Employer branding - a atratividade da marca do empregador e o seu efeito no bem estar e na satisfação do colaborador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Joana Catarina Seco Ramos Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23810
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial
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spelling Employer branding - a atratividade da marca do empregador e o seu efeito no bem estar e na satisfação do colaboradorEmployer BrandEmployer Brand EquityBem-estarSatisfaçãoComunicação Boca a BocaIntenção de ficarWell-beingSatisfactionWord of mouthIntention to stayMestrado Bolonha em Gestão e Estratégia IndustrialO tema deste estudo foi escolhido tendo em conta os desafios existentes na gestão de recursos humanos, nomeadamente na atração e retenção de talentos. Nos últimos anos tem-se verificado uma alteração de padrão no mercado de trabalho. Atualmente, são as organizações que competem entre si e se esforçam para atrair e reter os melhores talentos, de forma a conseguirem ganhar vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Nesta senda, o propósito deste estudo prende-se com a perceção de quais as dimensões que tornam as organizações mais atrativas aos olhos dos seus colaboradores, com o objetivo final de perceber qual o papel desempenhado pelo Employer Branding e pela atratividade do valor da marca do empregador. Para tal, tornou-se necessário perceber quais as expectativas e preferências dos colaboradores no que corresponde aos atributos da organização, valor percebido pelo colaborador, o que a torna atrativa, bem como a influência do seu bem-estar na perceção dos mesmos. O presente estudo utiliza uma abordagem quantitativa. Assim, foi implementado um inquérito por questionário a 151 indivíduos ativos no mercado de trabalho. Esta pesquisa foi inspirada noutros estudos, principalmente, Berthon et al. (2005), Benraiss- Noailles e Viot (2021), King e Grace (2010) e Warr (1990). A análise às hipóteses foi efetuada através da ferramenta IBM SPSS Statistics 27.0, procedemos a análises de estatística inferencial, recorrendo a análises de regressão linear simples e múltipla. Os resultados do estudo empírico realçam a importância que algumas dimensões do valor percebido pelo colaborador têm no seu bem-estar. E também a importância que o bem-estar do mesmo tem no que respeita aos benefícios do valor da marca de empregador. Assim, conseguiu-se perceber que colaboradores que se sintam bem, são colaboradores satisfeitos com a sua organização, comunicam de forma positiva sobre a mesma e têm intenção de permanecer na mesma. A contribuição deste estudo aborda questões e preocupações atuais dos recursos humanos. O mesmo assenta na perceção do que é importante para o colaborador. Empresas que vão de encontro às expetativas dos seus colaboradores são empresas que detêm vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.The theme of this study was chosen considering the existing challenges in human resources management, namely in attracting and retaining talent. In recent years there has been a change in the labor market. Currently, organizations compete and strive to attract and retain the best talent in order to gain competitive advantage over their competitors. Accordingly, the purpose of this study is related to the perception of which dimensions make organizations more attractive in the eyes of their employees, with the goal of understanding the role played by Employer Branding and the attractiveness of the employer brand equity. To this end, it became necessary to understand the expectations and preferences of employees in terms of the organization's attributes, value perceived by the employee, which makes it attractive, as well as the influence of their well-being on their perception. The present study uses a quantitative approach. A survey by questionnaire was applied to 151 individuals active in the labor market. This research was inspired by other studies, mainly Berthon et al. (2005), Benraiss-Noailles and Viot (2021), King and Grace (2010) and Warr (1990). The analysis of the hypotheses was carried out using IBM SPSS Statistics 27.0 and inferential statistical analyses were conducted using simple and multiple linear regressions. The results of the empirical study highlight the importance that some dimensions of the value perceived by the employee have on their well-being. And also, the importance of employee well-being in terms of employer brand equity benefits. Thus, it was possible to perceive that employees who feel good are employees satisfied with their organization, communicate positively about it and intend to remain in it. The contribution of this study addresses current human resources issues and concerns. The same is based on the perception of what is important to the employee. Employees that meet the expectations of their employees are companies that have a competitive advantage over their competitors.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna KrywalskiRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Joana Catarina Seco Ramos Vieira2022-03-15T17:55:53Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23810porFerreira, Joana Catarina Seco Ramos Vieira (2021). “Employer branding - a atratividade da marca do empregador e o seu efeito no bem estar e na satisfação do colaborador”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:57.193701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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