O papel das plataformas informáticas na regulação da organização e gestão da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10956 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional |
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O papel das plataformas informáticas na regulação da organização e gestão da escolaPlataforma informáticaDiretorEstadoInstrumento de regulaçãoRegulação da educaçãoInformatics platformDirectorStateRegulatory instrumentRegulation of educationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EducacionalA investigação que deu origem à presente dissertação incidiu sobre a política de implementação das “Plataformas Informáticas para a Educação” nas escolas públicas em Portugal teve como objeto de estudo o papel das plataformas informáticas na regulação da organização e gestão da escola, nomeadamente na ação do diretor e na reconfiguração do papel e ação do Estado. Tratando-se de um estudo de natureza qualitativa, as opções metodológicas incidiram em entrevistas semiestruturadas a diretores de agrupamentos de escolas e a dirigentes de topo da Administração Central da Educação e na análise de conteúdo baseada num sistema de categorização misto e apoiada em software de análise de dados qualitativos. A abordagem pela “regulação”, enquanto suporte interpretativo permite por em evidência as representações das plataformas informáticas, o papel e ação do estado nos processos de interação-relação com as escolas-agrupamentos tendo como instrumento de ação (mediação-regulação) as plataformas informáticas e as implicações das mesmas na ação do diretor. Os inquiridos apresentam as plataformas informáticas como instrumentos de modernização e apoio à gestão, mas também de intensificação da burocracia e de controlo. Assumem-se para o Estado como um instrumento de mediação-regulação, colocando em evidência o seu papel modernizador, padronizador e de exercício do poder anónimo sobre as organizações escolares. A regulação pós-burocrática da ação do diretor exercida pelas plataformas informáticas, está patente no “duplo constrangimento” que o leva, por um lado, a realizar tarefas conflituais e, por outro, a exercer uma multiplicidade de papéis, colocando em evidência a sua “dimensão micropolítica” como gestor de tensões entre o Estado e a Escola. A tese evidencia um papel das plataformas informáticas preconizador de efeitos de multirregulação, por um lado uma regulação nacional exercida pelo estado e por outro uma regulação local associada à gestão escolar e em particular ao diretor.ABSTRACT The research that led to this dissertation was focused on the implementation policy of “Informatics Platforms for Education” in public schools in Portugal. The study object was the role of informatics (IT) platforms in the regulation of school organization and management, namely in what concern director action and states restructuring role and action. The methodological approach was a qualitative research study. Semi-structured interviews to school directors as well as to decision-makers from “Central Administration of Education” were conducted and content analysis was carried out based on a mixed categorization system supported by qualitative data analysis software The approach from the point of view of “regulation” as interpretative support model enables to highlight interviewees’ perceptions of informatics platforms as an instrument of mediation-regulation in the role and action of the state in its interaction/relation processes with schools/school clusters as well as their implications for the director's action. Respondents perceive informatics platforms as tools for modernization and management support, but also as instruments of bureaucracy and control. IT platforms are seen as a means of mediation-regulation with a key role in modernization and supervision of schools organizations by the state. The post-bureaucratic regulation of the director’s action made by informatics platforms leads to a “double constraint” since directors perform not only conflicting tasks, but also a multitude of roles, which combined emphasize their “micro political dimension” as mediators between the state and the school. This thesis highlights the role of IT platforms as a regulation facilitator, both on a national level when performed by the state, and on a local level when performed by school management organs, namely the director.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPires, CarlosRCIPLCatalão, Ana Paula Padrão Xavier2020-01-08T15:00:23Z2019-10-232019-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10956TID:202311945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:18.352610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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