A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sílvia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fraga, Nuno Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3487
Resumo: Os estudos produzidos nos níveis nacional e internacional no âmbito da investigação científica da Liderança e da sua relação com a Ética, entendida esta como a fundamentação teórica da Moral, apontam, na sua generalidade, para a emergência da necessidade do reforço do seu envolvimento na (re)contribuição da sustentabilidade do desempenho eficaz das organizações educativas. Na senda dos problemas que afectam as organizações educativas, designadamente aqueles que elegem as pessoas como objecto central e em que se coloca(m) em discussão e em causa as formas de actuação e a sua relação com os resultados produzidos, assiste-se também ao surgimento de vários contributos científicos da História, da Sociologia e da Filosofia que, confinadas aos seus campos de investigação, reconhecem a necessidade de uma reflexão mais holística e, consequentemente, de um envolvimento interdisciplinar efectivo na (des)construção e no (re)desenho da(s) liderança(s) em acção. Assumimos o princípio da gestão estratégica das organizações aplicado à escola, em particular, como recurso necessário à transformação, mudança e inovação do espaço educativo. Em síntese, pretende-se que esta reflexão possa participar do aprofundamento do conhecimento nos domínios associados às problemáticas que o justificam, tendo como pano de fundo a inteligência moral, enquanto espaço de eficácia sustentável das lideranças escolares.
id RCAP_972285bf78d7062cd5db287217a013af
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégicaInteligência moralLiderança(s)Projecto educativoGestão estratégica.Faculdade de Ciências SociaisOs estudos produzidos nos níveis nacional e internacional no âmbito da investigação científica da Liderança e da sua relação com a Ética, entendida esta como a fundamentação teórica da Moral, apontam, na sua generalidade, para a emergência da necessidade do reforço do seu envolvimento na (re)contribuição da sustentabilidade do desempenho eficaz das organizações educativas. Na senda dos problemas que afectam as organizações educativas, designadamente aqueles que elegem as pessoas como objecto central e em que se coloca(m) em discussão e em causa as formas de actuação e a sua relação com os resultados produzidos, assiste-se também ao surgimento de vários contributos científicos da História, da Sociologia e da Filosofia que, confinadas aos seus campos de investigação, reconhecem a necessidade de uma reflexão mais holística e, consequentemente, de um envolvimento interdisciplinar efectivo na (des)construção e no (re)desenho da(s) liderança(s) em acção. Assumimos o princípio da gestão estratégica das organizações aplicado à escola, em particular, como recurso necessário à transformação, mudança e inovação do espaço educativo. Em síntese, pretende-se que esta reflexão possa participar do aprofundamento do conhecimento nos domínios associados às problemáticas que o justificam, tendo como pano de fundo a inteligência moral, enquanto espaço de eficácia sustentável das lideranças escolares.Revista Iberoamericana de EducaciónDigitUMaCarvalho, SílviaFraga, Nuno Silva2021-06-22T14:28:13Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3487porCarvalho, S., & Fraga, N. S. (2011). A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica. Revista Iberoamericana de Educación, 55(1), 159-172.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:27Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:40.753458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica
title A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica
spellingShingle A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica
Carvalho, Sílvia
Inteligência moral
Liderança(s)
Projecto educativo
Gestão estratégica
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica
title_full A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica
title_fullStr A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica
title_full_unstemmed A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica
title_sort A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica
author Carvalho, Sílvia
author_facet Carvalho, Sílvia
Fraga, Nuno Silva
author_role author
author2 Fraga, Nuno Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sílvia
Fraga, Nuno Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência moral
Liderança(s)
Projecto educativo
Gestão estratégica
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Inteligência moral
Liderança(s)
Projecto educativo
Gestão estratégica
.
Faculdade de Ciências Sociais
description Os estudos produzidos nos níveis nacional e internacional no âmbito da investigação científica da Liderança e da sua relação com a Ética, entendida esta como a fundamentação teórica da Moral, apontam, na sua generalidade, para a emergência da necessidade do reforço do seu envolvimento na (re)contribuição da sustentabilidade do desempenho eficaz das organizações educativas. Na senda dos problemas que afectam as organizações educativas, designadamente aqueles que elegem as pessoas como objecto central e em que se coloca(m) em discussão e em causa as formas de actuação e a sua relação com os resultados produzidos, assiste-se também ao surgimento de vários contributos científicos da História, da Sociologia e da Filosofia que, confinadas aos seus campos de investigação, reconhecem a necessidade de uma reflexão mais holística e, consequentemente, de um envolvimento interdisciplinar efectivo na (des)construção e no (re)desenho da(s) liderança(s) em acção. Assumimos o princípio da gestão estratégica das organizações aplicado à escola, em particular, como recurso necessário à transformação, mudança e inovação do espaço educativo. Em síntese, pretende-se que esta reflexão possa participar do aprofundamento do conhecimento nos domínios associados às problemáticas que o justificam, tendo como pano de fundo a inteligência moral, enquanto espaço de eficácia sustentável das lideranças escolares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2021-06-22T14:28:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3487
url http://hdl.handle.net/10400.13/3487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, S., & Fraga, N. S. (2011). A inteligência moral num processo de (des) construção dos projectos de liderança (s). Entre o pensar e o agir como gestão estratégica. Revista Iberoamericana de Educación, 55(1), 159-172.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Educación
publisher.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129937398988800