Estudo de desenvolvimento de uma plataforma omnicanal de suporte a cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, João António Moreira Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21721
Resumo: A evolução da tecnologia e a digitalização possibilitou a disponibilização de novos canais, mudando a experiência que os clientes têm no contato com os prestadores de serviços. A pesquisa mostra que esses canais não devem apenas existir, mas também ser integrados para proporcionar uma experiência coerente para o cliente. Transitar de uma perspetiva multicanal para uma perspetiva ominicanal implica que cada interação se torne uma extensão perfeita da sua interação anterior, permitindo que a jornada de cada cliente continue de onde parou. A experiência de cliente no contato com o prestador de serviços cada vez mais é um ponto de diferenciação entre empresas que prestam serviços a clientes. O objetivo deste projeto foi a implementação do contexto omnicanal na organização e melhoria do suporte ao cliente. O caminho proposto foi o estudo do desenvolvimento e implementação de uma plataforma online, omnicanal de suporte ao cliente, de modo a agrupar os canais num só ponto e continuar o plano de digitalização dos processos da unidade. Para além de ser fundamental na transição de multicanal para omnicanal esta plataforma, também pretende melhorar o suporte ao cliente durante a prestação de serviços. Durante a primeira fase desta pesquisa foram realizadas várias entrevistas, questionários e reuniões internas com os departamentos de gestão de projeto, comercial e de tecnologia de informação para identificação dos problemas atuais da estrutura no contato ao cliente e na definição da estratégia de digitalização da organização. Concluiu-se que a forma de melhorar a experiência do cliente no contato com a unidade, assim como também tornar a unidade mais focada no cliente, foi a criação de uma plataforma online omnicanal. Seguidamente, foram realizados entrevistas e questionários aos clientes de modo a entender a perspetiva do cliente relativamente à sua experiência no contato com a unidade durante a prestação de serviços, suportar a criação da plataforma e definir as funcionalidades que consideram mais importantes e vantajosas. Os seus resultados forneceram a informação necessária para projetar a plataforma de modo a adaptar-se às necessidades dos clientes e a integrar-se na estrutura de processos da unidade. Isto permitiu definir requisitos, funcionais e não funcionais que a plataforma deverá incluir de modo a satisfazer o seu intuito. Os passos apresentados no método de multinível service design foram seguidos para projetar como a plataforma se deve integrar na estrutura organizativa da unidade e com outros sistemas informáticos existentes. Por último, foi apresentado um plano de como a plataforma deverá ser desenvolvida e implementada e a estratégia de lançamento necessária para assegurar o seu sucesso na sua adoção, quer por parte dos clientes, quer internamente, por parte dos colaboradores da Efacec que vão operar a plataforma. Também foi realizada a análise de mercado dos potenciais softwares que poderão criar a plataforma indicada, onde foi realizado uma matriz de comparação de software.
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A experiência de cliente no contato com o prestador de serviços cada vez mais é um ponto de diferenciação entre empresas que prestam serviços a clientes. O objetivo deste projeto foi a implementação do contexto omnicanal na organização e melhoria do suporte ao cliente. O caminho proposto foi o estudo do desenvolvimento e implementação de uma plataforma online, omnicanal de suporte ao cliente, de modo a agrupar os canais num só ponto e continuar o plano de digitalização dos processos da unidade. Para além de ser fundamental na transição de multicanal para omnicanal esta plataforma, também pretende melhorar o suporte ao cliente durante a prestação de serviços. Durante a primeira fase desta pesquisa foram realizadas várias entrevistas, questionários e reuniões internas com os departamentos de gestão de projeto, comercial e de tecnologia de informação para identificação dos problemas atuais da estrutura no contato ao cliente e na definição da estratégia de digitalização da organização. Concluiu-se que a forma de melhorar a experiência do cliente no contato com a unidade, assim como também tornar a unidade mais focada no cliente, foi a criação de uma plataforma online omnicanal. Seguidamente, foram realizados entrevistas e questionários aos clientes de modo a entender a perspetiva do cliente relativamente à sua experiência no contato com a unidade durante a prestação de serviços, suportar a criação da plataforma e definir as funcionalidades que consideram mais importantes e vantajosas. Os seus resultados forneceram a informação necessária para projetar a plataforma de modo a adaptar-se às necessidades dos clientes e a integrar-se na estrutura de processos da unidade. Isto permitiu definir requisitos, funcionais e não funcionais que a plataforma deverá incluir de modo a satisfazer o seu intuito. Os passos apresentados no método de multinível service design foram seguidos para projetar como a plataforma se deve integrar na estrutura organizativa da unidade e com outros sistemas informáticos existentes. Por último, foi apresentado um plano de como a plataforma deverá ser desenvolvida e implementada e a estratégia de lançamento necessária para assegurar o seu sucesso na sua adoção, quer por parte dos clientes, quer internamente, por parte dos colaboradores da Efacec que vão operar a plataforma. Também foi realizada a análise de mercado dos potenciais softwares que poderão criar a plataforma indicada, onde foi realizado uma matriz de comparação de software.The evolution of technology and digitalization made it possible to make new channels available, changing the experience that customers have in contact with service providers. Research shows that these channels must not only exist but must also be integrated to provide a consistent customer experience. Moving from a multichannel perspective to an omnichannel perspective means that each interaction becomes a seamless extension of your previous interaction, allowing each customer's journey to continue where it left off. The customer experience in contact with the service provider is increasingly a point of differentiation between companies that provide services to customers. The objective of this project was the implementation of the omnichannel context in the organization and improvement of customer support. The proposed path supported in this project was the study of the development and implementation of an omnichannel customer support platform, to group the channels in a single point and the digitalization of services. In addition to being fundamental in the transition from multichannel to omnichannel this platform, it also intends to improve customer support during the provision of services. During the first phase of this research, several interviews, questionnaires, and internal meetings were carried out with the project management, commercial and information technology departments to identify current problems in the structure in customer contact and in the definition of the organization's digitization strategy. It was concluded that the way to improve the customer experience in contact with the unit, as well as making the unit more customer-focused, was to create an omnichannel online platform. Afterwards, interviews and questionnaires were carried out with customers to understand the customer's perspective regarding their experience in contact with the unit during the provision of services, support the creation of the platform and define the features they consider most important and advantageous. Its results provided the information needed to design the platform to adapt to customer needs and integrate into the unit's process structure. This made it possible to define functional and non-functional requirements that the platform should include to satisfy its purpose. The steps presented in the multilevel service design method were followed to design how the platform should integrate into the organizational structure of the unit and with other existing IT systems. Finally, a plan was presented on how the platform should be developed and implemented and the launch strategy necessary to ensure its successful adoption, both by customers and internally, by Efacec employees who will operate the platform. A market analysis of the potential software that could create the indicated platform was also carried out, where a software comparison matrix was carried out.Azevedo, Filipe Miguel Tavares deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarata, João António Moreira Matos2023-01-20T11:50:54Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21721TID:203112989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:46.291084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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