O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, José Carlos Moura
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9251
Resumo: Nesta dissertação pretendemos analisar o valor económico e social da informação no qua-dro da sociedade em rede. Pretendemos investigar as transformações operadas no modo de distribuir socialmente a informação na sequência da adopção massiva das tecnologias de informação e comunicação digitais e as consequências que essas alterações poderão ter operado no valor social e económico da informação. A hipótese que colocamos é que a so-ciedade em rede, entendida como o resultado das diversas apropriações sociais das tecno-logias de informação e comunicação digitais, diminui o valor económico da informação e aumenta o seu valor social. Analisaremos primeiro os dados empíricos de carácter económi-co relativos às empresas que produzem e distribuem informação e depois olharemos para a forma como a informação é distribuída e disseminada socialmente com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação digitais. Pretendemos analisar de que forma evo-luiu o valor económico da informação nos últimos anos – usando dados nacionais, internaci-onais e um estudo de caso – e como é que a actual abundância de informação afecta a for-ma como a utilizamos socialmente – olhando para respectiva disseminação nas redes soci-ais online. Deste estudo concluímos que o modelo de negócio dos mass media está esgota-do e não pode ser recuperado no quadro da sociedade em rede e que o modelo do negócio dos “novos media” da sociedade em rede só pode subsistir a uma escala global e implica uma redução do valor económico da informação.
id RCAP_9708dc66b0eb990c711c6c09ba3f7cf5
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em redeSociedade em redeInformaçãoValor económicoValor socialMass mediaNovos mediaModelos de negócioNetwork societyInformationEconomic valueSocial valueNew mediaBusiness modelNesta dissertação pretendemos analisar o valor económico e social da informação no qua-dro da sociedade em rede. Pretendemos investigar as transformações operadas no modo de distribuir socialmente a informação na sequência da adopção massiva das tecnologias de informação e comunicação digitais e as consequências que essas alterações poderão ter operado no valor social e económico da informação. A hipótese que colocamos é que a so-ciedade em rede, entendida como o resultado das diversas apropriações sociais das tecno-logias de informação e comunicação digitais, diminui o valor económico da informação e aumenta o seu valor social. Analisaremos primeiro os dados empíricos de carácter económi-co relativos às empresas que produzem e distribuem informação e depois olharemos para a forma como a informação é distribuída e disseminada socialmente com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação digitais. Pretendemos analisar de que forma evo-luiu o valor económico da informação nos últimos anos – usando dados nacionais, internaci-onais e um estudo de caso – e como é que a actual abundância de informação afecta a for-ma como a utilizamos socialmente – olhando para respectiva disseminação nas redes soci-ais online. Deste estudo concluímos que o modelo de negócio dos mass media está esgota-do e não pode ser recuperado no quadro da sociedade em rede e que o modelo do negócio dos “novos media” da sociedade em rede só pode subsistir a uma escala global e implica uma redução do valor económico da informação.In this thesis, our aim is to analyze the economic and social value of information in the con-text of the network society. We will investigate the changes taking place in the way infor-mation is socially distributed following the massive adoption of the new digital information and communication technologies and the way those changes may affect the economic and social value of information. The hypothesis we investigate is that the network society, i.e. the social appropriations of the digital information and communication technologies, decreases the economic value of information and increases its social value. We will first analyze empiric economic data relative to the companies that distribute information and then we will look at the way information is distributed and disseminated in the social context with the new digital information and communication technologies. We aim to study how the economic value of information evolved in the last 10 years – using national data, international data and a case study – and how the current information abundance affect the way we use it on the social level – looking at its dissemination in online social networks. We will conclude that the busi-ness model of the mass media is worn out and cannot be recovered in the context of the network society and that the business model of the new media of the network society can only work on a global scale and implies a reduction of the economic value of information.2015-07-13T14:02:08Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9251TID:201012928porMoreno, José Carlos Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:40.031345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede
title O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede
spellingShingle O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede
Moreno, José Carlos Moura
Sociedade em rede
Informação
Valor económico
Valor social
Mass media
Novos media
Modelos de negócio
Network society
Information
Economic value
Social value
New media
Business model
title_short O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede
title_full O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede
title_fullStr O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede
title_full_unstemmed O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede
title_sort O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede
author Moreno, José Carlos Moura
author_facet Moreno, José Carlos Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, José Carlos Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade em rede
Informação
Valor económico
Valor social
Mass media
Novos media
Modelos de negócio
Network society
Information
Economic value
Social value
New media
Business model
topic Sociedade em rede
Informação
Valor económico
Valor social
Mass media
Novos media
Modelos de negócio
Network society
Information
Economic value
Social value
New media
Business model
description Nesta dissertação pretendemos analisar o valor económico e social da informação no qua-dro da sociedade em rede. Pretendemos investigar as transformações operadas no modo de distribuir socialmente a informação na sequência da adopção massiva das tecnologias de informação e comunicação digitais e as consequências que essas alterações poderão ter operado no valor social e económico da informação. A hipótese que colocamos é que a so-ciedade em rede, entendida como o resultado das diversas apropriações sociais das tecno-logias de informação e comunicação digitais, diminui o valor económico da informação e aumenta o seu valor social. Analisaremos primeiro os dados empíricos de carácter económi-co relativos às empresas que produzem e distribuem informação e depois olharemos para a forma como a informação é distribuída e disseminada socialmente com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação digitais. Pretendemos analisar de que forma evo-luiu o valor económico da informação nos últimos anos – usando dados nacionais, internaci-onais e um estudo de caso – e como é que a actual abundância de informação afecta a for-ma como a utilizamos socialmente – olhando para respectiva disseminação nas redes soci-ais online. Deste estudo concluímos que o modelo de negócio dos mass media está esgota-do e não pode ser recuperado no quadro da sociedade em rede e que o modelo do negócio dos “novos media” da sociedade em rede só pode subsistir a uma escala global e implica uma redução do valor económico da informação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2014-06
2015-07-13T14:02:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/9251
TID:201012928
url http://hdl.handle.net/10071/9251
identifier_str_mv TID:201012928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134725424545792