Comunicação Externa em Business-to-Business

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Filipa de Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7798
Resumo: Esta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júri
id RCAP_96f126141bb53fd8d661e1731f62bd61
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação Externa em Business-to-Businessestudo de caso: Shamir OpticalBusiness-to-businessPúblico externoComunicação externaImagem organizacionalOrganizacional imageExternal publicExternal communicationBusiness-to-businessGestãoEsta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júriO presente trabalho enquadra-se no âmbito da realização do relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Assessoria de Administração e tem como título a Comunicação Externa em Business-to-Business (Estudo de Caso: Shamir Optical). Este relatório visa o estudo da importância da comunicação externa de organizações que praticam business-to-business, e analisar as suas ferramentas e componentes. A escolha do tema deve-se ao facto de se verificar uma preocupação crescente em relação à comunicação externa a nível global, abrangendo também as organizações de business-to-business. Nestas organizações, os processos comunicacionais utilizados não foram, até ao momento, alvo de muitos estudos ao contrário do que acontece nas organizações de business-to-consumer. Para a sua concretização, além de um estágio profissional, foi realizado um estudo de caso. Este estudo teve o intuito de analisar a comunicação externa na empresa de business-to-business do setor ótico Shamir Optical. Foram realizadas pesquisas e estudos no ambito do tema abordado com o objetivo de descobrir e analisar aspetos peculiares da comunicação externa das organizações de business-to-business. Para isso, foram convergidos dados recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental. Das informações recolhidas extrapolamos que a comunicação externa tem vindo a assumir uma importância crescente no panorama organizacional global, inclusive nas organizações de business-to-business, como é o caso da Shamir Optical sendo cada vez mais recursos redirecionados para esta área.This paper is enclosed in the ambit of the internship report to obtain a master's degree in Administrative Assistence and is titled as External Communication in Business-to-Business (Case Study: Shamir Optical). This report aims to study the importance of the external communication, of organizations involved in business-to-business, and analyze the tools and components used. The choice of the research topic is owing to fact that there is a growing concern about global external communication, also incluing business-to-business organizations. In these organizations, the communication processes used were not so far, the subject of lots of studies, opposing what happens with business-to-consumer subject. An internship and a case study was done to accomplish the goals. This study aimed to analyze the external communication in business-to-business organization Shamir Optical. Researches and studies were made on the subject in order to discover and analyze the atypical aspects of the external communication of business-to-business organizations. In order to accomplish this, was collected data through an interview, participant observation and documental investigation. We extrapolated from the information collected that external communication has become increasingly important in the global organizational landscape, including the business-to-business organizations, such the case of Shamir Optical increasingly resources sent to this area.Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Ana Filipa de Jesus2016-03-03T15:17:24Z201520162015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7798TID:201253836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:11.832605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Externa em Business-to-Business
estudo de caso: Shamir Optical
title Comunicação Externa em Business-to-Business
spellingShingle Comunicação Externa em Business-to-Business
Carvalho, Ana Filipa de Jesus
Business-to-business
Público externo
Comunicação externa
Imagem organizacional
Organizacional image
External public
External communication
Business-to-business
Gestão
title_short Comunicação Externa em Business-to-Business
title_full Comunicação Externa em Business-to-Business
title_fullStr Comunicação Externa em Business-to-Business
title_full_unstemmed Comunicação Externa em Business-to-Business
title_sort Comunicação Externa em Business-to-Business
author Carvalho, Ana Filipa de Jesus
author_facet Carvalho, Ana Filipa de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Filipa de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Business-to-business
Público externo
Comunicação externa
Imagem organizacional
Organizacional image
External public
External communication
Business-to-business
Gestão
topic Business-to-business
Público externo
Comunicação externa
Imagem organizacional
Organizacional image
External public
External communication
Business-to-business
Gestão
description Esta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júri
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-03T15:17:24Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7798
TID:201253836
url http://hdl.handle.net/10400.22/7798
identifier_str_mv TID:201253836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131377365417984