Employer branding na atração e retenção de profissionais de enfermagem no setor público e privado em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltazar, Inês Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27288
Resumo: Num mercado de trabalho competitivo, o grande desafio das organizações passa por atrair possíveis talentos e reter os atuais. As constantes e cada vez mais procuras na área de Enfermagem traduzemse em múltiplos desafios para a Gestão de Recursos Humanos. Com o intuito de estudar medidas multidimensionais foi desenvolvido um estudo quantitativo a profissionais de Enfermagem, tanto no setor público como no privado, em Portugal. O estudo envolveu uma amostra de 173 participantes, sendo a maioria do sexo feminino. Os dados foram recolhidos com recurso a um único questionário e foram analisados posteriormente por testes de correlação e modelos de mediação. A partir da ligação que foi feita entre o modelo de Employer Branding e as restantes variáveis na investigação, tornou-se possível percecionar que se não forem levadas a cabo práticas eficazes de atração e retenção a atuais e potenciais talentos, a intenção de saída da organização passa a ser tema para muitos enfermeiros, sendo também este o outcome principal ao longo da investigação. Neste sentido e, com base nos resultados obtidos, observa-se que as dimensões afetiva e de continuidade impactam a relação entre o Employer Branding (SA) e a Intenção de Saída do Emprego, contrariamente à dimensão normativa. O Burnout, neste estudo, também é um mediador significativo na relação tanto do Compromisso Organizacional normativo como do afetivo com a Intenção de Saída do Emprego. A investigação apresenta contributos teóricos, implicações para a prática, tal como limitações e sugestões para estudos futuros.
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