Transição para a parentalidade: o papel do Enfermeiro de Família na vivência deste processo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11831 |
Resumo: | Enquadramento: O Presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar, emergindo como um documento que expressa o percurso de aquisição de competências especializadas. No decorrer do estágio foi realizado um estudo sobre a Transição para a Parentalidade. A parentalidade é um processo bastante complexo que consiste num conjunto de ações levadas a cabo pelos pais junto dos filhos de forma a promover o seu desenvolvimento físico, psicológico e emocional pleno, mobilizando tanto recursos internos à família, como recursos externos. A complexidade deste processo aumenta quando se está perante o primeiro filho, onde tudo é novidade. Os enfermeiros de saúde familiar assumem aqui uma importância acrescida. Objetivos: Compreender a vivência do processo transição para a parentalidade e a perceção dos pais acerca do papel do enfermeiro de família neste processo. Métodos: O presente estudo é do tipo fenomenológico, descritivo, transversal de abordagem qualitativa, com uma amostra de sete pais. Na recolha de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada aplicada aos pais. Os dados obtidos nas entrevista foram sujeitos a técnica de análise de conteúdo de Bardin, através da procura de explicação e compreensão do discurso dos participantes. Resultados: A maioria dos entrevistados são mulheres (85,71%) com idades compreendidas entre os 18-34 anos (85,71), tendo como habilitações literárias a licenciatura (71,43%), vivem em união de fato (71,43%) e o tipo de família é nuclear (100%). O conceito de parentalidade que mais emergiu assenta na segurança e educação dos filhos. Os principais fatores facilitadores do processo de transição para a parentalidade identificados foram os fatores familiares, pessoais e associados às intervenções de enfermagem. Os principais fatores inibidores deste processo identificados foram os fatores pessoais e ambientais. De entre as emoções reportadas pelos pais salientamse o medo e a alegria e no que diz respeito aos sentimentos destacam-se a felicidade e o amor. Os pais consideraram o papel do enfermeiro de família como importante, principalmente no que se referem às intervenções de enfermagem relacionadas com a parentalidade, especificamente, relacionadas com a amamentação, cuidados ao recém nascido e a vacinação. Conclusão: Este estágio permitiu o desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. A vivência do processo de transição para a parentalidade revelou ser fundamentalmente uma vivência positiva, que os pais relacionam sobretudo esta vivência com a segurança e educação dos filhos, bem como a saúde e bem-estar. Os pais valorizam muito as intervenções de enfermagem cujo o foco de atenção é a amamentação, cuidados ao recém nascido e a vacinação. A compreensão deste processo é fundamental para que o enfermeiro de família possa melhorar as suas práticas dirigidas a este fenómeno. |
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Objetivos: Compreender a vivência do processo transição para a parentalidade e a perceção dos pais acerca do papel do enfermeiro de família neste processo. Métodos: O presente estudo é do tipo fenomenológico, descritivo, transversal de abordagem qualitativa, com uma amostra de sete pais. Na recolha de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada aplicada aos pais. Os dados obtidos nas entrevista foram sujeitos a técnica de análise de conteúdo de Bardin, através da procura de explicação e compreensão do discurso dos participantes. Resultados: A maioria dos entrevistados são mulheres (85,71%) com idades compreendidas entre os 18-34 anos (85,71), tendo como habilitações literárias a licenciatura (71,43%), vivem em união de fato (71,43%) e o tipo de família é nuclear (100%). O conceito de parentalidade que mais emergiu assenta na segurança e educação dos filhos. Os principais fatores facilitadores do processo de transição para a parentalidade identificados foram os fatores familiares, pessoais e associados às intervenções de enfermagem. Os principais fatores inibidores deste processo identificados foram os fatores pessoais e ambientais. De entre as emoções reportadas pelos pais salientamse o medo e a alegria e no que diz respeito aos sentimentos destacam-se a felicidade e o amor. Os pais consideraram o papel do enfermeiro de família como importante, principalmente no que se referem às intervenções de enfermagem relacionadas com a parentalidade, especificamente, relacionadas com a amamentação, cuidados ao recém nascido e a vacinação. Conclusão: Este estágio permitiu o desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. A vivência do processo de transição para a parentalidade revelou ser fundamentalmente uma vivência positiva, que os pais relacionam sobretudo esta vivência com a segurança e educação dos filhos, bem como a saúde e bem-estar. Os pais valorizam muito as intervenções de enfermagem cujo o foco de atenção é a amamentação, cuidados ao recém nascido e a vacinação. A compreensão deste processo é fundamental para que o enfermeiro de família possa melhorar as suas práticas dirigidas a este fenómeno.Background: This report is part of the Master's in Family Health Nursing, emerging as a document that expresses the path of acquisition of specialized skills. During the internship, a study was carried out on the Transition to Parenthood. Parenting is a very complex process that consists of a s et of actions carried out by parents with their children in order to promote their full physical, psychological and emotional development, mobilizing both internal resources to the family and external resources. The complexity of this process increases when you have your first child, where everything is new. Family health nurses assume an added importance here. Aim: To understand the experience of the transition process to parenthood and the parents' perception of the role of the family nurse in this process. Methods: The present study is of a phenomenological, descriptive, crosssectional qualitative approach, with a sample of seven parents. For data collection, a semi-structured interview applied to parents was used. The data obtained in the interviews were subjected to Bardin's content analysis technique, through the search for explanation and understanding of the participants' discourse. Results. The majority of respondents are women (85.71%) aged between 18- 34 years (85.71), having a degree (71.43%), living in a de facto union (71.43% ) and the family type is nuclear (100%). The most emerging concept of parenting is based on the safety and education of children. The main factors that facilitated the process of transition to parenthood identified were family and personal factors, and factors associated with nursing interventions. The main inhibiting factors of this process identified were personal and environmental factors. Among the emotions reported by parents, fear and joy stand out, and with regard to feelings, happiness and love stand out. Parents considered the role of the family nurse as important, especially with regard to nursing interventions related to parenting, specifically related to breastfeeding, newborn care and vaccination. Conclusion: This internship allowed the development of skills of the Community Nursing Specialist Nurse in the area of Family Health Nursing. The experience of the transition process to parenthood proved to be fundamentally a positive experience, which parents mainly relate this experience to the safety and education of their children, as well as health and well-being. Parents highly value nursing interventions whose focus is on breastfeeding, newborn care and vaccination. Understanding this process is essential for family nurses to improve their practices aimed at this phenomenon.2023-10-24T10:09:42Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11831porMonteiro, Cátia Isabel Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:17.783589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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