Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Carolina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40030
Resumo: O presente Estágio Pedagógico, que sucede do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (I.S.E.I.T.) / Viseu- Instituto Piaget, realizado na Escola Secundária Alves Martins, junto da turma do 10ºP, no ano letivo 2020/2021, complementa com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico. Neste sentido, o presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende mostrar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do ano letivo de estágio. O Relatório de Estágio abrange três capítulos, sendo que no primeiro é evidenciado a contextualização da prática desenvolvida, das expetativas inicias, no segundo uma análise reflexiva sobre toda a prática pedagógica recaindo nas fases de planeamento, de realização e de avaliação, do ensino à distância e da ética e profissionalismo e por último, o projeto de investigação. No que concerne ao projeto de investigação, referi um estudo realizado a 11 professores da Escola Secundária Alves Martins, escola essa onde realizei o estágio pedagógico. O estudo teve como objetivo analisar as perceções e reflexões de um conjunto de professores de Educação Física sobre a forma como viveram, pessoal e profissionalmente esta situação de confinamento provocada pelo COVID 19 e sobre os procedimentos e estratégias que tiveram que utilizar no sentido de desenvolverem a sua atividade docente dentro duma normalidade possível. Durante o período de prática docente, os conhecimentos que foram aprendidos foram aplicados em situações reais, ainda que de forma dirigida e supervisionada, de forma a tornar nos futuros docentes
id RCAP_59ef74e81ee0bfa665cdb58c34906419
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaEstágio PedagógicoPrática de Ensino SupervisionadaProjeto de InvestigaçãoO presente Estágio Pedagógico, que sucede do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (I.S.E.I.T.) / Viseu- Instituto Piaget, realizado na Escola Secundária Alves Martins, junto da turma do 10ºP, no ano letivo 2020/2021, complementa com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico. Neste sentido, o presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende mostrar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do ano letivo de estágio. O Relatório de Estágio abrange três capítulos, sendo que no primeiro é evidenciado a contextualização da prática desenvolvida, das expetativas inicias, no segundo uma análise reflexiva sobre toda a prática pedagógica recaindo nas fases de planeamento, de realização e de avaliação, do ensino à distância e da ética e profissionalismo e por último, o projeto de investigação. No que concerne ao projeto de investigação, referi um estudo realizado a 11 professores da Escola Secundária Alves Martins, escola essa onde realizei o estágio pedagógico. O estudo teve como objetivo analisar as perceções e reflexões de um conjunto de professores de Educação Física sobre a forma como viveram, pessoal e profissionalmente esta situação de confinamento provocada pelo COVID 19 e sobre os procedimentos e estratégias que tiveram que utilizar no sentido de desenvolverem a sua atividade docente dentro duma normalidade possível. Durante o período de prática docente, os conhecimentos que foram aprendidos foram aplicados em situações reais, ainda que de forma dirigida e supervisionada, de forma a tornar nos futuros docentesFerreira, CarlosRepositório ComumGuedes, Carolina2022-04-01T16:36:58Z2022-01-112022-01-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40030TID:202981428pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:23.259834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física
Guedes, Carolina
Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
Projeto de Investigação
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física
author Guedes, Carolina
author_facet Guedes, Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Carlos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
Projeto de Investigação
topic Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
Projeto de Investigação
description O presente Estágio Pedagógico, que sucede do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (I.S.E.I.T.) / Viseu- Instituto Piaget, realizado na Escola Secundária Alves Martins, junto da turma do 10ºP, no ano letivo 2020/2021, complementa com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico. Neste sentido, o presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende mostrar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do ano letivo de estágio. O Relatório de Estágio abrange três capítulos, sendo que no primeiro é evidenciado a contextualização da prática desenvolvida, das expetativas inicias, no segundo uma análise reflexiva sobre toda a prática pedagógica recaindo nas fases de planeamento, de realização e de avaliação, do ensino à distância e da ética e profissionalismo e por último, o projeto de investigação. No que concerne ao projeto de investigação, referi um estudo realizado a 11 professores da Escola Secundária Alves Martins, escola essa onde realizei o estágio pedagógico. O estudo teve como objetivo analisar as perceções e reflexões de um conjunto de professores de Educação Física sobre a forma como viveram, pessoal e profissionalmente esta situação de confinamento provocada pelo COVID 19 e sobre os procedimentos e estratégias que tiveram que utilizar no sentido de desenvolverem a sua atividade docente dentro duma normalidade possível. Durante o período de prática docente, os conhecimentos que foram aprendidos foram aplicados em situações reais, ainda que de forma dirigida e supervisionada, de forma a tornar nos futuros docentes
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01T16:36:58Z
2022-01-11
2022-01-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40030
TID:202981428
url http://hdl.handle.net/10400.26/40030
identifier_str_mv TID:202981428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918050054144