Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Olga Maria Morais
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6843
Resumo: A prática profissional realizada em contexto torna-se um caminho fundamental, uma vez que nos proporcionou a oportunidade de colocar em prática uma sucessão de actividades enriquecedoras com o intuito de fomentarmos a aprendizagem das crianças. Percebemos, neste trajecto, a importância da procura constante de conhecimentos e estratégias que nos permitissem uma construção mais sustentada do conhecimento. O trabalho que se apresenta direcciona-se no sentido do Desenvolvimento da Consciência Fonológica, e sustenta-se no trabalho realizado com crianças do 1.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Todas as actividades desenvolvidas no âmbito deste relatório tiveram em vista a promoção pessoal e criativa das crianças, pretendendo-se também motivar o gosto pela leitura e estimular o prazer pela escrita. A escolha recaiu sobre este tema porque constatámos existir uma evidente dificuldade na generalidade das crianças em compreender os sons da fala e os símbolos da escrita, bem como fazer a correcta associação som/letra e a sua articulação na palavra. A metodologia adoptada foi a investigação-acção, portanto, dentro de uma abordagem qualitativa. Como método de recolha de dados baseamo-nos na observação participante, em notas de campo e na aplicação de provas de nomeação e baterias de provas fonológicas. Na fase inicial realizámos um pré-teste - Teste de Avaliação da Fonologia Infantil (Lima, 2008) – como forma de avaliar os conhecimentos das crianças. Seguidamente, num segundo momento, desenvolveram-se actividades práticas com a intenção de estimular e desenvolver a consciência fonológica, tendo sido utilizada a Bateria de Provas Fonológicas (Silva, 2002). Por último, realizámos um pós-teste, utilizando uma ficha de verificação que nos permitiu aferir os conhecimentos que as crianças adquiriram ao longo das sessões, ao nível da consciência da palavra, da sílaba e da fonética. Os principais resultados obtidos no estudo foram ao encontro das nossas expectativas, visto que as crianças conseguiram superar as suas dificuldades. Percebemos, também, que a consciência fonológica contribui para o êxito na aprendizagem da leitura e da escrita. The practice held in the context becomes a fundamental way, since that gives us the opportunity to put into practice a series of enriching activities in order to promote children's learning. We realize, this route, the importance of the constant search for knowledge and strategies that allow us to build a more sustainable knowledge. This work directs itself towards the development of phonological awareness, and sustains the work done with children from 1 Year of the 1st cycle of basic education. All activities within this report have in order to promote personal and creative children, intending also to encourage a taste for reading and encourage the joy of writing. The choice fell on this topic because we realized there is an obvious difficulty in most of the children to understand speech sounds and written symbols, and make the correct combination sound / letter in the word and its articulation. The methodology used was action research, therefore, within a qualitative approach. As a method of data collection we rely on participant observation, field notes and the application of evidence naming and phonological evidence batteries. In the initial phase we conducted a pre-test - Test for Assessment of Child Phonology (Lima, 2008) - as a way to assess the knowledge of children. Then, secondly, practical activities developed with the intention of encouraging and developing phonological awareness, having been used Battery Phonological Evidence (Smith, 2002). Finally, we conducted a post-test, using a check sheet that allowed us to measure the knowledge that children have acquired throughout the sessions, the level of consciousness of the word, syllable and phonetic. The main results obtained in this study were to meet our expectations, since the children were able to overcome their difficulties. We also found that phonological awareness contributes to success in learning to read and write.
id RCAP_9734a1b8eb1ebde88c3081a95eca5c81
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6843
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoA prática profissional realizada em contexto torna-se um caminho fundamental, uma vez que nos proporcionou a oportunidade de colocar em prática uma sucessão de actividades enriquecedoras com o intuito de fomentarmos a aprendizagem das crianças. Percebemos, neste trajecto, a importância da procura constante de conhecimentos e estratégias que nos permitissem uma construção mais sustentada do conhecimento. O trabalho que se apresenta direcciona-se no sentido do Desenvolvimento da Consciência Fonológica, e sustenta-se no trabalho realizado com crianças do 1.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Todas as actividades desenvolvidas no âmbito deste relatório tiveram em vista a promoção pessoal e criativa das crianças, pretendendo-se também motivar o gosto pela leitura e estimular o prazer pela escrita. A escolha recaiu sobre este tema porque constatámos existir uma evidente dificuldade na generalidade das crianças em compreender os sons da fala e os símbolos da escrita, bem como fazer a correcta associação som/letra e a sua articulação na palavra. A metodologia adoptada foi a investigação-acção, portanto, dentro de uma abordagem qualitativa. Como método de recolha de dados baseamo-nos na observação participante, em notas de campo e na aplicação de provas de nomeação e baterias de provas fonológicas. Na fase inicial realizámos um pré-teste - Teste de Avaliação da Fonologia Infantil (Lima, 2008) – como forma de avaliar os conhecimentos das crianças. Seguidamente, num segundo momento, desenvolveram-se actividades práticas com a intenção de estimular e desenvolver a consciência fonológica, tendo sido utilizada a Bateria de Provas Fonológicas (Silva, 2002). Por último, realizámos um pós-teste, utilizando uma ficha de verificação que nos permitiu aferir os conhecimentos que as crianças adquiriram ao longo das sessões, ao nível da consciência da palavra, da sílaba e da fonética. Os principais resultados obtidos no estudo foram ao encontro das nossas expectativas, visto que as crianças conseguiram superar as suas dificuldades. Percebemos, também, que a consciência fonológica contribui para o êxito na aprendizagem da leitura e da escrita. The practice held in the context becomes a fundamental way, since that gives us the opportunity to put into practice a series of enriching activities in order to promote children's learning. We realize, this route, the importance of the constant