A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Michele
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6205
Resumo: Este estudo pretende investigar se, por meio de estratégias educacionais voltadas à compreensão plena de conceitos abstratos é possível aumentar o nível de compreensão da leitura. Enquanto crianças que não apresentam dificuldades relacionadas à compreensão da linguagem são capazes de absorver esses conceitos geralmente de forma implícita, por meio de textos e interações sociais, indivíduos com problema em inferir significado podem melhorar se beneficiar do ensino explícito de conceitos. Esse ensino direto deve ter como objetivo ampliar o repertório lexical dos alunos de forma a capacitá-los a inferir significado e entender de forma profunda os conceitos e suas variadas conotações e possibilidades de uso. Para tanto, deve ser elaborado com base em estratégias que auxiliem o desenvolvimento da consciência metalinguística e habilidades que de forma interdependentes possibilitem a compreensão leitora. Sendo assim, pretendeu-se comprovar que teorias baseadas em como a mente cria significado podem facilitar o desenvolvimento da linguagem, a partir do uso de associações metafóricas como ferramenta do ensino explícito de vocabulário abstrato. A partir de avaliações realizadas após um trabalho de intervenção focada no ensino de vocabulário e voltada a alunos que apresentaram baixo desempenho em testes de compreensão de texto, foi possível constatar uma significativa melhora na capacidade de compreensão leitora.
id RCAP_9726cc2f32cfd5d4bbabeab902282dae
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagemEnsino de vocabulárioCompreensão leitoraCompreensão da linguagemEstratégias de ensinoVocabulary instructionReading comprehensionLanguage comprehensionStrategies of comprehension instructionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo pretende investigar se, por meio de estratégias educacionais voltadas à compreensão plena de conceitos abstratos é possível aumentar o nível de compreensão da leitura. Enquanto crianças que não apresentam dificuldades relacionadas à compreensão da linguagem são capazes de absorver esses conceitos geralmente de forma implícita, por meio de textos e interações sociais, indivíduos com problema em inferir significado podem melhorar se beneficiar do ensino explícito de conceitos. Esse ensino direto deve ter como objetivo ampliar o repertório lexical dos alunos de forma a capacitá-los a inferir significado e entender de forma profunda os conceitos e suas variadas conotações e possibilidades de uso. Para tanto, deve ser elaborado com base em estratégias que auxiliem o desenvolvimento da consciência metalinguística e habilidades que de forma interdependentes possibilitem a compreensão leitora. Sendo assim, pretendeu-se comprovar que teorias baseadas em como a mente cria significado podem facilitar o desenvolvimento da linguagem, a partir do uso de associações metafóricas como ferramenta do ensino explícito de vocabulário abstrato. A partir de avaliações realizadas após um trabalho de intervenção focada no ensino de vocabulário e voltada a alunos que apresentaram baixo desempenho em testes de compreensão de texto, foi possível constatar uma significativa melhora na capacidade de compreensão leitora.The present study aims to investigate if it is possible, through educational strategies focused on deep understanding of abstract concepts, to achieve gains in reading comprehension. Whereas kids who don’t have apparent difficulties related to language comprehension are able to absorb these concepts in an implicit way, through written material as well as social interactions, those who present problems inferring meaning might benefit from explicit vocabulary instruction. This direct instruction must have as a goal to expand lexical repertoire of students in order to make it possible for them to infer meaning and also to deeply understand the concepts and their various connotations and uses in different contexts. This requires the building of an approach for intervention or classroom activity that is based on strategies that encourage the development of metalinguistic awareness and skills that are interdependently necessary on the reading comprehension process. Therefore, this study intends to verify the efficiency of neuroscience-based strategies for language development. Created according to theories on how the brain constructs meaning, these strategies make use of metaphors for the explicit instruction of abstract concepts. Assessments were applied on a group of students previously identified as poor comprehends after a four-week intervention program that focused on vocabulary instruction. The results indicate that it is possible to achieve a significant improvement in reading comprehension though this approach.Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMüller, Michele2017-10-11T16:49:19Z2017-07-13T00:00:00Z2017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:36Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:06.254226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem
title A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem
spellingShingle A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem
Müller, Michele
Ensino de vocabulário
Compreensão leitora
Compreensão da linguagem
Estratégias de ensino
Vocabulary instruction
Reading comprehension
Language comprehension
Strategies of comprehension instruction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem
title_full A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem
title_fullStr A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem
title_full_unstemmed A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem
title_sort A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem
author Müller, Michele
author_facet Müller, Michele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saavedra, Luísa
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de vocabulário
Compreensão leitora
Compreensão da linguagem
Estratégias de ensino
Vocabulary instruction
Reading comprehension
Language comprehension
Strategies of comprehension instruction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de vocabulário
Compreensão leitora
Compreensão da linguagem
Estratégias de ensino
Vocabulary instruction
Reading comprehension
Language comprehension
Strategies of comprehension instruction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo pretende investigar se, por meio de estratégias educacionais voltadas à compreensão plena de conceitos abstratos é possível aumentar o nível de compreensão da leitura. Enquanto crianças que não apresentam dificuldades relacionadas à compreensão da linguagem são capazes de absorver esses conceitos geralmente de forma implícita, por meio de textos e interações sociais, indivíduos com problema em inferir significado podem melhorar se beneficiar do ensino explícito de conceitos. Esse ensino direto deve ter como objetivo ampliar o repertório lexical dos alunos de forma a capacitá-los a inferir significado e entender de forma profunda os conceitos e suas variadas conotações e possibilidades de uso. Para tanto, deve ser elaborado com base em estratégias que auxiliem o desenvolvimento da consciência metalinguística e habilidades que de forma interdependentes possibilitem a compreensão leitora. Sendo assim, pretendeu-se comprovar que teorias baseadas em como a mente cria significado podem facilitar o desenvolvimento da linguagem, a partir do uso de associações metafóricas como ferramenta do ensino explícito de vocabulário abstrato. A partir de avaliações realizadas após um trabalho de intervenção focada no ensino de vocabulário e voltada a alunos que apresentaram baixo desempenho em testes de compreensão de texto, foi possível constatar uma significativa melhora na capacidade de compreensão leitora.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-11T16:49:19Z
2017-07-13T00:00:00Z
2017-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6205
url http://hdl.handle.net/10284/6205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130297892077568