que foram aprendidos foram aplicados em situações reais, ainda que de forma dirigida e supervisionada, de forma a tornar nos futuros docentes |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-01T16:36:58Z 2022-01-11 2022-01-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40030 TID:202981428 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40030 |
identifier_str_mv |
TID:202981428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918050054144 |