search for knowledge and strategies that allow us to build a more sustainable knowledge. This work directs itself towards the development of phonological awareness, and sustains the work done with children from 1 Year of the 1st cycle of basic education. All activities within this report have in order to promote personal and creative children, intending also to encourage a taste for reading and encourage the joy of writing. The choice fell on this topic because we realized there is an obvious difficulty in most of the children to understand speech sounds and written symbols, and make the correct combination sound / letter in the word and its articulation. The methodology used was action research, therefore, within a qualitative approach. As a method of data collection we rely on participant observation, field notes and the application of evidence naming and phonological evidence batteries. In the initial phase we conducted a pre-test - Test for Assessment of Child Phonology (Lima, 2008) - as a way to assess the knowledge of children. Then, secondly, practical activities developed with the intention of encouraging and developing phonological awareness, having been used Battery Phonological Evidence (Smith, 2002). Finally, we conducted a post-test, using a check sheet that allowed us to measure the knowledge that children have acquired throughout the sessions, the level of consciousness of the word, syllable and phonetic. The main results obtained in this study were to meet our expectations, since the children were able to overcome their difficulties. We also found that phonological awareness contributes to success in learning to read and write.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoPereira, Ana MariaBiblioteca Digital do IPBBernardes, Olga Maria Morais2012-05-03T13:10:11Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6843porBernardes, Olga Maria Morais (2011). Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:08Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:47.637819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Bernardes, Olga Maria Morais
title_short Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
author Bernardes, Olga Maria Morais
author_facet Bernardes, Olga Maria Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana Maria
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Olga Maria Morais
description A prática profissional realizada em contexto torna-se um caminho fundamental, uma vez que nos proporcionou a oportunidade de colocar em prática uma sucessão de actividades enriquecedoras com o intuito de fomentarmos a aprendizagem das crianças. Percebemos, neste trajecto, a importância da procura constante de conhecimentos e estratégias que nos permitissem uma construção mais sustentada do conhecimento. O trabalho que se apresenta direcciona-se no sentido do Desenvolvimento da Consciência Fonológica, e sustenta-se no trabalho realizado com crianças do 1.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Todas as actividades desenvolvidas no âmbito deste relatório tiveram em vista a promoção pessoal e criativa das crianças, pretendendo-se também motivar o gosto pela leitura e estimular o prazer pela escrita. A escolha recaiu sobre este tema porque constatámos existir uma evidente dificuldade na generalidade das crianças em compreender os sons da fala e os símbolos da escrita, bem como fazer a correcta associação som/letra e a sua articulação na palavra. A metodologia adoptada foi a investigação-acção, portanto, dentro de uma abordagem qualitativa. Como método de recolha de dados baseamo-nos na observação participante, em notas de campo e na aplicação de provas de nomeação e baterias de provas fonológicas. Na fase inicial realizámos um pré-teste - Teste de Avaliação da Fonologia Infantil (Lima, 2008) – como forma de avaliar os conhecimentos das crianças. Seguidamente, num segundo momento, desenvolveram-se actividades práticas com a intenção de estimular e desenvolver a consciência fonológica, tendo sido utilizada a Bateria de Provas Fonológicas (Silva, 2002). Por último, realizámos um pós-teste, utilizando uma ficha de verificação que nos permitiu aferir os conhecimentos que as crianças adquiriram ao longo das sessões, ao nível da consciência da palavra, da sílaba e da fonética. Os principais resultados obtidos no estudo foram ao encontro das nossas expectativas, visto que as crianças conseguiram superar as suas dificuldades. Percebemos, também, que a consciência fonológica contribui para o êxito na aprendizagem da leitura e da escrita. The practice held in the context becomes a fundamental way, since that gives us the opportunity to put into practice a series of enriching activities in order to promote children's learning. We realize, this route, the importance of the constant search for knowledge and strategies that allow us to build a more sustainable knowledge. This work directs itself towards the development of phonological awareness, and sustains the work done with children from 1 Year of the 1st cycle of basic education. All activities within this report have in order to promote personal and creative children, intending also to encourage a taste for reading and encourage the joy of writing. The choice fell on this topic because we realized there is an obvious difficulty in most of the children to understand speech sounds and written symbols, and make the correct combination sound / letter in the word and its articulation. The methodology used was action research, therefore, within a qualitative approach. As a method of data collection we rely on participant observation, field notes and the application of evidence naming and phonological evidence batteries. In the initial phase we conducted a pre-test - Test for Assessment of Child Phonology (Lima, 2008) - as a way to assess the knowledge of children. Then, secondly, practical activities developed with the intention of encouraging and developing phonological awareness, having been used Battery Phonological Evidence (Smith, 2002). Finally, we conducted a post-test, using a check sheet that allowed us to measure the knowledge that children have acquired throughout the sessions, the level of consciousness of the word, syllable and phonetic. The main results obtained in this study were to meet our expectations, since the children were able to overcome their difficulties. We also found that phonological awareness contributes to success in learning to read and write.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-03T13:10:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6843
url http://hdl.handle.net/10198/6843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bernardes, Olga Maria Morais (2011). Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135208417525760