Metodologia de projecto de um semirreboque com estrado extensível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/120732 |
Resumo: | Com este trabalho pretende-se, com recurso ao Solidworks e ao Ansys na sua vertente Workbench, definir uma metodologia de projecto de um semirrebo que com estrado extensível. Este tipo de semirreboque apresenta as vantagens de poder circular em con dições normais de trânsito, quando recolhido, e de poder transportar peças de grande dimensão, quando estendido, embora nesse caso só possa circular como transporte especial. O vão do semirreboque estendido está limitado pela flecha máxima resul tante do carregamento. Uma forma de a reduzir consiste em aumentar a espes sura das chapas aplicadas na construção, o que tem como inconveniente o au mentar do peso da estrutura. Outra forma de reduzir a flecha resultante consiste em projectar o semirreboque de modo que, quando descarregado, apresente uma contra-flecha, isto é uma flecha em sentido contrário à produzida pelo carrega mento. Nesta dissertação explica-se qual é o processo de optimização da espessura das vigas, e do valor da contra-flecha, de forma a obter um veículo que tenha um comprimento máximo superior aos actualmente fabricados no mercado nacional. A metodologia empregue recorre à técnica das superfícies de resposta para esti mar a espessura das chapas e o valor da contra-flecha mais adequadas para o comprimento total pretendido. Espera-se com este trabalho fornecer informação que possa contribuir para melhorar a competitividade da indústria nacional. |
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